Giro de Notícias Rio Grande do Sul : eleições, Carlos Bulhões na UFRGS, ocupação de UTI e horário de bares e restaurantes

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com

Giro de Notícias Rio Grande do Sul :

13 candidatos disputam prefeitura de Porto Alegre, polêmica de Carlos Bulhões na UFRGS, horário estendido para bares e restaurantes e Baixa ocupação em UTI

Previsão do tempo:

A chuva diminui hoje. Em Porto Alegre, a máxima será de 21°C.

Polêmica de Carlos Bulhões na UFRGS

Nomeado novo reitor da UFRGS pelo presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bulhões não deu entrevistas à imprensa, mas seu nome dominou o noticiário local. Voltou a circular um vídeo gravado em 1º de julho de 2020, quando, em um debate online, o diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas manifestou-se sobre a possibilidade de o presidente escolher para a reitoria um nome diferente do apontado pela comunidade: “O meu desejo, e respeitando a todos, é que devemos, sim, respeitar esse resultado e que o primeiro seja nomeado”, disse na ocasião o professor e engenheiro civil, que acabou como terceiro colocado na consulta interna, vencida pela chapa de Rui Oppermann, atual reitor.

Quando estava em campanha, Bulhões comprometeu-se em “não abandonar as coisas boas” mas “corrigir rumos errados”, destacando a natureza da UFRGS como instituição “pública, gratuita, de qualidade, autônoma e inclusiva”. Alagoano radicado na capital gaúcha há mais de 30 anos, leciona na área de engenharia da universidade. Em 2018, recebeu o Troféu Câmara Municipal em Porto Alegre pelo seu trabalho ambiental sobre arroios urbanos, em especial àqueles relacionados à recuperação do Arroio Dilúvio.

Apesar da trajetória e do seu discurso de campanha, a chancela que recebeu de Bolsonaro dá margem para temores dentro da comunidade. Lucio Olimpio Carvalho Vieira, presidente da Adufrgs-Sindical, que representa os professores da instituição, ressaltou que falta legitimidade ao processo apesar de não haver ilegalidade na escolha por Bulhões, já que o presidente pode escolher qualquer um dos três nomes indicados pelo Conselho Universitário. “É a postura que esse governo tem adotado para aumentar sua posição anti-universidade pública e anti-educação pública”, afirmou ao Sul21.

Em nota, o atual reitor, Rui Vicente Oppermann, e a vice-reitora, Jane Tutikian, afirmam que a decisão de Bolsonaro ignora os avanços dos últimos anos, que mantêm a UFRGS como a melhor das federais do País pelo oitavo ano consecutivo. A deputada federal Maria do Rosário (PT) ingressou com um Projeto de Decreto Legislativo para reverter a nomeação de Bulhões; o instrumento é o único capaz de revogar uma decisão presidencial.

Horário estendido para bares e restaurantes

Aos poucos o “novo normal” vai se parecendo cada vez mais com o antigo normal. Atendendo a reivindicações do setor, a Prefeitura de Porto Alegre deverá publicar um novo decreto ampliando o horário de funcionamento dos bares e restaurantes na Capital. Segundo o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), os estabelecimentos ganharão mais uma hora, operando até às 23h – o que significa que, na prática, poderão deixar clientes entrar até às 22h e ir liberando até o horário limite. “É uma determinação extremamente valiosa pensando no ambiente seguro que estamos buscando. Com a imposição do horário para manter clientes dentro dos estabelecimentos estamos reduzindo as chances de aglomeração e regulando esse atendimento”, comentou o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky.

Baixa ocupação em UTI

A quarta-feira foi marcada por uma boa notícia com relação à pandemia de Covid-19 em Porto Alegre. Pela primeira vez em quase dois meses, o total de pacientes internados com a doença em leitos de UTI na Capital baixou de 300. Chegou a 296 no início da tarde, o que não ocorria desde 24 de julho. Para o chefe da Unidade de Gestão do Paciente Crítico do Hospital de Clínicas, Fabiano Nagel, é preciso aguardar um pouco mais para confirmar a tendência de redução. Ele citou que 1,5% da população da Capital já foi infectada com o coronavírus e alertou: “A quantidade de gente que pode ficar contaminada é enorme”. Dentre os que tiveram contato com o vírus, os trabalhadores de serviços de emergência formam, proporcionalmente, o grupo que mais contraiu a doença. Uma pesquisa indicou uma prevalência de mais de 80% de exposição ao vírus entre esses profissionais, com a produção de anticorpos de 5,5%, ou seja, 1,6 vezes maior do que na população da Capital. O estudo apontou que a contaminação ocorreu entre junho e julho, principalmente – meses em que houve uma acentuação no número de casos em geral na cidade.

13 candidatos disputam prefeitura de Porto Alegre

Encerrado o período das convenções partidárias, Porto Alegre deverá ter 13 candidatos na disputa à Prefeitura, em novembro. São quatro chapas a mais que 2016, sem a cogitada frente de esquerda e com o rompimento das siglas que formaram a base da atual gestão. As candidaturas serão oficializadas após o registro pelo TRE, a partir do dia 26. Por ora, deverão ser estas as opções para a chefia do Executivo municipal, citados a seguir em ordem alfabética: Fernanda Melchionna (PSOL), Gustavo Paim (PP), João Derly (Republicanos), José Fortunati (PTB), Juliana Brizola (PDT), Júlio Flores (PSTU), Luiz Delvair Martins Barros (PCO), Manuela d’Ávila (PCdoB), Montserrat Martins (PV), Nelson Marchezan Júnior (PSDB), Sebastião Melo (MDB), Rodrigo Maroni (PROS) e Valter Nagelstein (PSD). Buscarão o voto em uma eleição atípica, como mostra esta reportagem do Matinal, sem o corpo a corpo tradicional.

Rio Grande do Sul Flash News

:: A taxa de letalidade do coronavírus em cidades que lançaram o “kit covid” é semelhante à média estadual.

:: O Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Conceição, de Porto Alegre, liberou a participação do hospital para testes de vacina contra Covid-19. A vacina, do laboratório belga Janssen-Cilag, também deverá ser testada no Hospital de Clínicas.

:: Os resultados dos testes com a vacina Sinovac, no Hospital São Lucas em Porto Alegre, são promissores. Até agora, os 505 voluntários que receberam as doses não tiveram efeitos adversos importantes.

:: O Colégio Militar, que havia divulgado a retomada de suas aulas na próxima segunda-feira, agora servirá como projeto-piloto do retorno em Porto Alegre. Os alunos devem voltar em 28 de setembro.

:: Apesar de estar desacelerando, a pandemia de coronavírus chegou a praticamente todo o Rio Grande do Sul. Apenas quatro cidades do Estado ainda não contabilizaram oficialmente infectados. O total de mortos ultrapassou 4,2 mil pessoas.

:: Agência Nacional de Aviação Civil aprovou os editais de concessão de 22 aeroportos brasileiros. As instalações das cidades gaúchas de Pelotas, Uruguaiana e Bagé estão inclusas.

:: Ministério Público entende que não houve intenção de matar em ação da policial que feriu um angolano e matou uma mulher em Gravataí. Foram disparados 34 tiros durante a abordagem de um suspeito – que não era nenhuma das duas vítimas.

:: Estudo divulgado pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano afirma que o uso de ônibus não teria relação com o aumento da pandemia. Epidemiologistas sugerem cautela na análise.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.

Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.