Giro de Notícias Rio Grande do Sul :
Porto Alegre : menor inflação do país, mais flexibilizações em bandeira vermelha, Hospitais Conceição e Clínicas vão testar vacina belga para Covid-19, eleições municipais e o desafio de comprar e passear no Shopping
Rio Grande do Sul : Municípios do atingidos por vendavais e inundações recebem recursos, Reforma Tributária de Eduardo Leite recebe críticas e criadores de Hereford e Braford apostam em valorização durante a Temporada de Primavera
Tempo
A madrugada foi marcada por um forte temporal com granizo na Capital gaúcha, que deixou pontos alagados em algumas regiões da cidade. Na quinta-feira (10.09.20), o sol deve aparecer com nuvens ao longo do dia, e a máxima será de 24°C.
Porto Alegre está com a menor inflação do país
A inflação em Porto Alegre e região metropolitana é a menor do País. Em todo o Brasil o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de +2,44% em 12 meses, enquanto o indicador na Capital gaúcha está em +1,79%. O IBGE explicou que a inflação baixa é motivada por quedas nos valores da conta de luz e gasolina. Na contramão, o consumidor percebe altas nos alimentos e bebidas. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, acumulam alta de 4,88% entre janeiro e agosto de 2020 – a cebola chegou a registrar 87,77% de inflação no período, o feijão, 26,3%. O Ministério da Justiça notificou supermercados, que levou economistas a questionar o governo de Jair Bolsonaro. “Controle de preços se faz na Venezuela”, lembrou Aod Cunha. Especialistas ouvidos por GZH atribuem os aumentos à maior demanda por itens básicos na pandemia e à desvalorização do real, que torna mais atrativo exportar os alimentos. Somente na virada do ano, com a safra de verão, é que os preços devem começar a se normalizar.
Porto Alegre : mais flexibilizações em bandeira vermelha
Os clientes de restaurantes da Capital gaúcha podem voltar a se servir em buffets. A autorização está no decreto da Prefeitura, publicado ontem na quarta-feira (09.09.20). O texto também estabelece um grupo especial para propor estabelecer protocolos para a volta às aulas presenciais em Porto Alegre, além de liberar, parcialmente, esportes individuais e coletivos em clubes e condomínios. Segundo o decreto, até quatro pessoas podem praticar esportes, mas sem contato físico e com distanciamento de 2 metros entre as pessoas envolvidas. Pela última atualização do distanciamento controlado, Porto Alegre está na bandeira vermelha. Na quarta-feira, pelos registros da Secretaria Municipal da Saúde, a cidade passou dos 800 óbitos relacionados à Covid-19.
Hospitais Conceição e Clínicas vão testar vacina belga
Depois do Hospital São Lucas, da PUCRS, outros dois hospitais de Porto Alegre começarão a testar vacinas contra o coronavírus. Ainda sem data para iniciar, o Conceição e o Clínicas realizarão testes da vacina Ad26.COV2.S, do laboratório belga Janssen Pharmaceuticals. Segundo o chefe do Serviço de Infectologia do Conceição, Breno Santos, os testes serão aplicados em até 2 mil voluntários maiores de 18 anos – único requisito exigido pelo hospital. Assim como o Clínicas, o Conceição aguarda liberação do seu comitê de ética para começar o processo. Em um estágio mais avançado de testagem na China (e no meio do processo no São Lucas), a vacina do laboratório chinês Sinovac é considerada promissora, especialmente em pacientes com mais de 60 anos. Em os testes dessa vacina seguirem como o esperado, a expectativa é de que até dezembro o Instituto Butantan já tenha 46 milhões de doses disponíveis para o Ministério da Saúde iniciar o programa de imunização, conforme o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, que afirmou: “Entendo que esta é uma perspectiva realista”.
Porto Alegre ; Eleições Municipais
O PL adiou a sua convenção prevista para quinta-feira (10.09.20) em função do provável apoio à candidatura do atual prefeito da Capital gaúcha, Nelson Marchezan Jr (PSDB). A sigla aguarda uma definição quanto ao vice. Já o PP decide na quinta se mantém ou não a candidatura do atual vice-prefeito, Gustavo Paim. A falta de garantia de recursos para a campanha própria, além do assédio de PTB e MDB, colocaram em xeque a candidatura majoritária dos progressistas. A convenção da legenda ocorrerá no sábado. Nessa semana, Paim já havia perdido seu companheiro para a chapa, Mário Ikeda (PRTB), que optou por disputar uma vaga na Câmara.
Desafio : compras e passeio no Shopping
Esperando pela normalidade – Um dos centros de compras populares de Porto Alegre, o Shopping Total está voltando ao seu ritmo – ainda que longe do ideal. Segundo o superintendente da operação, Eduardo Oltramari, o consumidor tem adotado uma postura mais pragmática “Hoje ele (o consumidor) vai sabendo o que quer, e exerce suas compras (sem passear pelo shopping). A pessoa vai com o desejo já materializado, constata o que quer e compra”, diz. “Temos observado que, depois das 20h, quando fecham as lojas, há uma redução do movimento nas praças de alimentação.” Oltramari espera que “notícias ajudem para que possamos abrir aos domingos a partir do dia 13 de setembro” e, no início de outubro, voltar ao horário de funcionamento de antes da pandemia. Para muitos consumidores, ir a lugares fechados com grande circulação, é um risco para se contaminar por Covid-19. Com número de mortes, falta de testes e desrespeito no distanciamento social e no limite de pessoas, frequentar espaços públicos é um desmotivador para quem optou em sobreviver.
