Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul : destaca impeachment do prefeito Nelson Marchezan Júnior, início da campanha eleitoral, distanciamento controlado sofre menos contestações, terrorismo de Eduardo Leite, auxílio emergencial e desemprego, polêmica nas licitações de praça e Instituto Renascer e Grêmio é tricampeão gaúcho
Impeachment Prefeito Nelson Marchezan Júnior
Rito de impeachment Prefeito Nelson Marchezan Júnior que tramita na Câmara Municipal deverá gerar sessão de julgamento às vésperas da eleição 2020. “O que importa não é o processo e a investigação. É me tirar da eleição” , diz Prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). O tucano, voltou a negar qualquer ilegalidade nos apontamentos que o acusam. “Eu não faço parte da história que levou a cidade para as páginas policiais. Eu não faço parte das quadrilhas que passaram pelas gestões de Porto Alegre”, afirmou.
Marchezan também acusa os vereadores de cercearem a sua defesa em diversos pontos, como a redução no número de testemunhas que seus advogados arrolaram, de 29 para 10. O prefeito será afastado se 24 dos 36 vereadores votarem contra ele – quando a denúncia foi aceita, foram 31 votos. Marchezan conseguiu virar um voto, do vereador Valter Nagelstein (PSD), aquele que teve vídeo postado nas redes sociais, onde aparece com a família satirizando as mortes por Covid-19 . Pré-candidato ao Paço, ele afirmou que irá votar pela manutenção do prefeito no cargo, por entender que estaria se beneficiando com o processo.
Início da campanha eleitoral – Eleições Municipais 2020
Começa na segunda-feira (31.08) a campanha eleitoral de 2020. A campanha deverá ser mais virtual em razão da pandemia de coronavírus. A Covid-19 também adia os dias de votação, que passaram para 15 e 29 de novembro. Outras novidades são : fim das coligações para cargos proporcionais (vereadores). Apesar dos partidos estarem unidos na chapa majoritária (prefeito e vice), o mesmo não valerá para as nominatas dos parlamentares. Porto Alegre tem 14 pré-candidatos a prefeito, número que pode sofrer alterações conforme o andar das convenções partidárias, que devem até 16 de setembro. A propaganda eleitoral começa em 27 de setembro, após o registro das candidaturas. No rádio e na TV, o horário eleitoral ocorrerá entre 9 de outubro e 12 de novembro.
Distanciamento controlado sofre menos contestações
Diminuiu o número de pedidos de reconsideração de municípios e de associações regionais sobre a classificação das bandeiras na rodada da semana do distanciamento controlado. Foram sete desde sexta-feira. Na última semana chegaram 10 pedidos; na anterior; 28. A definição do mapa da semana sairá na segunda-feira, à tarde, e entra em vigor na terça. Preliminarmente, são consideradas as regiões de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Taquara, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões e Passo Fundo como áreas de alto risco de contágio por coronavírus.
Grêmio é tricampeão gaúcho
Não foi com brilho, mas valeu a taça no armário. Depois de 30 anos, o Grêmio voltou a ser tricampeão gaúcho de maneira consecutiva. No segundo jogo da final, nesse domingo na Arena, o Tricolor sofreu a virada e perdeu para o Caxias por 2 a 1 – levasse um gol a mais, a decisão iria para os pênaltis. O placar da ida, 2 a 0, acabou sendo determinante para a conquista.
Flash News
Ao menos 13 lojas foram autuadas por funcionarem no fim de semana, em desacordo com o decreto municipal, que veta o comércio aos sábados e domingos.
Dentre os 174 projetos que pediram prioridade para obtenção de licenças na Capital está um novo hospital. Os empreendimentos teriam perspectivas de geração de 8,3 bilhões de investimentos e 52,2 mil empregos diretos.
Um dos efeitos mais devastadores da crise econômica provocada pela Covid-19, o desemprego colocou milhões de pessoas nas ruas. Segundo o IBGE, o Rio Grande do Sul perdeu mais de 130 mil postos formais e contabiliza mais de 1 milhão de pessoas desempregadas ou impedidas de procurar emprego por conta da pandemia. Atualmente existe mais pessoas recebendo o auxílio emergencial do Governo Federal do que trabalhando com carteira assinada no Estado do Rio Grande do Sul, situação que é idêntica em muitos estados do país. São 2,6 milhões de dependentes do benefício contra 2,4 milhões no mercado formal de trabalho.
Passado um ano de uma alardeada assinatura do contrato que prometia a manutenção de 600 praças em Porto Alegre, menos de 10%, 51, receberam algum tipo de trabalho, conforme o Jornal do Comércio, confirmando o que o Matinal já havia constatado em fevereiro. Dos 24,8 milhões de reais que seriam destinados à conservação, apenas 5,1 milhões de reais foram, de fato, aplicados ao fim do vínculo. Contratada para o serviço, a Ecsam não respondeu à reportagem do JC e atualmente sequer mantém seu site no ar. Apesar de não ter saído como planejado, a Prefeitura destaca que o total gasto já é dez vezes mais do que era aplicado no setor até 2018. Dessa vez discretamente, o Executivo lançou novo edital para a conservação de praças e parques, dividindo as áreas em três lotes. O pregão eletrônico já ocorreu e duas empresas saíram vencedoras do processo, que prevê 46,4 milhões de reais para a manutenção das áreas verdes. As novas contratadas devem começar a atuar em outubro.
O MP-RS instaurou um inquérito civil para investigar a terceirização do albergue Felipe Diel, feita com dispensa de licitação com base no decreto de calamidade pública da pandemia. Além do Instituto Renascer, também são investigados o presidente, Thiago Flores, e o ex-secretário municipal Itacir Flores, seu pai. O MP-RS havia aberto um procedimento preparatório (etapa em que notícias de irregularidades são apuradas e possíveis réus são investigados) e que agora evoluiu para um inquérito civil. A promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Porto Alegre, comandada pelo promotor José Guilherme Giacomuzzi, reconhece na terceirização fortes indícios de improbidade. Esta fase, na qual são coletadas evidências e provas, poderá originar uma ação civil pública (ACP) contra o Instituto Renascer, Itacir Flores e Thiago Flores por violações à moralidade administrativa e danos ao patrimônio público. Uma fonte consultada por Sortimentos, informou que “a investigação não irá dar em nada, pois a promotora que está cuidando do caso é pró governo”.
O governador Eduardo Leite adota o terrorismo ao projetar “caos” sem reforma tributária aprovada na Assembleia. Se os parlamentares rejeitarem, Leite tem uma carta na manga: vai apresentar outra proposta, que pede a manutenção da majoração das alíquotas de ICMS ao Legislativo. O tucano projeta que a redução da arrecadação, estimada em 2 bilhões de reais caso se encerre a majoração, deve trazer um cenário de “caos” no RS. Outra projeção pessimista dele é com relação à dificuldade de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, em negociação com a União. O político esquece de avaliar as isenções fiscais que geraram uma perda de receita para o Estado acima dos 6 bilhões de reais.
A escritora chilena Isabel Allende participará da abertura da Feira do Livro de Porto Alegre. Este ano, o tradicional evento será virtual entre 30 de outubro e 15 de novembro.
A Azul retomará os voos entre Porto Alegre e Florianópolis a partir do dia 14 de setembro. A rota estava suspensa desde 22 de março.
Os bancos de sangue da Capital estão com estoques em situação crítica. Além do Hospital de Clínicas, o Conceição, a Santa Casa e o Hemocentro do Estado também precisam de doadores. O procedimento pode ser agendado por telefone, WhatsApp ou pela internet.
Com notícias do Matinal Jornalismo – Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.