Notícias enchente em Porto Alegre : aulas, transporte, nível do Guaíba, água e comércio
Sortimento Notícias enchente em Porto Alegre – Sortimento Notícias da enchente no Rio Grande do Sul
Atualização nível do Guaíba, às 20h de 05/05
- Cota atual: 5,29m
- Cota de Inundação: 3m
- Altura do Muro da Mauá : 6m
Dados da régua da Secretaria
Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, aconselhou os moradores da capital gaúcha que tenham casa no Litoral à viajarem para as praias. A justificativa é o risco de a cidade colapsar.
A Defesa Civil de Porto Alegre participou de mais de 4 mil resgates entre a sexta-feira, 3 e domingo, 5. O órgão recebeu 1,6 mil ocorrências no período. Os atendimentos ocorrem de forma integrada com o Corpo de Bombeiros (CBM/RS), Exército Brasileiro e voluntários.
Comércio – Prefeitura, Sindilojas Porto Alegre, CDL Porto Alegre, ACPA, Sindha e Sindec sugerem que os estabelecimentos comerciais permaneçam fechados até a terça-feira, 7, nos bairros afetados pela enchente. A Guarda Municipal faz rondas de barco no Centro Histórico e 4º Distrito.
Acolhimento – O Teatro Renascença, na avenida Erico Verissimo, 307, é o ponto de referência para abrigo temporário em Porto Alegre. O local oferece atendimento de saúde, alimentação e encaminhamento – seja à casa de amigos, familiares ou às mais de 50 estruturas de proteção da prefeitura e entidades parceiras.
Abastecimento – O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) pede que a população economize água. Quatro das seis estações de tratamento de água permanecem desligadas por inundação e/ou falta de energia elétrica. Hospitais e abrigos provisórios são abastecidos com caminhões-pipa neste domingo.
Aulas nas escolas da rede municipal de educação : suspensas até esta quarta-feira, 8. No momento, as escolas municipais de ensino fundamental Jean Piaget, Grande Oriente do Rio Grande do Sul e Porto Novo atuam como alojamento provisório de morados de áreas atingidas pela enchente. Nas demais unidades escolares, não atingidas pelas cheias, há acolhimento aos alunos, familiares, e comunidade.
“É um momento extremamente difícil para nossa cidade e para o Estado, hora de união de esforços, resgate e acolhimento. Estamos em contato constante com as gestões escolares para que nossas escolas, que estejam em boas condições, sejam ponto de acolhimento e suporte aos alunos e à comunidade”, afirma o secretário de Educação, José Paulo da Rosa.
Nas escolas municipais, além do acolhimento e alimentação, está sendo disponibilizado aos atingidos apoio de uma equipe de mais de 50 psicológicos e assistentes sociais, da Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência (ABESS), parceirizada da prefeitura
Mobilidade – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) tem 87 ocorrências em aberto, sendo 60 bloqueios totais e 13 bloqueios parciais de vias. O órgão pede que as pessoas fiquem em casa, evitando vias como a Assis Brasil, única alternativa para resgate de pessoas que ainda estão ilhadas. Alça 2 de acesso secundário no km 83 da Freeway à Cachoeirinha está com trânsito interrompido e vai seguir assim até segunda-feira.
Trensurb – A circulação dos trens segue suspensa por tempo indeterminado em virtude das enchentes. O Centro de Controle Operacional da Trensurb segue em constante monitoramento e será informado sobre o retorno dos serviços assim que for possível.
O transporte coletivo opera com tabela de sábado na segunda-feira, 6, devido à redução da demanda da circulação prevista. Em razão dos desvios causados pelos alagamentos, alguns pontos sofrem alteração. As linhas 605, 701, 705.2, 703, 704, 704.1, 718 estão desativadas.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforça que os itinerários poderão ser modificados de acordo com a condição dos alagamentos. Aqueles que precisem utilizar o transporte coletivo de eixos que não estão listados, devem entrar em contato pelo app 156+POA ou números 156 e 118 do Atendimento ao Cidadão para receber informações específicas sobre os itinerários das linhas.
As linhas dos terminais Rui Barbosa e Parobé seguem pela Cristóvão Colombo, Alberto Bins, Cel. Vicente, Independência, retorno na praça Dom Feliciano, Independência, Ramiro, Cristóvão e retorno ao bairro.
Linhas Uruguai seguem à esquerda na Loureiro da Silva até o Açorianos.
Linhas que acessariam o túnel da Conceição, vindas da Osvaldo Aranha, entram à esquerda na Sarmento Leite, direita na Luiz Englert, Paulo Gama e Osvaldo Aranha de novo.
Linhas com terminais na Salgado e Borges utilizam a Loureiro da Silva, João Pessoa e Azenha para voltar à Zona Sul. Na área do Centro, operação normal.
Linhas da Zona Leste que acessariam o Túnel da Conceição seguem até o Viaduto Dona Leopoldina retornando ao bairro pela João Pessoa.
Ônibus que circulam pelo eixo Cascatinha, sentido bairro/Centro, seguem pela Erico Verissimo, Venâncio Aires e João Pessoa. No sentido Centro/ bairro, segue o mesmo itinerário saindo pela João Pessoa e seguindo o sentido inverso.
Veículos do eixo Beira-Rio, no sentido bairro/Centro, seguem pela Icaraí, avenida Divisa, Cruzeiro, Azenha, João Pessoa, Viaduto João Pessoa, Lima e Silva, Fernando Machado, Borges de Medeiros. No sentido Centro/bairro, Salgado Filho, João Pessoa, Azenha, Divisa e Icaraí.
T1 sentido norte/sul segue até o Praia de Belas.
T2,T2A, sentido Sul/norte, terão saída na Praia de Belas, entram na avenida Múcio Teixeira, José de Alencar à esquerda seguindo o itinerário normal até o viaduto Utzig. No sentido norte/sul, o desvio começa pelo Viaduto Utzig seguindo o inverso.
T3 Sul/Norte segue até a Cristóvão e no sentido contrário com saída na Cristovão.
T5 sul/norte saída da Praia de Belas, Ipiranga, convertendo na Mucio Teixeira, José de Alencar, seguindo o itinerário normal até a Garibaldi, Independência, Ramiro Barcelos, Cristovão Colombo até a elevada da Utzig. No sentido norte e sul segue o itinerário saindo da elevada da Utzig e seguindo o mesmo desvio até a Praia de Belas.
T11 e T12 seguem até o viaduto Utzig e retorna para a região Sul.
T4 tem trajeto normal até a Icaraí, dobrando à direita na Pedro Américo Leal e Diário de Notícias.
Invasão na Arena do Grêmio – Lojas na Arena do Grêmio foram saqueadas na tarde de domingo e o estádio gremista sofreu tentativa de invasão no início da noite. O Batalhão de Choque da Brigada Militar foi encaminhado ao local para conter a situação. Pessoas relataram que pessoas tentaram entrar em diversas áreas do estádio incluindo escritórios. O Grêmio afirma que a situação está controlada e que os 10 seguranças estão trabalhando isolados no local desde sexta-feira. Os profissionais tentaram mas não conseguiram impedir o acesso dos vândalos