Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 4 de outubro de 2023

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 4 de outubro de 2023

Previsão do tempo: A chuva retorna com força hoje em todo o território gaúcho. Informações do Instituto Nacional de Meteorologia, incluindo um alerta vermelho que abrange grande parte do estado, apontam perigo de 100 mm de chuva e vento de até 100 km/h. Porto Alegre tem temperatura entre 15°C e 22°C.


Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Arrematada por 109 milhões de reais, Carris pode sair por apenas 40 milhões

A Carris tem bens avaliados em 186 milhões de reais, foi vendida por 109 milhões e no final pode sair para o comprador por apenas 40 milhões, abatimento digno de Black Friday. Essa é a curiosa matemática em torno do leilão que a prefeitura de Porto Alegre realizou na segunda-feira para privatizar a companhia.

Imóveis, frota, sistema de bilhetagem e demais bens da Carris foram submetidos a uma avaliação dois anos atrás, resultando em laudo que apontou patrimônio de 185,78 milhões. Na hora de colocá-la em leilão, no entanto, a prefeitura estabeleceu lance mínimo de 109,8 milhões. Até a semana passada, as autoridades municipais previam entre quatro e cinco interessados em apresentar propostas, o que poderia significar um ágio considerável.

Mas veio a segunda-feira e só dois envelopes foram colocados na mesa. Um deles acabou desclassificado, porque a empresa, do interior paulista, apresentou como comprovante de que tinha condições de comprar a Carris um extrato bancário de 600 mil reais. Sobrou a proposta da Empresa de Transporte Coletivo Viamão, que oferecia 100 mil reais acima do valor mínimo e, sem concorrência, saiu vencedora.

Na terça-feira, um dia depois da venda, um detalhe do edital despertou atenções. Veio à tona que o comprador pode acionar uma cláusula por meio da qual a prefeitura é obrigada a ficar com terrenos que estão incluídos no negócio. Como esses terrenos estão avaliados em 69,7 milhões de reais, a Viamão, se assim desejar, pode pegar a Carris por meros 40 milhões. A cláusula foi incluída por sugestão de uma empresa que no final nem apresentou lance.

Com o arremate da Carris, repórteres de GZH aproveitaram para dar um pulo em Viamão e verificar como os usuários locais avaliam os serviços prestados atualmente pela empresa compradora. O resultado desse inquérito não foi dos mais animadores. Passageiros da Viamão reclamaram de problemas como superlotação, descumprimento de horários, ausência de ar-condicionado e falta de limpeza. Em entrevista sobre a venda, porém, o prefeito Sebastião Melo (MDB) disse que a Carris precisava ser passada adiante por ser deficitária e acusou os críticos de terem motivações políticas.

Comparada com a Carris, a Viamão é uma empresa de porte modesto. Ela conta com 290 veículos e transporta 60 mil pessoas por dia. Já a Carris tem cerca de 350 coletivos e carrega 110 mil passageiros-dia. O patrimônio líquido da Viamão é de 60 milhões de reais.

Três copas depois, Severo Dullius tem tráfego liberado

Depois de um breve atraso de 10 anos, a Avenida Severo Dullius foi liberada para o trânsito na manhã de ontem, oferecendo uma ligação direta da BR-116 e do Aeroporto Salgado Filho à Avenida Sertório, na zona norte de Porto Alegre. Mas calma nas celebrações. Ainda falta colocar a sinalização permanente e finalizar as calçadas. A abertura da via de menos de dois quilômetros fazia parte do pacote de obras para preparar a cidade para a Copa – e não estamos falando da Libertadores deste ano, mas da Copa do Mundo de 2014. Como é usual nos projetos públicos da capital, tomamos 7 a 1 em termos de planejamento e execução. Houve problemas de todo o tipo, e a obra chegou a ficar parada por quatro anos. O prefeito Sebastião Melo comemorou o feito e disse que a avenida vai reduzir em 30% o trânsito de veículos na Sertório.

