Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul :
Novo edital da Orla e do Harmonia, retorno dos grandes eventos, comércio e aulas
Previsão do tempo: A chuva que começou na madrugada deve predominar durante o dia em Porto Alegre. As temperaturas oscilam entre 16°C e 26°C.
Retorno dos grandes eventos
A queda na demanda por leitos de UTI de pacientes por Covid-19 está, aos poucos, trazendo de volta uma espécie de normalidade ao Rio Grande do Sul. O Governo do Estado projetou na terça-feira (29.09) que, a partir da do início de outubro, serão apresentadas regras para a retomada de eventos de grande porte, como shows ao vivo e feiras. O governador Eduardo Leite (PSDB), no entanto, adiantou que o retorno de grandes eventos estará vinculado ao retorno das aulas presenciais. “Nós vamos fazer essa liberação para os municípios onde a educação já estiver retornando, porque não faz sentido haver autorização de eventos antes de ocorrerem as aulas”, afirmou. O protocolo para a retomada de eventos de grande porte já era prevista, uma vez que o Gabinete de Crise deu aval, na segunda-feira, para a realização de quatro grandes eventos na serra: Festuris – Feira Internacional de Turismo, Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, Natal Luz de Gramado e Mercopar – Feira de Inovação Industrial.
Aval para volta às aulas na Capital
Mesmo após o acordo alcançado entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado, o aval para retorno das aulas presenciais na Capital gaúcha deverá ocorrer somente na quinta-feira (1º.10). A decisão passa pela manutenção da cidade na bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado. Além disso, a falta de um Centro de Operação de Emergência em Saúde para Educação (COE-E) municipal pode impedir a retomada. Apesar disso, a Prefeitura já considerada certo o retorno. Na reunião no Ministério Público na segunda, Piratini e Município chegaram a um consenso em relação aos calendários da educação infantil, ensino médio e superior, mas ainda permaneceu a divergência quanto ao ensino fundamental. Contra a volta às aulas neste momento por alegar falta de segurança os professores municipais realizam assembleia às 17h de quarta-feira (30.09) para decidir greve ou não.
Mais flexibilizações em Porto Alegre
A Capital gaúcha deverá ampliar o horário de abertura do comércio. Segundo adiantou o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, a Prefeitura deverá publicar decreto na próxima semana permitindo que lojas de rua funcionem das 9h às 19h, e os shoppings, das 12h às 22h, de segunda-feira a sábado. “Outro pedido dos lojistas ao Executivo municipal é que no próximo domingo, dia 4 de outubro, o comércio possa estar aberto em razão do feriado do Dia das Crianças, comemorado no dia 12”, disse. Em outra frente, o setor de bares e restaurantes segue conversando com o poder público da Capital para poder abrir aos domingos – pedindo, inclusive, fiscalização mais rígida para quem descumprir os protocolos de distanciamento social.
Novo edital da Orla do Guaíba e Harmonia prevê menos investimentos
Depois de a primeira tentativa, lançada em julho, não ter atraído interessados, a Prefeitura apresentou alterações no edital de concessão do Parque Harmonia e Trecho 1 da Orla, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. Foram reduzidos o valor do contrato, de 325 milhões para 281 milhões de reais, e os investimentos previstos em obras de infraestrutura, de 57 milhões para 31 milhões. A nova proposta também aumenta a área total concedida, e permite a construção de um estacionamento anexo ao Harmonia. Ao todo serão 256 mil metros quadrados concedidos por 35 anos. De acordo com a Prefeitura, os investimentos já realizados na Orla e na iluminação pública, por meio de parceria público-privada, permitiram reduzir o valor do primeiro edital. A abertura das propostas está prevista para 3 de novembro.
Brigada Militar adquire viatura e diversos equipamentos com recursos repassados pela AMIFEST
O Capitão Francieli Ronsoni e o tenente Mateus Pelizaro, da Brigada Militar em Igrejinha, no Vale do Paranhana apresentaram no dia 24 de setembro, as aquisições realizadas com recursos repassados pela Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (AMIFEST) no valor de R$ 361 mil. Conforme a apresentação, foram adquiridos três tablets para registro de ocorrência, cinco rádios HT, armas de energia conduzida sparck, três impressoras térmicas para impressão de multas, viatura Fiat Toro, três computadores para funções administrativas, rastreador de GPS para viaturas, quatro webcams para audiências virtuais e reuniões virtuais, vidro blindado para a janela da frente do quartel, fones de ouvidos para HT, câmera policial para gravar os atendimentos de ocorrências, cama de faquir para evitar fugas em abordagens, 20 colchões e 10 beliches para receber efetivo em apoio na Oktoberfest, projetor entre outros pequenos materiais administrativos.
A capitã Francieli aproveitou o encontro para apresentar balanço do número de policiais militares que trabalharam no primeiro e segundo final de semana da festa. A avaliação foi de que poucas ocorrências foram registradas dentro e no entorno do Parque Almiro Grings, resultado do policiamento preventivo considerado extremamente satisfatório.
Flash News Rio Grande do Sul
:: Rio Grande do Sul é o Estado com mais candidaturas únicas no Brasil. Ao todo, 33 das 497 cidades gaúchas terão apenas um candidato a prefeito nas próximas eleições.
:: Auxílio emergencial trouxe 8,67 bilhões de reais em depósitos para o RS. O número equivale a quase 2% do PIB no Estado. Os dados foram levantados por GZH.
:: Tribunal de Justiça julgou constitucional a lei que prevê reajustes no IPTU em Porto Alegre. O reajuste estava sendo questionado pela OAB.
:: Uma nova rodada de teste registrou mais 242 casos positivos de Covid-19 em lares de idosos em Caxias do Sul. Trabalho também identificou surto em duas Instituições.
:: Retomada das aulas presenciais de escola particular de Taquara leva estudantes para aulas em auditório.
:: IPVA 2021 poderá ser parcelado em até três vezes, conforme o calendário do Piratini. O tributo deverá ser quitado até abril.
:: Mais 31 quilômetros de duplicação da BR-116 deverão ser entregues até o final do ano. Caso os prazos forem cumpridos, mais da metade do trecho entre Pelotas e Guaíba estará duplicado.
:: Mesmo após decisão da Justiça que determina a volta dos peritos aos postos do INSS, muitos não retornaram ao trabalho. No Rio Grande do Sul, das 26 agências vistoriadas e aptas para retomar as atividades, sete ainda estão paradas.
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.
Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.