Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul : quarta-feira, 29 de setembro de 2021
Torcidas voltarão aos estádios de Porto Alegre
Torcidas voltarão aos estádios de Porto Alegre após quase 20 meses de arquibancadas esvaziadas pela Covid-19. Passados 570 dias, os estádios de Porto Alegre voltarão a receber torcedores em suas arquibancadas. O retorno foi confirmado após uma reunião entre quase todos os clubes da Série A ontem. Dessa forma, a partida entre Grêmio e Sport, que ocorre no domingo pela 23ª rodada do Brasileirão, será a primeira com torcedores na Capital desde o então inédito Gre-Nal da Libertadores, em março do ano passado. Critérios sobre quem poderá comprar os ingressos e necessidade ou não de teste de antígeno ainda serão detalhados.
A volta já estava autorizada no Rio Grande do Sul e em jogos da Série B do Brasileirão. Faltava o acerto entre as equipes que integram a elite do futebol brasileiro, o que ocorreu ontem. Atualmente, o Governo do Estado autoriza até 2,5 mil torcedores nas partidas – o que é um público pífio para locais como a Arena do Grêmio e o Beira-Rio. No entanto, esse limite pode ser ampliado, conforme for a decisão do gabinete de crise do Piratini, que se reúne hoje.
O cenário de volta dos torcedores aos estádios é bastante diferente ao momento de quando a presença foi vetada. Na primeira quinzena de março de 2020, época ainda de muitas incertezas com relação ao contágio, o Rio Grande do Sul contava casos de Covid-19 ainda às dezenas e sequer havia registrado mortes pela doença. Hoje já são ao menos 34.795 óbitos relacionados ao coronavírus no RS, dos quase 5.610 na Capital.
Agora, com a pandemia aparentando estar mais controlada e quem sabe até próxima do fim, os torcedores voltarão aos estádios em um momento em que praticamente três em cada quatro residentes do Rio Grande do Sul já tomaram a primeira dose e quase metade da população está com o esquema vacinal completo. Na comparação com outros locais do mundo, foi uma espera mais longa, mas também tende a ser um retorno mais seguro, baseando-se no índice de imunização já alcançado.
Feira do Livro de Canoas 2021
A Feira do Livro de Canoas 2021 acontece de 1 a 12 de outubro, em formato híbrido, com o tema 26 Letras, Infinitas Conexões. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura da cidade, o evento tem a escritora Lilian Rocha como primeira patrona negra, curadoria de Luciano Alabarse e, como homenageados, os psicanalistas Diana Corso e Mário Corso. As mais de 80 atividades da feira reúnem nomes como Alexandra Lucas Coelho, Claudia Tajes, Daniel Galera, Eucanaã Ferraz, Heloisa Buarque de Hollanda, Jeferson Tenório, José Falero, Paula Teitelbaum, Paulo Scott e Toninho Vaz.
Piratini muda o tom e descarta apoio a projeto da Mina Guaíba
Antes uma política do governo estadual, a exploração do carvão no RS passou a ser rechaçada pelo Piratini, conforme o jornal Zero Hora. A mudança de tom de Eduardo Leite (PSDB) ficou mais evidente a partir de uma entrevista que o governador deu ao Flow Podcast. Ao falar sobre o tema, ele destacou a necessidade de redução da emissão de poluentes e mencionou a “descarbonização a partir de mudança de matriz energética”. A Mina Guaíba, que ficaria na região Metropolitana, seria o maior ponto de extração do mineral a céu aberto no Brasil. Mas não deverá sair do papel, conforme Leite. “É importante dizer que está arquivado este processo”, disse. A assessoria do Executivo, procurada por GZH, afirmou que a declaração do governador tem relação com um pedido dos empreendedores do complexo, em função de ações judiciais e polêmicas ambientais. Para os responsáveis pela mineradora Copelmi, que tocaria o projeto, a medida não é definitiva.
Porto Alegre aumenta público da terceira dose
Aproximando-se da marca de 2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas, Porto Alegre amplia a campanha. Na quarta, idosos com mais de 60 anos, com esquema vacinal completo há pelo menos seis meses e que tenham dificuldades de locomoção, receberão uma nova injeção. Até então, apenas as pessoas com mais de 70 anos estavam aptas a solicitar a nova dose. Já os profissionais de saúde que, igualmente, já tenham completado o ciclo vacinal há pelo menos seis meses receberão o reforço a partir de amanhã, em seus locais de trabalho. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, esta terceira dose será da Pfizer. A Prefeitura informou que aguarda a chegada de nova remessa de vacinas para iniciar a administração do reforço em idosos com 60 anos ou mais, conforme recomendou o Ministério.
Pesquisa mostra maior procura por médicos apesar de redução de mamografias
A poucos dias do Outubro Rosa, um levantamento feito a pedido da Pfizer em Porto Alegre e em outras cinco regiões metropolitanas entrevistou 1,4 mil mulheres a partir de 20 anos e mostrou que 47% delas deixaram de frequentar o ginecologista ou o mastologista em função da pandemia. A pesquisa indicou ainda que 42% mantiveram a mesma frequência de consultas a médicos. No que diz respeito ao tratamento do câncer de mama, a estimativa é de que houve uma redução de 50% nas mamografias, 39% das biópsias e 16% nas cirurgias eletivas no Brasil. Ao serem consultadas sobre o diagnóstico precoce, 42% das entrevistadas disseram que precisam ter atenção ao surgimento de nódulos, encontrados através do autoexame. A fundadora e presidente do Oncoguia, Luciana Holtz, afirmou que os índices são bons e evidenciam que as mulheres estão mais atentas em relação ao câncer de mama.
Bento sedia encontro de dirigentes sindicais do país
‘Unidos para colher soluções’. Com este tema, a Comissão Organizadora do 36º Congresso Nacional de Dirigentes Sindicais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (36º CNSE) coloca em ação de até sexta-feira, 1º de outubro, uma ampla programação com reuniões de trabalho, talk show, painel, palestras, comissões temáticas e oficina, contemplando diversos temas que fazem parte da pauta diária do setor. Esta é a primeira vez que Bento Gonçalves é sede do Congresso itinerante. Do total de participantes, 58,65% são homens e 41,35% são mulheres. O evento reúne 212 sindicatos de 26 estados, além do DF.
Flash News Rio Grande do Sul
O senador Tasso Jereissati desistiu de participar das prévias do PSDB para a presidência e manifestou apoio a Eduardo Leite. A disputa ainda tem nomes de João Doria e Arthur Virgilio Neto.
Oito permissionários do Mercado Público devem 1 milhão de reais à prefeitura de Porto Alegre. Em alguns casos, os atrasos são superiores a 12 meses.
O Moov, hotel português erguido no terreno do antigo Cine Astor, tem abertura marcada para outubro. O local conta com 156 quartos distribuídos em 10 andares.
Grupos de torcedores do Inter irão debater o projeto das duas torres ao lado do Beira-Rio. A ideia é abrir um diálogo com os vereadores sobre o tema.
As constantes aglomerações no bairro Moinhos de Vento viraram motivo de preocupação para a Prefeitura. Uma força-tarefa debateu a limitação de horários e regramento de casas noturnas da região.
Cinco cidades do RS registraram mortandade de abelhas. A quantidade de insetos perdidos pode chegar a 10 milhões, conforme a Câmara Setorial de Apicultura.
A Defensoria Pública do RS abriu processo seletivo para preencher dez vagas para o cargo de defensor público. A remuneração inicial parte de 22 mil reais.
Informe produzido por Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61, assessorias de imprensa e com intervenções do editor Fábio Juchen.