40% das estações que ajudam a prever cheias não funcionam no RS

O governo do Rio Grande do Sul tem uma rede de 175 estações hidrometeorológicas para medir a quantidade de chuva e monitorar o nível dos rios. Tem, mas não mantém. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) reconheceu que, dessas 175 unidades, 70 não estão funcionando. Especialistas afirmam que as estações são importantes para preparar uma resposta eficaz em caso de enchentes, como a que ocorreu há exatamente um mês, causando 50 mortes, a maioria delas no Vale do Taquari. Para piorar a situação, dados da sala de situação da Sema informam que as estações do governo federal também estão fora de operação. A secretária estadual Marjorie Kauffmann minimiza o fato de 40% das estações se encontrarem inoperantes, afirmando ser natural que uma parte da rede esteja com falhas ou precisando de substituição de peças.

Deputados e vereadores discutem leis para conter fraudes nas terceirizações

Estão em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre e na Assembleia Legislativa do RS projetos de lei para coibir fraudes envolvendo a contratação de terceirizados pelo poder público, praga que tem assolado a capital e outros municípios gaúchos. No ano passado, por exemplo, houve um aumento de 75% nas ações trabalhistas envolvendo empresas terceirizadas e governos, conforme dados do Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região. A Matinal revelou na semana passada que três empresários, hoje réus por corrupção ativa, teriam aplicado calotes por 15 anos na Secretaria Municipal de Educação. Os dois projetos em tramitação nas casas legislativas estipulam regras para evitar o desvio de verbas trabalhistas pelas empresas contratadas. A principal proposta é a criação de uma conta-vinculada, onde seriam depositados montantes como décimo-terceiro e férias, que hoje são repassados às terceirizadas, facilitando a ocorrência de desvios.

Bará do Mercado, abrindo caminhos

O “Bará do Mercado” é o terceiro marco visual do Museu de Percurso do Negro e uma das mais relevantes referências negras da cidade, principalmente para as religiões de matriz africana. Localiza-se na encruzilhada central do Mercado Público – onde teria sido assentado pelos escravos em sua construção. Em 2013 foi revalorizado com a implantação de uma mandala em cerâmica e reconhecido pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC) como patrimônio cultural imaterial de Porto Alegre.


Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Giro de Notícias Rio Grande do Sul

  • As obras no Parque Harmonia voltaram a andar. A liminar que suspendia a revitalização foi derrubada e, de acordo com a GAM3 Parks, a infraestrutura deve ser concluída em breve.
  • Falando em obra, os ciclistas da capital estão descontentes com a interdição da ciclovia da Ipiranga. Reportagem do Correio do Povo mostra que os bloqueios atrapalham a rotina de quem utiliza a bicicleta no dia a dia.
  • Oito pessoas receberão títulos de cidadão de Porto Alegre. Entre elas estão o infectologista Ricardo Zimerman, investigado por realizar um estudo irregular com proxalutamida para o tratamento de covid, e Eugênio Amorim, promotor já suspenso pelo MP por ofensas em redes sociais.
  • O governo do estado encaminhou à Assembleia Legislativa a proposta de um novo reajuste do vale-refeição e a antecipação do pagamento do 13° aos servidores públicos.
  • Em Porto Alegre, a prefeitura enviou à Câmara um projeto de lei de contratação temporária de engenheiros e arquitetos para reformas de escolas e construção de novos postos de saúde. Os editais ainda não foram publicados.
  • Em manifestação por melhorias nas condições da categoria, dezenas de policiais civis realizaram ontem uma marcha pelas ruas da capital e depois se reuniram em frente ao Palácio da Polícia.

Rio Grande do Sul eventos e feiras

Sortimentos Eventos e Feiras – Geronto Fair – A Merkator Feiras e Eventos realiza no dia 10 de outubro de 2023, às 19h, na Fábrica do Futuro ( Rua Câncio Gomes, 609 – Bairro Floresta ), em Porto Alegre / RS, evento de lançamento da Geronto Fair.

O evento da Merkator é a oportunidade para os diálogos sobre um setor que cada vez tem mais destaque : o mercado Sênior. A feira chega como um ambiente propício para a geração de negócios.