Matinal Jornalismo e Feira do Livro de Porto Alegre fecham parceria para divulgação da edição 2021

Matinal Jornalismo e Feira do Livro de Porto Alegre - sortimentos.com
Matinal Jornalismo e Feira do Livro de Porto Alegre - sortimentos.com
Matinal Jornalismo e Feira do Livro de Porto Alegre – Foto: Diego Lopes

Sortimentos.com Notícias

Matinal Jornalismo e Feira do Livro de Porto Alegre fecham parceria para divulgação da edição 2021

O Grupo Matinal Jornalismo é parceiro da Feira do Livro de Porto Alegre na divulgação da programação de sua 67ª edição. Com o tema Para Ler um Novo Mundo, a feira será realizada em formato híbrido, entre 29 de outubro e 15 de novembro, com atividades totalmente gratuitas. O Grupo vai produzir a newsletter oficial do evento e publicar a programação completa diariamente na Matinal News e no site Roger Lerina.

Para Filipe Speck, diretor do Matinal Jornalismo, o evento reforça o compromisso do jornal com a transformação de Porto Alegre. “Estamos, desde o começo do ano, montando parcerias com os principais eventos culturais da cidade. Se conectar à Feira – o que é um privilégio e um compromisso imenso –, faz parte desse esforço de se tornar uma referência para conectar porto-alegrenses com o que acontece na cidade.”

Segundo Isatir Bottin Filho, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), a parceria será a primeira de um longo caminho em prol da cultura. “Receber informação de qualidade todas as manhãs é maravilhoso e saber que a programação da feira vai chegar aos assinantes todos os dias é uma ótima notícia.”

A programação online ocorrerá em um estúdio instalado no prédio do Memorial do RS, localizado na própria Praça da Alfândega, e transmitida pela plataforma digital da Feira, que também abrigará as lojas virtuais dos expositores ou opções de compra via whatsapp. Na Praça, onde a Feira do Livro ocorre desde a sua fundação, em 1955, ficarão as barracas dos livreiros, os estandes dos patrocinadores e a Praça de Autógrafos.

Matinal Jornalismo

Com sede na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o Grupo Matinal Jornalismo surgiu em 2019 da união entre a Matinal News (uma newsletter diária com as principais notícias de Porto Alegre e do RS), a revista digital Parêntese (editada pelo professor Luís Augusto Fischer e focada em entrevistas, reportagens, ensaios, resenhas e crônicas) e o site rogerlerina.com (editado pelo jornalista Roger Lerina, com notícias de arte e cultura, artigos, críticas e uma apurada agenda cultural de Porto Alegre e região). O Matinal Jornalismo também busca aproximar-se da comunidade realizando iniciativas como o ZAP Matinal, um serviço gratuito de transmissão de notícias via Whatsapp, criado em maio de 2020.

Os veículos do Matinal Jornalismo produzem e entregam, via newsletters para assinantes, conteúdos locais exclusivos sobre desenvolvimento social e urbano, política, cultura e identidade, com contexto, equilíbrio e independência para oferecer uma abordagem crítica dos fatos. Hoje, o Grupo conta com uma equipe de 15 profissionais qualificados, entre editores, repórteres, designer e social media, além de um time de renomados colaboradores que produzem textos, ensaios, fotografias, desenhos e reportagens com temas e visões que outros canais de informação não abordam.

O Matinal Jornalismo traz o aspecto local para a dimensão global, com uma visão cosmopolita e tendo como horizonte a humanidade. Cultivar a pluralidade – seja ao divulgar um amplo espectro de opiniões, seja ao focalizar mais de um ângulo da notícia – e praticar um jornalismo de excelência são valores do Grupo.

Com dois anos de existência, o Grupo acumula prêmios importantes como a Menção Honrosa no 37º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2020, o segundo lugar na categoria Web e o Troféu Antônio Gonzalez de Contribuição à Comunicação Social, ambos no 62º Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo. Em 2020, o Matinal Jornalismo recebeu também os necessários incentivos do Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo, do programa Google News Initiative e do Fundo de resposta rápida ao impacto do COVID-19, oferecido pela Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil e pela USBEA.