Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 22 de setembro de 2023
Previsão do tempo: A sexta será de tempo nublado, com períodos de chuva, em todo o RS. O Inmet lançou um alerta de perigo potencial de tempestades, com risco de vento intenso e queda de granizo. A temperatura em Porto Alegre oscila entre 19°C e 24°C.
TCE aponta indício de sobrepreço e direcionamento em licitação usada pela Smed
No fim de 2022, a prefeitura de Porto Alegre contrariou parecer da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e adquiriu, sem licitação, um conjunto de 188 lousas digitais, por 6 milhões de reais. Auditoria recém-finalizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) aponta que, na origem da compra, está uma licitação que pode ter sido fraudada em São Leopoldo. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) cancelou um edital próprio e aderiu ao processo já realizado pela prefeitura de São Leopoldo, comprando os itens pelos valores estabelecidos nesse outro certame. A auditoria do TCE aponta indícios de sobrepreço e de direcionamento nessa licitação, para beneficiar a empresa que forneceu os equipamentos a ambos os municípios, a Smart Tecnologias em Comunicação. A prefeitura da capital efetivou a compra mesmo depois de alertas da PGM e de uma tentativa de auditores do TCE de impedir o negócio. Situação semelhante já havia ocorrido na compra de kits didáticos por 14 milhões de reais, quando o TCE e a PGM também haviam alertado o executivo de possível desperdício de dinheito público, segundo revelou a Matinal.
. Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Milhares de peças íntimas de Juruaia são enviadas para os desabrigados pelas enchentes no RS
A Aciju e Prefeitura de Juruaia mobilizaram as empresas do município numa campanha em caráter de urgência para ajudar os desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Milhares de roupas intimas, que geralmente não são recebidas em quantidade expressiva quando comparadas a outros tipos de doações, como roupas, produtos de higiene ou água potável, foram enviadas para o Centro de Doações da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul com o apoio logístico dos Correios.
As chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 49 mortes no Rio Grande do Sul. Relatório aponta que 10 mil imóveis foram afetados por enchentes no RS; em Muçum, um terço dos prédios foram atingidos. Houve edificações que ficaram sob mais de 6 metros de água. 3,5 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas no RS, segundo a Defesa Civil.
Prefeitura promete 4,6 milhões para Carnaval e reserva 500 mil para blocos de rua
Depois do fiasco do Carnaval de Porto Alegre 2023, quando a prefeitura atravessou o samba e deixou carnavalescos na mão, o Carnaval de 2024 promete ser mais estruturado na Capital gaúcha. A verdade é que os gestores que ficam no Paço não gostam de eventos populares e gratuitos. Para os líderes da gestão pública em Porto Alegre, tudo é dinheiro à receber, administrando a cidade como se fosse uma empresa. Mais: priorizam grupos e desprezam uma grande parcela da população, que pode repensar seu voto nas próximas eleições.
A Secretaria Municipal de Cultura publicou editais que destinam 3,5 milhões de reais para o Carnaval de Porto Alegre 2024. O maior volume de recursos, 3 milhões, foi reservado para os desfiles competitivos, mas também está garantida uma verba de 500 mil para financiar os blocos de rua, que ficaram na penúria em 2023. Os recursos são oferecidos via Fumproarte, e os interessados podem se inscrever no site da prefeitura. Além desses valores, a secretaria anunciou mais 1 milhão de reais para produções artísticas locais e 100 mil para projetos tradicionalistas, elevando para 4,6 milhões o investimento na festa. Com a disponibilização do edital, a expectativa é que o planejamento e os preparativos para a folia na rua possam ser feitos com antecedência, o que não aconteceu neste ano, como mostrou reportagem da Matinal.
Marcada data para novo julgamento da Kiss
Encerrado o Carnaval, vem a Quarta-Feira de Cinzas e, antes que fevereiro termine, vai começar o novo júri do caso da boate Kiss, marcado para o dia 26, em Porto Alegre. No começo deste mês, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou o julgamento anterior, que ocorreu em 2021 e levou à condenação dos quatro réus a penas de 18 a 22 anos. Eles foram responsabilizados pelo incêndio que causou a morte de 242 jovens na casa noturna de Santa Maria. O STJ considerou que houve irregularidades processuais. Os réus vão aguardar em liberdade o novo júri, que ocorrerá 11 anos depois da tragédia.
Edital de licitação do Cais Mauá desagrada entidades
Duas entidades da sociedade civil divulgaram nota com críticas ao edital de concessão do Cais Mauá à iniciativa privada, publicado na segunda-feira pelo governo do estado. O coletivo Cais Cultural Já e o projeto de extensão da UFRGS Ocupação Cais Mauá Cultural questionam o alongamento do prazo para as contrapartidas da empresa que vencer o certame, citam inconsistências jurídicas no processo e criticam o tempo destinado ao uso público dos armazéns. Os signatários lembram que o edital anterior, lançado no ano passado mas sem interessados, previa 90 dias de uso público por ano. Na nova licitação, o período foi reduzido para 30 dias (o equivalente ao que a Feira do Livro, sozinha, ocuparia). Os autores do documento também manifestam preocupação com a preservação dos armazéns A e B, considerados patrimônio nacional. O novo edital de licitação autoriza a construção de edifícios à beira do Guaíba e concede o cais à exploração privada por um período de 30 anos. A abertura das propostas está agendada para dezembro.
A Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal
Giro de Notícias Rio Grande do Sul
- Justiça Federal manda prefeitura remover asfalto do entorno da Igreja das Dores, tombada pelo patrimônio da União. O juiz deu razão ao Iphan, que não foi consultado pelo município previamente e determinou a paralisação da obra. Ainda cabe recurso.
- Rodoviários ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte de Porto Alegre decretaram greve. A mobilização ocorre às vésperas da privatização da Carris e em protesto contra as recentes demissões de 20 funcionários.
- O Detran anunciou medidas de auxílio aos condutores de cidades afetadas pelas chuvas. Entre elas, a gratuidade da segunda via de documentos e a prorrogação de prazos de apresentação de recursos e defesa de multas.
- O Papa Francisco nomeou um novo bispo auxiliar para a arquidiocese da capital gaúcha.
- O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) sancionou uma lei que determina a divulgação da lista de espera nas redes públicas de educação básica. Escolas devem informar a ordem de colocação e o critério de prioridade das vagas.
- A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou um projeto que autoriza a circulação de veículos do Conselho Tutelar em corredores de ônibus, durante o horário de serviço.
- Devido às obras no Quadrilátero Central, a EPTC informou que, a partir de segunda, o cruzamento das ruas Dr. Flores com Voluntários da Pátria deve ser bloqueado totalmente.
- O Prêmio Açorianos de Artes Plásticas está com inscrições abertas até 2 de outubro.
Na segunda-feira, a equipe da Matinal estará na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Essa casa que tantas vezes foi protagonista de reportagens nossas – nem sempre por nobres motivos – aprovou uma homenagem à nossa redação pela competência do jornalismo que fazemos desde 2019. - Bar Naval Chopp – Situado no Mercado Público, é um dos poucos restaurantes centenários da cidade. Foi fundado em 1907, inicialmente com um reduto de imigrantes alemães, grandes bebedores de chope. A partir de 1920, com a construção do Cais do Porto, passou a ser um ponto de marítimos e estivadores, negros em sua grande maioria. Com o tempo tornou-se ponto de boêmios, jornalistas, políticos, intelectuais e músicos, como Lupicínio Rodrigues.
Sortimentos Eventos e Feiras – Rio Grande do Sul
Mais :
- Três importantes iniciativas culturais da cidade promovem prévias a partir deste fim de semana. O Poa Jazz Festival realiza cinco shows, de 23 de setembro a 4 de novembro, antecipando sua oitava edição, que será realizada de 24 a 26 de novembro. O preview começa sábado, às 16h, no Instituto Ling, com show do saxofonista argentino Gustavo Musso.
- Também no sábado, o festival Avante ocupa o Memorial Luiz Carlos Prestes com performance do Cosmobloco, às 20h, e apresentações de DJs desde as 15h, convidando o público para o evento dos dias 11 e 12 de novembro.
- Na semana que vem, é a vez do #EsquentaPVA dar início às comemorações dos 25 anos do Porto Verão Alegre, que serão completados em janeiro de 2024. Saiba mais na matéria do repórter Ricardo Romanoff.
- A La Negra Cia de Arte e o grupo Alma Lusitana encenam o espetáculo Sonho Ibérico – Fado Flamenco, de hoje a domingo, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel.
- Sábado (23/9) às 20h, e domingo, às 19h, oito bailarinos encenam Memórias Perdidas, com direção de Ivan Motta, no Teatro Renascença.
- Domingo (24/9), a Orquestra Theatro São Pedro apresenta-se nos Concertos Comunitários – Primavera, às 18h, no Teatro do Bourbon Country.