Giro de Notícias Rio Grande do Sul : reitor da UFRGS, volta às aulas nos Colégios Militares, flexibilização de eventos e tarifa de ônibus

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul :

Bulhões muda discurso e aceita assumir a UFRGS, Estado RS pode entrar na Justiça contra colégios militares, flexibilização avança para eventos e redução na tarifa de ônibus na Capital gaúcha sem data

Nomeado reitor da UFRGS, Carlos Bulhões disse agora que aceita o cargo e que cometeu um equívoco ao citar que o vencedor da eleição é quem deveria assumir, uma posição que ele – terceiro colocado na disputa interna – defendeu dois meses atrás. Ainda na esfera da educação, o Piratini aguarda posicionamento de colégios militares no RS que pretendem retomar as aulas na próxima semana, algo que ainda não está liberado à todas as regiões, ainda que mais flexibilizações estejam ocorrendo.

Previsão do tempo

A última sexta-feira do inverno de sol no Rio Grande do Sul será com máxima em 27°C

Bulhões muda discurso e aceita assumir a UFRGS

Nomeado reitor da UFRGS pelo presidente Jair Bolsonaro apesar do terceiro lugar na eleição acadêmica, o professor Carlos Bulhões disse ontem que se “equivocou” ao afirmar, em julho, que o primeiro colocado deveria assumir. Em coletiva de imprensa, explicou que foi “lembrado” por seus assessores de que firmou o compromisso de assumir a reitoria caso estivesse na lista tríplice. Afirmou ainda que tem tentado, sem sucesso, conversar com Rui Oppermann, atual reitor e vencedor da eleição interna. Como já explicamos por aqui, embora o presidente da República tenha a prerrogativa legal de optar por qualquer uma das três chapas indicadas pelo Conselho Universitário, tradicionalmente é nomeada aquela que vence a consulta à comunidade. Por isso, professores, estudantes e servidores manifestaram-se contra a nomeação de Bulhões na tarde dessa quinta. Segundo o professor, a polêmica gerou “um sentimento de preconceito, julgamentos e prepotência”. Em seu pronunciamento, também assumiu compromissos como honrar o pagamento de servidores e equilibrar as finanças da universidade com geração própria de recursos, inclusive com cortes de despesas se necessário.

Estado pode entrar na Justiça contra colégios militares

A Procuradoria-Geral do Estado notificou os colégios militares de Porto Alegre e Santa Maria para solicitando que seja apresentado, em 48 horas, seus planos para a retomada das aulas presenciais. A ação ocorre após as instituições anunciarem o retorno das aulas ainda neste mês, sem menção às bandeiras do distanciamento controlado – ambas as cidades estão em bandeira vermelha e não poderiam ter aulas. Conforme o Piratini, se os protocolos não estiverem de acordo com o regramento do Estado, a Justiça deverá ser acionada. Na quinta-feira, a Prefeitura de Porto Alegre chegou a informar que o Militar faria uma espécie de projeto-piloto para a retomada a partir de 28 de setembro. A Secretaria Estadual de Educação afirmou à Zero Hora que o Estado não foi procurado oficialmente sobre o assunto. Em meio à ausência das aulas presenciais, menos de 10% de professores e alunos utilizam internet patrocinada pelo Piratini e Assembleia, mesmo depois de quase um mês do lançamento. A limitação no acesso à internet é uma das reclamações de quem utiliza o serviço.

Flexibilização avança para eventos

Depois do comércio não-essencial e das atividades esportivas ao ar livre, agora são os eventos corporativos que podem voltar a funcionar no Rio Grande do Sul. Ontem, o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), anunciou que publicará na próxima segunda-feira decreto que libera a realização feiras, exposições, seminários, congressos, simpósios, palestras e oficinas. “Entendemos que a gente pode dar um passo em relação a esse tema, tendo em vista a repercussão econômica e tendo em vista também que uma atividade de feira de exposição, com regras e protocolos, não se difere muito de um shopping center, por exemplo. A feira reúne estandes, lojas, comércio e outras atividades de apresentação de estudos e pesquisas”, comentou Leite. Shows ao vivo e eventos sociais, como casamentos e formaturas, continuam proibidos.

Redução na tarifa de ônibus na Capital ? Será ? Mas, quando ?

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta semana projeto de lei que acaba com os 3% da Câmara de Compensação Tarifária da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A expectativa é que o fim da taxa force uma diminuição de 15 centavos no preço da passagem – o que não tem data para acontecer. A projeto de lei integra um pacote do Executivo que visa baixar o preço da tarifa e está em trâmite na Câmara desde o início do ano. O secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, comentou que espera que a análise do pacote siga adiante. “A proposta é muito mais ousada do que tirar 15 centavos”, defendeu. Uma emenda ao mesmo projeto retirou a obrigatoriedade do uso de GPS nos táxis, algo que, conforme Tortoriello, favorecerá o transporte por aplicativos.

Flash News

:: Até 2 mil pessoas do RS poderão ser testadas voluntariamente com a vacina contra a Covid-19 produzida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. As inscrições abrem nos próximos dias.

:: Setores da indústria e comércio no Rio Grande do Sul registram escassez de produtos e dificuldades de manter estoque. A retomada do consumo após meses de paralisação e câmbio desfavorável seriam os principais problemas.

:: Foi suspensa a licitação para reforma no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. A Justiça acatou pedido do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, que alega irregularidades no processo.

:: A privatização do braço de distribuição da CEEE deve ser finalizada em janeiro de 2021. Atraso, a previsão inicial era para o final de 2020.

:: O catamarã voltará a operar aos sábados. A travessia entre Porto Alegre e Guaíba estava restrita aos dias de semana desde o começo de julho pela falta de demanda.

:: Dell e o Instituto da Oportunidade Social estão oferecendo curso de programação, sem custos. As inscrições e as aulas são online.

:: Em Santa Catarina, os deputados aprovam, por 33 votos a 6, o pedido de afastamento do governador Carlos Moisés (PSL) e da vice-governadora Daniela Reinehr.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.

Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.