Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 6 de outubro de 2021, quarta-feira

Sortimento Noticias -Sortimento Política - Sortimento Economia - sortimento-com-br-994754.hostingersite.com

Divas do Cinema inspira Calendário Solidário da Maturidade-RS do Coletivo “Divas da Alegria”

O Palácio Piratini e o Hotel Plaza São Rafael foram as locações selecionadas para o Calendário Solidário da Maturidade-RS do Coletivo “Divas da Alegria”. A criação que retrata homenagem às grandes Divas do Cinema apresenta Carmen Neves como Natalie Portman em “Cisne Negro”; Ilá Casagrande interpretando Marilyn Monroe em “Os Homens Preferem as Loiras”; e, Elvira Marchioretto como Kirsten Dunst em “Maria Antonieta”.

O Calendário Solidário da Maturidade-RS produzido por San Lopez, com coordenação geral de Marilice Carrer, fotos da magnífica Liane Neves e beleza de Andy Rodrigues, terá lançamento no mês de novembro de 2021. Todo o valor arrecadado com a venda dos calendários é revertido para inúmeras ações sociais promovidas pelo Coletivo “Divas da Alegria”. Mais informações com San Lopez Produções : @divasdaalegria e @san.lopez

Sebrae RS abre inscrições para credenciamento de prestadores de serviços

Estão abertas as inscrições para o edital do Sebrae RS destinado ao credenciamento de empresas prestadoras de serviços especializadas em sete áreas distintas e suas subáreas. A empresa credenciada torna-se integrante do cadastro da organização e será contratada de acordo com a demanda e as regras de contratação previstas no Edital de Cadastramento e Credenciamento. Além de uma oportunidade de negócios, o credenciamento representa um diferencial para a empresa que poderá compartilhar sua expertise com os empreendedores.

As empresas credenciadas têm a opção de, posteriormente, aceitar ou não a atividade, de acordo com a disponibilidade de sua agenda. A prestação de serviço aos pequenos negócios acontece com a aplicação da solução Sebrae indicada para o cliente. Para tanto, são fornecidas informações em encontro com o Sebrae sobre a estratégia de aplicação da solução. “É uma oportunidade para que as empresas acessem novos clientes e explorem novos mercados, executando trabalhos com diferentes públicos, setores e segmentos”, afirma a gestora de projetos da Gerência de Desenvolvimento e Curadoria de Produtos do Sebrae RS, Andreia Pereira Keenan.

O edital estabelece o credenciamento para consultoria e instrutoria nas áreas de educação, marketing e vendas, desenvolvimento setorial, políticas públicas, mercado, legislação aplicada aos pequenos negócios, serviços financeiros e contábeis. Os interessados devem acessar o link integra.sebraers.com.br para candidatar-se.

Músicos gaúchos são indicados ao Grammy Latino na categoria de música clássica

No mês de novembro, em Las Vegas (EUA), o mundo vai conhecer os vencedores entre os que se destacaram na indústria fonográfica íbero-americana. Um álbum brasileiro concorre ao Grammy Latino 2021 na categoria música clássica, uma das mais importantes da cena musical internacional. O Cd “Claudio Santoro: a obra integral para violoncelo e piano”, dos gaúchos Hugo Pilger e Ney Fialkow, traz a obra do compositor amazonense de renome internacional. O disco está entre os cinco finalistas, do total de 108 álbuns inscritos nesta categoria.

Em missão na Espanha, Leite projeta a venda da Corsan em fevereiro de 2022

A missão internacional do governo do Rio Grande do Sul, com participação de integrantes da prefeitura de Porto Alegre, apresentou uma novidade sobre privatizações. Em conversas com empresários espanhóis em Madri, o governador Eduardo Leite projetou para fevereiro de 2022 a venda da Corsan. Esta seria a fase final da perda do controle da companhia, já que a autorização para a negociação das ações foi dada pela Assembleia Legislativa no começo de setembro. No fim da tarde, o Governo do RS e a Organização dos Estados Iberoamericanos firmaram um memorando para viabilizar o Museu da Escola do Futuro, a ser instalado no prédio do Instituto de Educação, na Capital. O conceito, segundo Leite, é ter um espaço multidisciplinar, que possa servir tanto para a formação de futuros professores, como para o desenvolvimento de práticas educacionais

Intenção de Melo gera atrito com prefeita de Novo Hamburgo

Também presente na comitiva, o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo (MDB) manifestou o desejo de ter na Capital as operações de call center de banco que já tem centrais telefônicas em Campo Bom e Novo Hamburgo, onde gera 5,5 mil empregos. Melo acenou com redução do ISS para tornar a Capital mais atrativa ao banco. A iniciativa do prefeito foi recebida com espanto e criticada pela prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (PSDB). Ela destacou que o grupo já tem um processo “consolidado” no município da Região Metropolitana. Ainda hoje, ela se reunirá com a vice-presidente do Santander, Patrícia Audi, em uma agenda que já estava marcada antes da viagem, para, conforme ela, “consolidarmos ainda mais esta parceria”.

