Litoral Norte Gaúcho – Campanha contra óculos falsificados
Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico (Sindióptica RS) promove mais uma vez a campanha “Óculos de Qualidade Protege de Verdade”.
A operação acontece à beira-mar em 13 praias gaúchas entre Cidreira e Torres no meses de janeiro e fevereiro, durante seis finais de semana. São 50 pessoas dividas em equipes que divulgam e despertam nos veranistas sobre a proteção ocular na praia. Cerca de 300 mil panfletos impressos são distribuídos em pontos próximos a venda de produtos sem procedência.
A campanha também estende-se além dos balneários. As praças de pedágios servem de ponto de apoio para panfletagem nas praças da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) em Portão (RS-240, km 13), Campo Bom (RS-239, km 19) e Viamão (RS-040, km 19). Em Porto Alegre, na orla do Guaíba, também está prevista a execução de teste de visão e ações de conscientização junto aos transeuntes.
O objetivo principal é despertar o consumidor para evitar adquirir réplicas e produtos facilmente vendidos na beira da praia, com apelo de marcas famosa – porém sem licença e falsificadas – que trazem danos aos olhos. “O uso de óculos falsificados causam efeitos cumulativos e irreversíveis aos olhos, provocando lesões para o futuro”, alerta André Roncatto, presidente do Sindipótica RS .
Ações semelhantes foram encampadas em Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais. Os óculos estão em quinto lugar na escala de artigos falsificados. Até mesmo em locais de venda itinerante ou no comércio virtual na internet, revestido sob aspecto “legal”, a venda de óculos sem procedência busca atrair o consumidor desavisado. De um total de R$ 1,17 trilhão que a economia subterrânea movimenta no Brasil, 6% dizem respeito ao Rio Grande do Sul. O percentual é equivalente a R$ 76,48 bilhões.