Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 9 de outubro de 2023

Sortimento Notícias Futebol e Agropecuária - sortimento.com.br

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 9 de outubro de 2023

Previsão do tempo: O sol aparece com nuvens ao longo do dia em Porto Alegre. A temperatura varia entre 15°C e 22°C. 



Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Prefeitura age com “coerência no erro” na área do transporte público, diz especialista

Coordenador de Mobilidade Urbana do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o geógrafo Rafael Calabria teceu diversas críticas ao modelo de privatização da Carris, em entrevista à Matinal. Ele alerta que a intenção de se desfazer da garagem da Carris irá facilitar o oligopólio e a cartelização na área do transporte público.

Calabria citou que as garagens públicas constam nas discussões da elaboração do Marco Legal do Transporte Coletivo, com a qual o Idec colabora. “São Paulo tem três garagens públicas, e jamais pensou em vender. É difícil imaginar um prefeito com uma visão tão ruim quanto a que o Melo está tendo em Porto Alegre”, comparou. O texto está em vias de ser concluído pelo Ministério das Cidades para ser enviado ao Congresso.

Para o especialista, a gestão de Sebastião Melo tem agido com “coerência no erro” na área do transporte público, retirando isenções. Mas reconhece que, em nível nacional, “faltam iniciativas disruptivas” para o setor.


LEIA MAIS : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada


Porto Alegre reduziu em quase 80% o número de feminicídios

Os casos de assassinatos em razão do gênero diminuíram em 77,7% na capital em 2023. Neste ano, duas mulheres foram mortas em março, desde então nenhuma morte foi registrada; já no mesmo período do ano passado, nove haviam sido assassinadas. A delegada Cristiane Ramos, que comanda a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Porto Alegre, atribuiu a marca a uma das principais medidas tomadas para a redução do número de feminicídios na cidade: o programa “Monitoramento do Agressor”, que prevê a fiscalização eletrônica de homens que agrediram mulheres e têm contra si medida protetiva de urgência. No projeto, além da polícia monitorar o agressor, a mulher também consegue acompanhar uma possível aproximação, por meio de um celular disponibilizado exclusivamente para esse fim. A GZH, a delegada ainda destacou a criação da Casa Betânia, local de acolhimento que abriga mulheres vítimas de violência doméstica. No estado, o número de feminicídios reduziu em 33,3% – em setembro deste ano, foram registradas quatro mortes, contra seis no mesmo mês de 2022, segundo a Secretaria da Segurança Pública.

Concessão do Dmae não deve acontecer neste ano

Ao contrário do que anunciou o prefeito Sebastião Melo (MDB) no início do ano, a concessão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) não deve sair em 2023. Ainda que o processo venha sendo discutido desde a gestão Marchezan, a incerteza quanto ao modelo e a falta de apoio no legislativo reduzem as chances de uma eventual aprovação neste ano. Em maio, o Partido Novo defendeu que a concessão sequer passasse pela Câmara dos Vereadores, tese que foi fortemente refutada pela oposição. Mesmo que o executivo costume contar com uma base ampla na Câmara, a concessão parcial do Dmae encontra resistência no plenário: um levantamento do Correio do Povo realizado em abril demonstrou que dos 36 vereadores, 15 afirmaram ser contrários à proposta, nove estão de acordo e 12 ainda não tinham opinião formada. Por se tratar de uma lei orgânica, são necessários 24 votos, em dois turnos, para a sua aprovação.

RS confirma segundo foco de gripe aviária em mamíferos

Na semana seguinte à confirmação de gripe aviária em mamíferos em Rio Grande, o governo do estado anunciou um novo foco da doença, desta vez na praia do Hermenegildo, também no sul do RS. O vírus da influenza foi diagnosticado em um leão-marinho da patagônia e em um lobo-marinho sul-americano. Até o momento, foram encontrados 80 animais mortos ou doentes. A doença também foi verificada em um leão-marinho na Praia Real, em Torres; e cinco leões-marinhos em Quintão. A recomendação é que as pessoas evitem se aproximar ou mexer em animais marinhos nas praias gaúchas. “A influenza é uma doença viral altamente contagiosa que, no contato com o animal sintomático, pode haver a possibilidade de contágio de humanos”, alertou a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, Rosane Collares. Além dos dois focos em mamíferos, no primeiro semestre o RS teve um foco em aves, no Taim, que já foi encerrado. Desde o primeiro registro do vírus no Brasil, em maio, o país já reportou 120 focos de gripe aviária. Por não afetar a produção comercial, a condição sanitária não foi alterada.


Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Giro de Notícias Rio Grande do Sul

  • Moradores das casas de estudantes da UFRGS relatam problemas estruturais nos prédios. Eles apontam infiltrações, mofo e eletrodomésticos danificados até a presença de ratos, escorpiões e infestação de cupins nas residências.
  • Reportagem da Matinal de setembro mostrou que prédios da universidade também apresentam estruturas precárias.
  • A partir deste mês, 76 escolas da capital devem receber obras emergenciais, segundo cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Educação.
  • O trecho para pedestres e ciclistas, construído no Parque Marinha do Brasil, está pronto e aguarda liberação da prefeitura para inauguração.
  • Foram definidos os critérios para a entrega das moradias temporárias às vítimas das enchentes no Vale do Taquari. O tamanho do espaço será determinado pela quantidade de pessoas nas famílias.
  • O Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão contém 21 empresas e pessoas físicas do RS. A chamada “lista suja” é atualizada regularmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
  • A empresa Soluções Serviços Terceirizados venceu o leilão para construir o primeiro presídio administrado pela iniciativa privada do RS. Apenas ela havia participado do certame, ofereceu deságio de 1 centavo.
  • Na terça-feira ocorrem as eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. No RS, três chapas concorrem ao pleito. Para votar, é necessário estar cadastrado no portal gov.br.
  • Cerca de 20 concursos públicos abrem mais de 500 vagas no RS para diferentes áreas de atuação e todos os níveis de escolaridade.


Rio Grande do Sul eventos e feiras

Sortimentos Eventos e Feiras – Geronto Fair – A Merkator Feiras e Eventos realiza no dia 10 de outubro de 2023, às 19h, na Fábrica do Futuro ( Rua Câncio Gomes, 609 – Bairro Floresta ), em Porto Alegre / RS, evento de lançamento da Geronto Fair. O evento da Merkator é a oportunidade para os diálogos sobre um setor que cada vez tem mais destaque : o mercado Sênior. A feira chega como um ambiente propício para a geração de negócios.

Erro de RSS: WP HTTP Error: cURL error 56: Recv failure: Connection reset by peer