Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 5 de outubro de 2023

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 5 de outubro de 2023

Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Empresa de Transporte Coletivo Viamão compradora da Carris concentra 17% das queixas, diz Metroplan

O escrutínio a que a Empresa de Transporte Coletivo Viamão tem sido submetida desde a segunda-feira, quando arrematou a Carris em leilão, trouxe à tona informações pouco alvissareiras para o usuário do sistema de ônibus de Porto Alegre. Segundo a Metroplan, a Viamão é alvo de 17% das reclamações contra as empresas que operam o transporte intermunicipal na região metropolitana. Entre abril e setembro, a nova dona da Carris foi alvo de 256 das 1.477 queixas direcionadas a um total de 21 empresas, dois consórcios e três travessias. As principais reclamações dizem respeito a atrasos e à conduta dos funcionários. Nas paradas de ônibus, usuários reclamam também de superlotação, sujeira e falta de climatização nos coletivos. Em um site que recebe reclamações contra empresas, há 27 registros contra a companhia – nenhum deles recebeu resposta. A Viamão se defende dizendo que as queixas são pontuais, que é bem avaliada por 99,99% dos usuários e que vai verificar a ausência de retorno. A empresa comprou a Carris por 109 milhões de reais, mas pode acabar desembolsando apenas 40 milhões.


LEIA MAIS : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada


Adeus Libertadores. Sete anos sem título e próximo da série B

Na quarta-feira (4/10), o Fluminense conseguiu uma virada histórica para cima do Internacional, por 2 a 1, em pleno Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O Inter abriu o placar com Mercado, logo aos 10 minutos do primeiro tempo, porém, na etapa final John Kennedy e Germán Cano comandaram a virada do Fluminense, que saiu com a classificação para a final da CONMEBOL Libertadores. Já o colorado tem GRENAL, em jogo válido pela Série A do Campeonato Brasileiro 2023. O Internacional está próximo a zona de rebaixamento para a Série B.

Placar Semifinais da Copa Libertadores da América 2023 : Fluminense vira e elimina Internacional no Beira Rio


RS é o estado que mais pratica a contestada constelação familiar no SUS

O Rio Grande do Sul virou campeão de atendimentos por constelação familiar, terapia sem embasamento científico incluída no SUS em 2018. Entre 2019 e 2022, unidades de saúde gaúchas ofereceram 2.755 sessões, mais de 10% do total do país (24,2 mil), informa a Agência Pública. A constelação familiar é uma prática que busca resolver problemas por meio de dinâmicas como o psicodrama. Além de não ter comprovação científica, ela é alvo de críticas por estar calcada em concepções patriarcais e heteronormativas de família. De acordo com o Instituto Questão de Ciência, a técnica tem alto potencial de violação de direitos humanos e “apresenta conceitos inaceitáveis sobre temas como incesto e abuso sexual”. Além de ser oferecida como forma de psicoterapia no SUS, a constelação familiar também vem sendo utilizada no judiciário, como forma de resolução de conflitos familiares. O avanço da técnica despertou a preocupação do ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Ele pediu que o Conselho Nacional de Direitos Humanos avalie o uso da constelação no sistema de saúde e no judiciário.


Pacientes esperaram mais de uma hora ao telefone por atendimento do Samu

O descumprimento de horários pelos médicos do serviço de regulação do Samu, localizado em Porto Alegre, teve impacto direto no atendimento a pacientes e pode inclusive ter colaborado para a ocorrência de óbitos. Profissionais de saúde que acionaram o serviço em situações de urgência revelam ter aguardado mais de uma hora ao telefone até finalmente serem atendidos por um médico regulador. A função dos reguladores é avaliar a situação do paciente e tomar providências, como o envio de ambulâncias. Depende deles o atendimento célere em casos emergenciais, mas reportagens publicadas há um mês revelaram que vigorava um sistema de escalas fajutas, no qual os reguladores trabalhavam apenas um fração do que deveriam. Um dos casos em que o sistema falhou envolve uma idosa de Tuparendi que sofreu um infarto. A filha dela, que é médica, acionou o serviço de regulação e só conseguiu falar com um profissional depois de 45 minutos de espera. Uma ambulância foi enviada, mas a idosa morreu antes de obter o cateterismo de que precisava. Naquela noite, havia um único médico regulador em serviço e ele cumpriu apenas um terço da sua jornada de trabalho. O Ministério Público e a Polícia Civil estão investigando o caso.