LDO define obras prioritárias em Porto Alegre

A Câmara Municipal aprovou por 29 votos a favor e quatro abstenções, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022 em Porto Alegre. A matéria, na qual despesas e receitas se equiparam em 9,6 bilhões de reais, prevê investimentos para atender projetos prioritários, sendo alguns deles a ampliação das avenidas Tronco e Severo Dullius); ampliação do sistema cicloviário – que, em uma década avançou 12% do total de ciclovias previsto –, abastecimento de água, com obras na Ponta do Arado e no bairro São João, além de drenagens do Arroio Areia e ampliação da rede básica de saúde, entre outros. A LDO é um instrumento que orienta na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e o planejamento do Plano Plurianual (PPA).

CPI que investigou abuso de preços durante a pandemia sugere indiciamentos

A CPI dos Medicamentos, na Assembleia Legislativa, encerrou os trabalhos na segunda-feira com a sugestão de indiciamento de três indústrias farmacêuticas e 68 distribuidores de medicamentos e insumos. O colegiado investigou o aumento abusivo no preço de medicamentos durante a pandemia. O relatório do deputado Faisal Karam (PSDB) foi aprovado por unanimidade. Um dossiê foi produzido pela CPI e será disponibilizado exclusivamente para as autoridades com poder de investigação. “Morreram, sim, pessoas no Rio Grande do Sul, por falta de remédios. Isso aconteceu devido à ganância, a atos indevidos e ilegais”, afirmou o presidente da CPI, Thiago Duarte (DEM). A CPI ainda sugeriu a criação de um órgão regulador para supervisionar a produção, comercialização e circulação de medicamentos e a isenção de ICMS dos medicamentos que forem vendidos diretamente a hospitais.

Golpistas encontram facilidades na pandemia e estelionatos crescem no RS

Na contramão de outros crimes, que estão em trajetória descendente, o estelionato está em alta no Rio Grande do Sul. E esse crescimento não é exatamente recente: é uma tendência de pelo menos 55 meses. Nos últimos dois anos, um salto foi notado, segundo um mapeamento de GZH, feito a partir dos números apresentados pela Secretaria da Segurança Pública. No entanto, já em 2017 os golpes cresceram 10% e desde então estiveram sempre em alta. Em 2020, os casos mais que dobraram, sendo que de janeiro a dezembro foram 66,2 mil estelionatos. O delegado Joel Wagner, titular da Delegacia de Proteção ao Consumidor, explicou que a utilização de ferramentas online no decorrer da pandemia serviu como porta de entrada para um território em que os golpistas pudessem cometer delitos.

Vacina, sim!

A aplicação das vacinas contra a Covid-19 em Porto Alegre ocorre em mais de 40 pontos. A imunização é liberada para todos acima de 12 anos. Idosos com mais de 60 e que tenham tomado a segunda dose até 5 de abril e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até 8 de setembro podem tomar a dose de reforço. Por falta de imunizantes, está suspensa a aplicação de vacinas da AstraZeneca.

Com força de trabalho reduzida, plataforma de cursos da UFRGS corre risco de ser encerrada

Uma plataforma que disponibiliza cursos da UFRGS sem custos pode ter suas operações interrompidas nos próximos dias em razão de problemas burocráticos. Trata-se da Lúmina, que, dentro da universidade, é de responsabilidade da Secretaria de Educação à Distância (SEAD), que vê seu quadro de estagiários diminuir cada vez mais.

O problema teve início em julho, quando os estagiários ligados à SEAD foram informados de que teriam suas atividades paralisadas por 30 dias, sem maiores explicações, “por ordem da Reitoria”. O trabalho voltou em seguida, mas entre setembro e outubro, estagiários passaram a ser desligados, afetando as atividades da secretaria – que também atende outros setores da universidade, como a Gráfica da UFRGS e a UFRGS TV.

Ao Matinal, a UFRGS descartou que trata-se de reestruturação, sendo a situação mais uma “questão relacionada com ajustes necessários nos fluxos e contratos”. A situação, no entanto, gerou de manifestação do DCE a protestos de professores. Isso em um momento de tensionamento entre a comunidade acadêmica e a reitoria – em agosto, o Conselho da UFRGS aprovou pedido de impeachment do reitor Carlos Bulhões, justo por conta de uma reforma administrativa na universidade.

Mais de 300 mil atendimentos – Ativo desde 2016, a Lúmina possui conteúdos multimídia sobre temas ligados a ciências exatas, humanas, tecnologia, saúde e letras, entre outros, e já recebeu mais de 300 mil cadastros. Não é necessário ser ligado à universidade para se inscrever, e os cursos garantem certificado da UFRGS ao currículo do aluno.

Sem acordo, Cozinha Solidária do MTST em Porto Alegre deve receber ordem de despejo

Em reunião com representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) na terça (05.10.21), a juíza federal Ana Maria Wickert Theisen indicou que deve efetivar em breve a decisão da reintegração de posse do imóvel em que foi instalada a Cozinha Solidária da Azenha. Inaugurada pelo MTST em 26 de setembro em um terreno abandonado pertencente à União, a ocupação vem servindo refeições para trabalhadores, moradores e pessoas em situação de rua do bairro. “Aqui ficou muito claro que a fome não tem cara”, chegou a comentar um dos membros da coordenação do movimento, Eduardo Osório, em entrevista ao Sul21. Uma liminar favorável ao pedido de reintegração de posse já havia sido obtida pela União no dia 27, sem prazo para efetivação. Segundo o despacho publicado após a reunião desta terça, o encontro discutiu apenas o prazo para desocupação do imóvel. A União pediu a desocupação em 24 horas, o que foi negado pela juíza. Já o MTST não propôs prazo. Sem consenso, a juíza deverá definir uma data.

Mapa sobre o congelamento do IPTU mostra benefício às regiões mais ricas de Porto Alegre

Proposta e defendida pela gestão Sebastião Melo (MDB), a suspensão do reajuste do IPTU teve como justificativa a retomada econômica da Capital em meio à pandemia. No entanto, a medida beneficiou residentes e proprietários de imóveis comerciais que tinham a maior defasagem entre a quantia verdadeira do local e o que era projetado pela administração. A maioria dos terrenos beneficiados estão justamente nas áreas mais ricas da cidade, segundo um mapa elaborado pelo ObservaPoa, a pedido do Sul21. Menino Deus, Independência, Moinhos de Vento, Rio Branco e Três Figueiras são alguns exemplos dos locais em que o preço do IPTU não condiz com a valorização do imóvel. No final de agosto, o Matinal abordou em reportagem as consequências do congelamento do imposto, que já suscitava dúvidas quanto a uma possível manutenção de injustiças na cobrança do tributo.

Startup cria estudo que sugere alternativas para o Esqueletão

Desocupado desde 26 de setembro, quando os últimos moradores deixaram o local, o Esqueletão terá o seu futuro definido a partir de um laudo que será elaborado pelo Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (Leme), da UFRGS. O trabalho terá supervisão da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre e só deverá ser concluído no final deste ano. No entanto, a startup Space Hunters, do RS, fez uma análise sobre as alternativas para o prédio, possibilidades que não se resumem à demolição da edificação, como o prefeito Sebastião Melo quer. Segundo o estudo, a estrutura poderia abrigar empreendimentos relacionados à educação, mas também atividades comerciais, como café, mercado e até petshop. A avaliação considera o entorno do prédio e o potencial econômico, baseado na quantidade de pessoas que vivem nas proximidades, que seriam cerca de 34 mil pessoas e que teriam potencial econômico superior a 104 milhões de reais. “Há um grande potencial para novos negócios, que também podem ajudar a revitalizar toda a região”, enfatizou o diretor da Space Hunters, Francisco Zancan a GZH.

Flash News Rio Grande do Sul

Em meio ao avanço da privatização da Corsan, estudo do Instituto Trata Brasil apontou que, em 2019, dois em cada três gaúchos não tinham esgoto coletado.

Aspirando trazer o evento internacional para o RS em 2022, comitiva gaúcha que está na Europa participou de South Summit 2021 em Madrid. Na ocasião, Eduardo Leite (PSDB) encontrou o rei da Espanha, Filipe VI, e presenteou o monarca com um pandeiro.

A má campanha do Grêmio no Campeonato Brasileiro gerou apreensão no PDT, que tem no presidente do clube, Romildo Bolzan, a sua aposta para a disputa do Piratini em 2022. As últimas referências e atitudes na gestão de crise no tricolor não ajudam Bolzan.

Calçadas começaram a ser recuperadas em nova etapa do programa de revitalização do Centro Histórico na Capital.

O uso das quadras poliesportivas do novo trecho da Orla do Guaíba poderá ser agendado em site. O lançamento da plataforma antecederá a abertura, prevista para 23 de outubro.

O preço dos imóveis em Porto Alegre aumentou cerca de 5% desde janeiro deste ano. O Mont’Serrat concentra os imóveis mais caros da cidade.

Vereadores de Cachoeirinha rejeitaram a denúncia que acarretaria em um pedido de impeachment do prefeito Miki Breier (PSB), afastado do cargo após operação do MP que investiga corrupção.

O Daer alertou e cumpriu. O departamento apreendeu quatro ônibus que estavam a serviço da Buser, logo nos primeiros dias de operações da empresa no RS.

A Prefeitura de Porto Alegre abriu concurso público com vagas de nível Médio e Superior. As inscrições permanecem abertas até 3 de novembro.


Informe produzido por Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61, assessorias de imprensa e com intervenções do editor Fábio Juchen.

Sortimentos Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen