Notícias enchente no Rio Grande do Sul : boletim das 14h de 14 de maio

Notícias enchente no Rio Grande do Sul : boletim das 14h de 14 de maio

Aumentou para 148 o número de mortes por enchente no Rio Grande do Sul, conforme a Defesa Civil RS. 124 pessoas são consideradas desaparecidas, 86 ficaram feridas, mais de 76.800 pessoas estão em abrigos e 538.545 desalojadas. 446 municípios gaúchos foram afetados.


Sortimento Notícias enchente em Porto Alegre – Sortimento Notícias da enchente no Rio Grande do Sul


O governo do Estado reduziu o número de municípios em estado de calamidade pública de 397 para 46. Com o decreto, os municípios têm acesso a verbas estaduais e federais de forma facilitada sem necessidade de processos licitatórios. Segundo o Piratini, o procedimento é corriqueiro, e a análise considerou as outras 320 cidades como em ‘situação de emergência’.


Ajuda ao cidadão

A CAIXA liberou o pagamento do fundo de calamidade através do saque do FGTS para mais seis municípios atingidos pelas chuvas. São eles : Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Arroio do Meio, Harmonia, Lajeado e São Leopoldo. Moradores de outros 22 municípios, já estão aptos para receber o recurso. O saque pode ser realizado por trabalhadores residentes nas áreas afetadas indicadas pela Defesa Civil dos Municípios ou áreas reconhecidas pelo Governo Federal. O valor máximo para retirada é de 6.220 reais por conta vinculada, limitado ao saldo em conta.


Transporte

Devido a elevação do nível dos rios, as linhas intermunicipais entre Porto Alegre e Pelotas e dos Municípios da Costa Doce foram canceladas. O motivo é o alagamento no acesso a Eldorado do Sul. Foram suspensos horários das empresas Embaixador com destino à Pelotas e da Frederes para Tapes, Cristal, Camaquã e São Lourenço do Sul. O DAER informa que as linhas serão retomadas quando baixar o nível dos rios,


Abastecimento d’agua

Cerca de 200 mil Imóveis abastecidos pela Corsan continuam sem água em 15 cidades gaúchas. Os maiores problemas ocorrem na região metropolitana, onde 132 mil residências estão sem abastecimento nos municípios de Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. Força-tarefa atua para a recuperação das estruturas alagadas visando reestabelecer o abastecimento em Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba, Eldorado do Sul e Viamão.

DMAE espera retomar fornecimento de água na estação Moinhos de Vento até quinta-feira. Pela manhã de hoje o motor queimado da estação de tratamento de água foi substituído por reserva que estava na estação São João. O diretor-geral do departamento disse que a expectativa é que o sistema seja religado aos poucos entre a tarde e a noite de hoje. A água deve chegar primeiro nos locais mais próximos e maos baixos. Nas partes mais altas vai demorar um pouco mais.

Maurício Loss também disse que o sistema de proteção contra cheias não suportaria até 6 metros de pressão do Guaíba e que há defeitos de engenharia ao citar a localização e altura das casas de bomba de números 17 e 18, no centro de Porto Alegre


Impostos e financiamentos

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou a revogação dos decretos que cortaram benefícios fiscais de itens da cesta básica. Na prática, a medida vai fazer com que os incentivos voltem a valer reduzindo o valor final dos alimentos.

O presidente Lula anunciou a suspensão por três anos do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a união. A quitação mensal da dívida com parcelas que crescem progressivamente é um dos compromissos fiscais mais pesados para o Estado.

A ex-presidente da república e atual presidente do banco dos Brics, Dilma Rousseff, anunciou que a instituição liberou 1 bilhão de dólares, o equivalente a 5 bilhões 750 milhões de reais, para ajudar o Rio Grande do Sul a enfrentar os danos causados pelas enchentes. O recurso será oferecido por meio de financiamento.

O banco de fomento vai liberar 500 milhões de dólares ao BNDES para o financiamento de pequenas e médias empresas e para obras de Proteção Ambiental e de infraestrutura para água potável, tratamento de esgoto e prevenção de desastres


Serviços : INSS e visto

Por causa da falta de água, luz ou de servidores afetados pelas enchentes, o INSS não tem agências funcionando em Porto Alegre. O problema se repete em outros 10 municípios na região metropolitana, nos Vales do Cai e dos Sinos, além de cidades no sul do estado. Todos os agendamentos para os últimos dias foram remarcados.

O Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre suspendeu a emissão de vistos até o dia 8 de Junho. As operações estão limitadas até a data. Aqueles que tinham horários agendados receberam orientações de como reagendar suas entrevistas.