Coronavirus no Rio Grande do Sul: Prefeitos da Fronteira Oeste decidem descumprir restrições das bandeiras de Eduardo Leite
As bandeiras estabelecidas por Eduardo Leite são polêmicas. Já tiveram mudanças de critérios, serviram de argumento e estratégia para flexibilizar atividades, sofreram críticas pela dificuldade em estabelecer regiões nas cores vermelha e preta e agora por decisão unânime na noite de domingo (14.06), após reunião por videoconferência, 11 prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO) decidiram manter em suas cidades critérios de bandeira laranja do ‘distanciamento controlado’ do coronavírus.
No sábado (13.06), o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, divulgou a mudança de bandeira para a cor vermelha, conforme os novos critérios para o distanciamento controlado.
A AMFRO irá encaminhar ao Executivo um documento assinado pelos 11 prefeitos com uma série de questionamentos. No texto, eles pedem que “o Estado analise as ponderações com base em números reais quanto aos números de leitos, hospitalizações clínicas e casos constatados de COVID-19, levando em consideração a singularidade de cada Município”.
Segundo a associação, os prefeitos manterão a decisão até que o governo estadual esclareça os critérios adotados para definir a nova bandeira para a região.