Rio Grande do Sul Giro de Notícias : volta às aulas, flexibilização, impeachment, valorização, Mostra de Artes Cênicas e Música e Flash News

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul:

Governo do Estado do Rio Grande do Sul define volta às aulas, Marchezan libera comércio aos sábados em dia de uso recorde em leitos de UTI, Justiça suspendeu processo de impeachment de Nelson Marchezan Jr, Simers reforça valorização do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Mostra de Artes Cênicas e Música da Câmara serão virtuais, Bar Van Gogh está à venda e Flash News

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul definiu um novo calendário para levantamento das restrições a atividades presenciais nas escolas. Segundo o governador Eduardo Leite, haverá um único protocolo para toda a unidade da Federação e o levantamento será feito em regiões que estejam em bandeira amarela ou há pelo menos duas semanas em bandeira laranja. O Executivo gaúcho destaca que não há obrigatoriedade para o retorno. A decisão fica a cargo dos municípios, das escolas e dos pais. Eduardo Leite reforçou que caso haja crescimento acelerado de casos confirmados de coronavírus no estado, o cronograma será revisto. 

Após reunião com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o Governo do Estado propôs que as aulas presenciais comecem a retornar no dia 8 de setembro pela educação infantil. A partir de 21 de setembro, voltariam o ensino superior e médio; em 28 de outubro, o ensino fundamental (anos finais); e em 12 de novembro, os anos iniciais do fundamental. A retomada na rede estadual está prevista para 13 de outubro. O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS e o Cpers, que representa os docentes estaduais, consideram precipitado o calendário. A Famurs se mantém contrária à decisão.

Em dia de uso recorde em leitos de UTI, Marchezan libera comércio aos sábados. Decreto de terça-feira (01.09) da Prefeitura de Porto Alegre enfim atendeu aos pedidos de representantes empresariais e autorizou a reabertura do comércio aos sábados. O texto foi publicado no fim da tarde, dia com maior número de pacientes com Covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva de hospitais da Capital gaúcha: 344 – além de outros 29 casos suspeitos. Lojas de rua estarão autorizadas a receber clientes das 9h às 17h, enquanto shoppings, das 12h às 20h. Bares e restaurantes também foram beneficiados, podendo funcionar até às 22h. Já cultos e missas poderão ter lotação de até 250 pessoas, desde que não exceda os 30% da capacidade máxima prevista no alvará.

A alta no número de internados com coronavírus somada às novas flexibilizações deixam em alerta especialistas: “Essas medidas precisam vir acompanhadas da contribuição e da colaboração da população. Não podemos nos descuidar. O número é preocupante e o sistema está em sobrecarga”, afirmou o doutor em Epidemiologia e professor da UFRGS, Paulo Petry. O infectologista André Luiz Machado da Silva, que atua no Hospital Conceição, prevê dias complicados: “Esse aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI covid vai continuar subindo, infelizmente, nos próximos dias”. Porto Alegre superou a marca de 700 óbitos relacionados ao coronavírus na terça-feira (01.09)

A Justiça suspendeu o processo de impeachment do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB). Segundo a liminar, assinada pelo juiz Cristiano Vilhalba Flores, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça, o chefe do Executivo porto-alegrense não teve amplo direito para defesa na Comissão Processante, que deu parecer positivo para o início do rito do impeachment na sexta-feira (28.08). Com a decisão da Justiça, o processo segue parado até que o mérito seja julgado. A medida garante um tempo precioso para Marchezan visar sua campanha à reeleição. A Câmara de vereadores deverá recorrer da decisão.

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) tem buscado despertar a atenção para valorização do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Em continuidade à ação, o Simers realizou a entrega de um dispenser de álcool gel para a Instituição. A intenção é que o equipamento contribua nas ações de profilaxia para a prevenção da Covid 19.

Espetáculos da VI Mostra de Artes Cênicas e Música da Câmara serão virtuais. Confira as obras selecionadas : Afroentes – Música / Violas ao Sul – Música / M2 Música e Movimento – Dança / Sobre nós – Teatro adulto / Buraco – Discurso do Invisível – Dança / Stand Up Circus – Comédia, Circo e Rock – Circo / A incrível viagem do navio Geringonça – Teatro infantil / Abobrinhas Recheadas: Rei Roberto – Dança / Show Cartolas – Música / Sem chover em teus olhos – Show Daniel Debiagi – Música / A fome – Teatro Adulto / Tablado Andaluz – Maestranza – Dança / Urso com música na barriga – Teatro Infantil / Sorria, o circo é alegria – Circo.

As apresentações serão gravadas no Teatro Glênio Peres, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, no decorrer do mês de outubro de 2020, e serão exibidas nos canais da TV Câmara em datas a serem agendadas. Os artistas terão dois dias úteis para a realização de ensaios e de um dia útil para a gravação do espetáculo.

O valor do cachê será de R$ 14.500,00, pago em parcela única, em até dez dias úteis após a apresentação do espetáculo e entrega da respectiva nota fiscal ou documento equivalente, conforme Termo de Autorização de Uso, assinado entre as partes.

Tradicional reduto da boemia de Porto Alegre, famoso por suas sopas quentes e cervejas geladas, o Bar Van Gogh está à venda. Sem mesas na rua e aglomerações, o dono Cláudio Piovesani contou que o espaço seguirá aberto apenas para telentrega enquanto um novo proprietário não aparece. A decisão não se deve apenas à pandemia. “Já estou cansado também”, contou Piovesani, que esteve à frente do bar nos últimos 27 anos – o Van Gogh já tem 60. A ideia dele é se aposentar e se mudar para o Vale do Taquari, onde moram parentes. Interessados no bar devem procurá-lo preparados para desembolsar cerca de 90 mil reais.

Flash News Rio Grande do Sul

:: As eleições de 2020 terão menos seções no Rio Grande do Sul por conta do envio de urnas eletrônicas para São Paulo. Com isso, locais de votação deverão ter mais concentração de eleitores.

:: O debate entre candidatos a prefeito de Porto Alegre promovido pela Rádio Gaúcha, em 28 de setembro, será em formato drive-in. No estacionamento do Grupo RBS, os políticos debaterão dentro dos seus próprios carros, usando microfone sem fio e fones de ouvido.

:: Servidores de plantão de pelo menos quatro escolas municipais da Capital denunciam falta de EPIs e materiais de higiene. Entre outras atividades, os funcionários atuam entregando cestas básicas para as famílias dos alunos.

:: O viaduto dos Açorianos não corre risco de cair, conforme laudo técnico. Mas ele seguirá com o trânsito fechado até o final do ano.

:: Com pouca demanda, as lotações seguem com apenas 40% da frota em Porto Alegre.

:: A rede de supermercados Zaffari está instalando lojas onde antes funcionavam filiais do concorrente Nacional. Duas unidades já estão previstas: nas avenidas Wenceslau Escobar e Lucas de Oliveira.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen com notícias via email e do Matinal Jornalismo – Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.