Porto Alegre Notícias : torres do Zaffari no bairro Praia de Bela, reintegração de posse do prédio do INSS e Conferência Nacional de Meio Ambiente
Sortimento Rio Grande do Sul – Porto Alegre notícias 7 de novembro de 2024 – publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Conselho do Plano Diretor adia decisão sobre torres do Grupo Zaffari no bairro Praia de Belas
Terminou sem uma deliberação a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA) que debateria a aprovação do Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) das torres do Grupo Zaffari, no terreno logo ao sul do shopping Praia de Belas. A decisão foi postergada para a próxima sessão ordinária do colegiado, na quarta-feira da semana que vem.
A construção das cinco torres demanda uma flexibilização dos limites impostos pelo Plano Diretor da cidade, para que se permita a construção maior do que o teto atual de 52 metros de altura na região. Os prédios, segundo os planos do Grupo Zaffari, devem ter de 61 a 130 metros. Para se ter uma ideia, o edifício mais alto da cidade atualmente – o Santa Cruz, no Centro Histórico, erguido entre as décadas de 50 e 60 – tem 107 metros de altura, com 34 pavimentos. Na semana passada, o CMDUA aprovou com folga um projeto da Melnick para a construção de três torres no terreno onde ficava o antigo ginásio da Brigada Militar, no bairro Santa Cecília.
Reintegração de posse do prédio do INSS na capital gaúcha está suspensa até março
Está suspenso até março de 2025 o processo de reintegração de posse do antigo prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Centro Histórico de Porto Alegre, ocupado por famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). A decisão foi tomada ontem na segunda audiência para tratar do assunto, promovida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Justiça Federal do Rio Grande do Sul. A reunião teve a presença de representantes do ocupantes e do MTST, do INSS, da Defensoria Pública da União, da Advocacia-Geral da União, da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), da Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades e do Ministério Público Federal.
O INSS, que não utiliza o prédio desde 2017, ingressou com ação de reintegração de posse em junho, cerca de um mês depois da ocupação. Na audiência, o pedido de três meses de prazo partiu do governo federal. Segundo a representante da Secretaria-Geral da Presidência, Isadora Gama Brito, a União tem interesse na solução do impasse, mas é preciso viabilizar a indenização ao Fundo da Previdência Social, proprietário do imóvel.
Ambientalistas cobram convocação da etapa local da Conferência Nacional de Meio Ambiente pela prefeitura
Pioneira no debate sobre questões ambientais, Porto Alegre ainda não cumpriu os trâmites para realizar a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Evento proposto em junho deste ano pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a conferência ocorre primeiro em escala municipal, depois em âmbito estadual, e então nacional. No início de novembro, entidades ambientalistas requisitaram, por meio de ofício à prefeitura da capital, a publicação com urgência de portaria sobre o encontro, que se dispõe a adotar medidas em relação à emergência climática.
O governo do estado já realizou o processo para que ocorra a segunda etapa do evento, em nível estadual, a partir de decreto publicado no final de outubro. A prefeitura de Porto Alegre, no entanto, arrisca-se a perder o prazo que se encerra na metade de novembro – a conferência municipal deve acontecer até o dia 15 de dezembro deste ano, mas a sua convocação precisa ser feita no máximo 30 dias antes, ou seja, o prazo para o município se manifestar termina no próximo dia 14.
O tema da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente envolve principalmente a mudança climática – que têm tido efeitos catastróficos no Rio Grande do Sul – e o desafio da transformação ecológica. “Incentivar a ampla participação da população, sobretudo daqueles que vivem em territórios e condições vulnerabilizados, é objetivo fundamental”, afirma o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Ex-reitor da UFRGS apresenta sua candidatura à direção do Cemaden
O ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Carlos Bulhões apresenta hoje a defesa oral do seu nome para a direção do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Outros três candidatos também participam desta etapa, da qual sairá a lista tríplice a ser enviada à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a quem cabe a nomeação do novo diretor.
Bulhões, que deixou a reitoria da UFRGS no fim de setembro, foi alvo de dois processos de destituição. Sua gestão à frente da universidade gaúcha foi marcada por atritos com a comunidade acadêmica.
Giro de Notícias
Em roteiro em Brasília, o prefeito reeleito Sebastião Melo (MDB) agradece apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e brinca com o ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, sobre dobradinha em 2026.
Justiça Federal nega em primeira instância pedido da prefeitura para assumir estação de bombeamento da Trensurb. Cabe recurso da decisão.
A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região anulou demissão em massa de trabalhadores do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), efetuada pelo governo Jair Bolsonaro em 2021. A empresa também foi condenada a pagar 100 mil reais por danos coletivos aos empregados.
Inscritos no CadÚnico serão os únicos isentos de tarifa de ônibus em Porto Alegre.
Cesta básica fica 2,40% mais cara em outubro na capital.
MP realiza operação em oito cidades do RS contra empresas suspeitas de formar cartel para fraudar licitações. Valores dos contratos somam 460 milhões de reais.
Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer) promete pavimentação de acessos municipais até 2026 no estado.
Estudante da Pan American School of Porto Alegre cria sabão ecológico não poluente com óleo usado.
O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre necessita com urgência de doações de sangue e plaquetas.
Alunos do Colégio Leonardo da Vinci Alfa Alfa, no bairro Rio Branco, terão aulas no Instituto Porto Alegre (IPA). O grupo fluminense Raiz, que controla o colégio, mantém parceria com o Grupo Dalla Santa, que arrematou o IPA e o Colégio Americano em leilão.
A ex-deputada estadual Juliana Brizola garantiu ao repórter Paulo Egidio, de GZH, estar certa de que o avô, Leonel Brizola, jamais soube da existência de Giselda Topper, que afirma ser filha do ex-governador.
A Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal