Skip to content
Sortimentos Comunicação - Sortimento.com.br

Sortimento Futebol e Noticias – Sortimento Revista de Negócios e Economia

Sortimento Futebol – Sortimento Revista de Negócios – Sortimentos Notícias – Sortimento Finanças – Sortimento Economia

Cobertura Sortimentos.com - Feira SICC em Gramado - feira do setor calçadista
  • Futebol
  • Notícias
  • Finanças
  • Economia
  • Espaço Empresarial
  • Empresas e Negócios
  • Geral
  • Consumidor
  • LifeStyle
    • Turismo
    • Bebidas e Gastronomia
    • Decoração
    • Comportamento
    • Moda
    • Looks da Moda
    • Beleza
    • Saúde
  • Eventos e Feiras
    • Moda Eventos
    • Temporada Verão
    • Réveillon 2023
  • Carnaval 2022
  • Programação Digital
  • Webrádio
  • Encatho & Exprotel 2022
  • Redação e Comercial
  • Toggle search form
Sortimento Loja de Calçados - Loja de Tênis - sortimento.com.br

Private label impulsiona exportações da indústria calçadista brasileira

Posted on 18 de abril de 202220 de abril de 2022 By FabioJuchen

Sortimento Notícias

Private label impulsiona exportações da indústria calçadista brasileira

Desde o segundo semestre de 2021, a indústria calçadista brasileira experimenta uma retomada que tem como principal fator o aumento das exportações. No ano passado, foram embarcados 123,6 milhões de pares, 32% mais do que em 2020 e 7,3% mais do que no ano que antecedeu a pandemia de Covid-19 (2019). Nos três primeiros meses de 2022, as vendas de calçados para o exterior seguiram o ritmo de elevação, somando mais de 40,74 milhões de pares embarcados ao exterior, 27,3% mais do que no mesmo período de 2021. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), além do arrefecimento de Covid-19, entre os fatores determinantes para a performance estão as exportações com marcas dos clientes internacionais, modelo chamado de private label.

Private Label

A Private Label é uma das principais tendências do novo mercado. É uma expressão em inglês que significa “etiqueta privada”, usada para nomear a prática das empresas que chegam a terceirizar 100% do processo produtivo. Como funciona:

  • Empresa varejista tem a ideia de um produto;
  • Contrata-se fabricante para realizar a produção;
  • Os produtos são fabricados;
  • Varejista vende o produto com a marca dela!

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que a demanda por produtos para grandes marcas do varejo internacional, especialmente dos Estados Unidos, tem sido fundamental para a retomada das exportações de calçados brasileiros. “É a retomada de um momento importante e histórico da indústria brasileira. Até meados dos anos 2000, quando a China despontou como o mais importante fornecedor de calçados do mundo, o Brasil era um grande exportador de private label, especialmente para os Estados Unidos, o nosso histórico principal destino no exterior”, conta o executivo, ressaltando que naquela época a demanda norte-americana migrou para a Ásia. Após um hiato de quase duas décadas, a procura de compradores dos Estados Unidos por novos fornecedores de calçados, alternativos aos asiáticos, tem alterado a “regra do jogo”.

Segundo Ferreira, se soma à nova configuração no contexto internacional, a evolução da cadeia produtiva nacional, hoje muito mais preparada e competitiva do que em meados dos anos 2000. “Hoje temos uma cadeia completa, que tem desde componentes até o produto final, tudo isso com tecnologia, qualidade, sustentabilidade e design. Além disso, atributos como flexibilidade produtiva para vendas de lotes menores, bem como a preparação para o atendimento personalizado no mercado internacional nos colocam em outro patamar competitivo”, avalia o executivo, acrescentando que a China, embora ainda seja o principal fornecedor de calçados do planeta, vem perdendo força diante das necessidades de consumidores mais exigentes e conscientes, especialmente da América do Norte e Europa. “O consumidor mundial, cada vez mais, tem dado atenção às origens do produto consumido, em especial aos quesitos de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Neste contexto, o Brasil sobressai como o principal fornecedor de calçados do mundo”, comenta.