Cobertura vacinal contra Covid-19 declina, imunizantes podem acabar no lixo e número de de vítimas no país alcança 705.962

Já não é notícia, mas o Brasil teve 243 mortes por Covid-19 na semana passada, o que elevou o total de vítimas no país a 705.962, o equivalente a mais da metade da população de Porto Alegre. Os atuais dados de vacinação, contudo, mostram que essa montanha de cadáveres não produziu o aprendizado esperado. Na semana passada, só 160 pessoas se imunizaram na capital gaúcha. Nos postos da cidade, há oito mil doses de vacinas contra o coronavírus com o prazo de validade vencendo em novembro. As autoridades de saúde temem que parte delas acabe no lixo por causa da desmobilização da população, que, passado o período mais agudo de pandemia, deixou de comparecer aos postos para renovar a proteção. Neste ano, a Secretaria Estadual de Saúde já teve de descartar 4,3 mil doses. Segundo o infectologista Paulo Gewehr, a cobertura vacinal caiu abaixo de 15%. A prefeitura preparou um guia sobre quem deve se vacinar e onde fazê-lo.


Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Giro de Notícias Rio Grande do Sul

  • CPI da Smed: vereadores afirmam que Sebastião Melo cometeu crime de responsabilidade ao não enviar documentos solicitados pela comissão.
  • A Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024 foi aprovada na Câmara de Porto Alegre. A proposta estima que a prefeitura vai arrecadar e gastar 11,45 bilhões de reais, 8,5% mais do que o previsto para 2023.
  • Alegando risco de desabamento, a prefeitura iniciou ontem a demolição de um muro em uma ocupação da Cidade Baixa, gerando revolta dos moradores, que usavam o muro como parede. Vários deles são pessoas LGBTQIAP+.
  • A Corsan decidiu não repor os 1,9 mil funcionários que se demitiram desde que ela foi privatizada. Antes da privatização, eram 5,5 mil trabalhadores. As demissões representam uma baixa de 34,5% no quadro funcional.
  • O projeto de habitação popular Residencial Barcelona, no bairro Humaitá, começa a ser construído no próximo semestre. Serão 254 apartamentos destinados a famílias da zona norte.
  • O pós-enchente em Porto Alegre tem sido de trabalho para as equipes de limpeza: 915 toneladas de entulhos já foram removidas de áreas afetadas pelos alagamentos. Só ontem, foram 166 toneladas.
  • A Pink Run, corrida de rua em alusão ao Outubro Rosa, vai acontecer no dia 29, na orla do Guaíba. São três possibilidades de percurso
  • Cerca de 150 pessoas que perderam parte do rosto já foram contempladas com próteses gratuitas desenvolvidas por professores e estudantes que integram um projeto de odontologia da UFRGS.

Rio Grande do Sul eventos e feiras

Sortimentos Eventos e Feiras – Geronto Fair – A Merkator Feiras e Eventos realiza no dia 10 de outubro de 2023, às 19h, na Fábrica do Futuro ( Rua Câncio Gomes, 609 – Bairro Floresta ), em Porto Alegre / RS, evento de lançamento da Geronto Fair. O evento da Merkator é a oportunidade para os diálogos sobre um setor que cada vez tem mais destaque : o mercado Sênior. A feira chega como um ambiente propício para a geração de negócios.

  • Às 19h, na Cinemateca Paulo Amorim, a Mostra de Cinema Musical Gaúcho exibe o documentário TAO – Caminhos de KIAI Grupo, dirigido por Vinícius Angeli e Vitória Proença
  • A escritora Natalia Borges Polesso lança Foi um Péssimo Dia, às 19h, na Livraria Paralelo 30, e participa de bate-papo com Andrezza Postay e Nanni Rios
  • Nova casa de shows de Porto Alegre, o Grezz dá início às suas atividades com show do trompetista norte-americano Chief Xian Atunde Adjuah, às 20h.