Estudo com consumidores europeus aponta tendências para o varejo em cenário pós-pandemia

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Pesquisa : hábitos dos consumidores europeus
Pesquisa : hábitos dos consumidores europeus

Pesquisa : hábitos dos consumidores europeus

Estudo com consumidores europeus aponta tendências para o varejo em cenário pós-pandemia

A Symphony RetailAI (SRAI) realizou no mês de julho/20 um estudo dos hábitos dos consumidores europeus após a flexibilização das restrições de isolamento. A análise, a partir dos dados agregados de suas soluções para importantes players do continente, aponta tendências globais para um eventual cenário pós-pandemia da Covid-19.

Diante das mudanças rápidas e radicais dos hábitos de compra em resposta à crise global, especialmente nas primeiras seis semanas de “bloqueio”, a SRAI buscou avaliar quais delas agora demonstram potencial para se manter, mesmo a médio e longo prazos.

A conclusão inicial é que, na Europa, a “euforia” do pós-bloqueio se estendeu basicamente por seis semanas, mas ainda sinaliza índices de crescimento em diversos aspectos.

O aumento no volume das cestas de compra após o lockdown (12%), por exemplo, não é tão expressivo quanto se mostrou durante o bloqueio (19%), mais ainda segue bem superior ao mesmo período no ano passado (crescimento de apenas 2%).

O novo estudo também atesta que 51,2% dos consumidores já existentes mudaram seus hábitos de compra durante o bloqueio, enquanto 38% mantiveram seus padrões e outros 10,7% prefeririam não realizar compras neste período, provavelmente recorrendo a estoque prévio.

Dentre os que mudaram seus hábitos de alguma forma, 35,4% retornaram às compras habituais, 34% mantiveram as preferências adotadas ao enfrentar a pandemia e 25% criaram um novo padrão, até então nunca praticado. Apenas 4,7% ainda não se mostram ativos neste período de retomada das compras.

Outro apontamento importante é que 30% dos consumidores diretos que fizeram mais de duas compras por semana se mostraram mais sensíveis às promoções (3% a mais do que no período pré-pandemia). Em contrapartida, os idosos ainda relutam em retomar antigos hábitos no varejo. Cerca de 35% dos maiores de 60 anos tem feito, no máximo, uma visita por semana ao supermercado.

A pesquisa também observa algumas tendências que vão além dos números. Entre as conclusões, o hábito de cozinhar em casa tem se tornado menos frequente após o pico da pandemia, enquanto o consumo de produtos saudáveis se mantém estável; já o consumo de bebidas alcoólicas não só se manteve durante os meses de bloqueio efetivo, como tem se acelerado mais recentemente.

Click & Collect

A prática de fazer os pedidos online e retirá-los na loja (takeaway ou Click & Collect) também foi objeto de estudo na pesquisa junto ao mercado europeu. Os índices apontam um aumento gradativo durante e após o pico da pandemia, com 64,6% e 44,4% a mais de transações efetuadas, respectivamente, em comparação com o mesmo período em 2019.

O número de clientes que aderiu ao formato Click & Collect também segue crescendo. Segundo a pesquisa, cerca de 45% daqueles que retiravam seus produtos nas lojas durante o lockdown permanecem utilizando este canal de compra atualmente, enquanto 38% voltaram a reabastecer os estoques de forma presencial e 17% ainda não registaram novas transações.

Tendências de mercado

Análise global dos resultados da pesquisa europeia aponta entre seus insights a importância das promoções, essenciais para direcionamento do tráfego e aumento da frequência dos clientes; e a atenção crescente que deve ser dedicada aos canais online, cada vez mais priorizados nas transações do varejo e, já para muitos, o formato preferido ao efetuar suas compras.

Em termos de varejo brasileiro, já projetando um cenário mais definido no pós-pandemia, devem se destacar no mercado aqueles que mais incentivarem o aumento da cesta de compra através de estratégias de comunicação bem definidas e promoções direcionadas, inclusive de itens não essenciais.

Da mesma forma, os que garantirem sortimento e os serviços adequados aos idosos, que ainda demonstram insegurança em retornarem às lojas e que demonstrarem capacidade de reter clientes em ambos os canais (presencial e online), com atenção especial ao sortimento e gerenciamento de estoques.