Neste cenário de incremento da demanda internacional por calçados verde-amarelos, a busca por produtos com marcas de clientes vêm gerando oportunidades para as fábricas brasileiras especializadas no atendimento do mercado de private label. Relatório gerado pela Inteligência de Mercado da Abicalçados aponta que, em 2019, 15,8% dos calçados embarcados para o exterior eram com marcas de clientes internacionais, número que passou para 18,2% no ano passado. “E é um percentual que deve crescer nos próximos anos”, projeta Ferreira.



Mais setor calçadista na Sortimento Comunicação

:: Confira notícias e datas de feiras de calçados
:: Confira lançamentos e coleções de calçados
:: Cobertura do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado em Gramado
:: Cobertura da Zero Grau – feira de calçados em Gramado



Fonte : Abicalçados | Foto : MART PRODUCTION
Publicação da Sortimento Comunicação de Fábio Juchen



Economia, Espaço Empresarial, Notícias, Sem categoria

Navegação de Post

Previous Post: Exportações de componentes para calçados aumentam 16% no primeiro trimestre de 2022
Next Post: +Milionária : nova loteria da Caixa terá frequência semanal e será 4x mais difícil de acertar que a Mega-Sena

Sortimento Notícias

Sortimentos Futebol Jogos Resultados Noticias Série B do Brasileirão 2022 : classificação, resultados e tabela de jogos do 1° turno Esporte
Sortimento Futebol no Brasil - Giro de Notícias Copa Sul Americana 2022 : tabela de jogos, resultados, classificação e grupos Esporte
Copa Libertadores da América - Futebol -Conmebol Copa Libertadores 2022 : tabela de jogos, resultados, grupos e classificação Esporte
Tempo na Região Sul do Brasil : ciclone Yakecan e possibilidade de neve em diversas localidades Destaque Sortimento Notícias
Futebol no Brasil : tabela de jogos, resultados e classificação dos campeonatos - Sortimentos.com Série A do Brasileirão 2022 : classificação, resultados e tabela de jogos do 1° turno Esporte
Inverno - Neve no Rio Grande do Sul Defesa Civil Nacional alerta para onda de frio intenso em grande parte do país Giro Brasil
Sortimento Giro de Noticias Brasil - sortimento.com.br Economia : conceitos de inflação, deflação, desinflação, estagflação e reflação Economia
Praia de Cabo Branco no Litoral Paraibano -Temporada Verão Sortimentos.com Balneabilidade das praias do litoral da Paraíba : doze trechos estão impróprios para banho, aponta Sudema Nordeste
Leão - Imposto de Renda - Receita Federal - Sortimento Notícias Imposto de Renda 2022 : confira as regras para quem atua como MEI – microempreendedores individuais Economia

Sortimentos.com

  • Sindilojas Porto Alegre realiza Feira Brasileira do Varejo 2022 no Centro de Eventos da Fiergs
  • Inspiramais vai apresentar componentes e insumos para calçados, móveis, bijuterias e confecções no mês de julho em Porto Alegre
  • Dia do Desafio 2022 : Sesc/RS mobiliza municípios gaúchos para a prática de atividades físicas
  • Festa de São João de Limoeiro : programação da festa junina do Parque de Exposição Dr. Emídio Cavalcante
  • Qual a relação entre doenças e o frio? Quais são as mais comuns no inverno?
  • Turismo no Brasil : atividades turísticas crescem 4,5% em março de 2022, aponta pesquisa do IBGE
  • Síndrome de Burnout : “aprender a dizer não, faz bem”, indica psiquiatra Julia Trindade
  • Série B do Brasileirão 2022 : classificação, resultados e tabela de jogos do 1° turno
  • Copa Sul Americana 2022 : tabela de jogos, resultados, classificação e grupos
  • Copa Libertadores 2022 : tabela de jogos, resultados, grupos e classificação
Banner 1xBet Apostas Esportivas no Sortimentos.com

Sortimentos Comunicação

Site produzido por Fábio Juchen no ar desde 4 de janeiro de 2003. Contato para alertar sobre erros, críticas e sugestões : redacao @ sortimentos.net. Para sponsored post, parcerias e anuncios : sortimentos @ yahoo.com.br.

Copyright © 2022 Sortimento Noticias e Futebol by Sortimentos.com

Powered by PressBook Blog WordPress theme