Reforma tributária de Eduardo Leite encontra forte oposição
Uma semana antes de começar a trancar a pauta da Assembleia Legislativa, a Reforma Tributária proposta pelo Governo do Estado encontra uma forte rejeição, que vai do PT ao Novo. Em debate virtual realizado pela Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul) – que também é contrária a proposta neste momento –, não faltaram críticas aos projetos do Piratini, que promovem alterações em alíquotas do ICMS, revisão de isenções e aumento de tributos. Também representados no encontro virtual, líderes do PP e do MDB mostraram contrariedade com o texto, que recebeu poucos adjetivos elogiosos dos deputados que participaram do debate. Já Matheus Wesp (PSDB), correligionário do governador Eduardo Leite, defendeu a Reforma Tributária. Com a pressão contrária, Leite deverá fazer alguns ajustes nos projetos. A Reforma Tributária vai penalizar o consumidor e garantirá a manutenção de isenções fiscais para empresas privilegiadas que oferecem contrapartidas duvidosas. A falta de transparência pública nestas negociações geram muitas especulações e supostos acordos ilícitos.
Municípios do Rio Grande do Sul atingidos por vendavais e inundações recebem recursos
Municípios do Rio Grande do Sul atingidos por vendavais e inundações recebem recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Ao todo, mais de R$ 10 milhões foram destinados para as cidades de Arroio do Meio, Estrela, Iraí, Lajeado e Muçum. O valor deve ser utilizado na recuperação da infraestrutura urbana e garantia da segurança e atenção aos moradores afetados. A Pasta autorizou, ainda, o repasse de R$ 4 milhões para a construção de um muro de gabião para contenção de uma encosta, em Arroio do Meio. A quantia deve ser liberada logo que a prefeitura local concluir o processo de licitação do serviço.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, afirma que, para que o auxílio seja prestado com mais agilidade, é preciso que os gestores municipais sigam o procedimento necessário e prestem as informações o mais detalhadamente possível. Segundo Lucas, quanto mais precisa a informação, mais rápido os municípios atingidos por desastres serão beneficiados.
Criadores de Hereford e Braford apostam em valorização durante a Temporada de Primavera
Em um ano de incertezas causadas pela pandemia do Coronavírus, a pecuária vem mostrando força e solidez, com preços do gado gordo que se estabilizaram em bons valores e tendência de crescimento. A avaliação é do presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Luciano Dornelles. Este cenário traz uma expectativa promissora para as vendas da tradicional Temporada de Primavera da Pecuária Gaúcha, que se iniciaram em setembro e seguem até o mês de novembro.
Segundo o dirigente, os remates realizados anteriormente na Temporada de Outono e os primeiros deste novo período de comercialização já demonstram que há uma procura significativa pelas raças Hereford e Braford e com preços muito alentadores. Outro fator de positivismo, conforme Dornelles, são os preços dos produtos agrícolas, como soja e arroz, que também estimulam o produtor a investir, já que muitos aliam a pecuária com a agricultura em suas propriedades.
Para o presidente da ABHB, as raças Hereford e Braford vão crescer nesta Temporada de Primavera, com uma tendência e expectativa de um sucesso maior do que o ano passado com médias importantes nos reprodutores e ventres. Dornelles ressalta ainda que, em relação ao mercado, as exportações de carne, o dólar e o consumo, com o consumidor procurando carne de qualidade, são fatores que também se aliam a este cenário de perspectiva de crescimento. A ABHB já tem confirmados 17 leilões oficiais em sua agenda de remates de primavera.
Flash news
:: Em contraste com o movimento intenso nas unidades de triagem, Porto Alegre mantém estabilidade na ocupação de leitos de UTI. Já o RS apresenta queda de internados em UTI por Covid-19. É a primeira vez desde o início da pandemia.
:: A produção industrial registrou crescimento de 7% no RS na passagem de junho para julho. No entanto, houve queda de 7,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
:: O movimento diário na Estação Rodoviária de Porto Alegre caiu até 85%. Por conta da pandemia e da recessão econômica, o terminal que antes movimentava até 12 mil pessoas por dia hoje recebe 2 mil.
:: A Câmara de Porto Alegre prorrogou do prazo para a proibição da circulação de catadores de materiais recicláveis. A nova data será 31 de julho de 2022. O prazo atual venceria amanhã.
:: Além de mostrar hora e temperatura, os novos relógios de rua de Porto Alegre também têm conexão gratuita de internet via wifi. Já são 15 dispositivos instalados. Até janeiro de 2022, o número deve chegar a 168 aparelhos.
:: O destino do terreno do antigo Ginásio da Brigada, em Porto Alegre, segue indefinido. A empresa Plaenge, que tinha planos de construir torres residenciais e comerciais no espaço, desistiu do projeto.
:: A privatização da CEEE avançou mais um pouco: ontem, acionistas aprovaram a venda da operação de distribuição da companhia.
:: A Associação dos Músicos do Rio Grande do Sul entregou uma solicitação para que o Governo do Estado crie protocolos para a volta dos shows ao vivo. O documento sugere algumas ações, como distanciamento entre músicos e público e uso de máscaras.
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.
Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.