Governo do RS lança Programa Família Gaúcha em parceria com o CIEE-RS
. Sortimento.com.br . O Governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou, na quinta-feira (18/09/25), o Programa Família Gaúcha (PFG), que tem como objetivo atender mais de 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade social ao longo de 22 meses. A iniciativa busca transformar a relação entre poder público e comunidade, fazendo dos profissionais envolvidos o elo entre a realidade das famílias e as ações efetivas.
Desenvolvido e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Programa Família Gaúcha contará com a participação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS) em parte de sua execução. O programa prevê a contratação e a capacitação de 314 Agentes de Desenvolvimento da Família (ADFs).
Para o governador Eduardo Leite essa iniciativa, vai além de ações imediatas ou pontuais: “Estamos atuando de forma consistente e multisetorial no enfrentamento da pobreza e na construção da autonomia dessas famílias. O Estado deve ser uma alavanca que amplia o acesso a direitos, fortalece a inclusão socioprodutiva e abre oportunidades que geram qualidade de vida e justiça social, sem deixar ninguém para trás. Isso é o que buscamos com o programa Família Gaúcha”, destacou.
Esses profissionais realizarão visitas periódicas, diagnósticos e elaboração do Plano de Autonomia Familiar (PAF), articulando diretamente o atendimento com saúde, educação, habitação, trabalho e assistência social. O acompanhamento será individualizado, orientado por metas pactuadas com as famílias e registrado em sistema informatizado estadual, desenvolvido como instrumento estratégico de gestão, monitoramento e avaliação das ações.
Para Lucas Baldisserotto, CEO do CIEE-RS, é um orgulho para a instituição ter sido contratada para ser a operadora de um projeto inovador e capaz de transformar realidades. “Trata-se do projeto mais importante e significativo da história da nossa instituição, porque traduz o nosso propósito: promover cidadania, fortalecer vínculos e ampliar oportunidades, contribuindo para que cada pessoa possa construir um futuro melhor para si, para sua comunidade e para o Estado”, reflete.
Programa Família Gaúcha
O programa combina ações socioassistenciais integradas, previsão de transferência de renda e acompanhamento técnico qualificado, fortalecendo a atuação dos CRAS e da rede municipal intersetorial.
“O Família Gaúcha nasce na Secretaria de Desenvolvimento Social com o foco de fortalecer a autonomia das famílias, apoiando-as no acesso a políticas públicas e criando oportunidades de inclusão produtiva. Cada família terá o acompanhamento personalizado para superar o ciclo da pobreza e construir uma trajetória de emancipação social”, afirmou o secretário da Sedes, Beto Fantinel.
No total, 10.048 famílias devem ser contempladas, distribuídas em aproximadamente 170 CRAS de 92 municípios. A proposta é promover autonomia e cidadania e a emancipação social. A iniciativa também prevê a criação de Comitês Intersetoriais locais, municipais e estadual, responsáveis por analisar as informações coletadas pelos agentes e por deliberar sobre ajustes e encaminhamentos.
Além de selecionar e capacitar os agentes, o CIEE-RS será responsável por garantir a infraestrutura necessária às atividades — incluindo tablets, uniformes, materiais gráficos e veículos para deslocamento —, pela organização de momentos de integração e pelo monitoramento técnico da equipe, assegurando a qualidade da execução.
Lista de municípios participantes
Agudo, Alegrete, Alegria, Alvorada, Arambaré, Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Arroio dos Ratos, Bagé, Barão do Triunfo, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Cachoeira do Sul, Camaquã, Campo Bom, Candelária, Canoas, Capela de Santana, Cerrito, Cerro Branco, Charqueadas, Cruz Alta, Cruzeiro do Sul, Dezesseis de Novembro, Dona Francisca, Eldorado do Sul, Encantado, Engenho Velho, Erechim, Esperança do Sul, Esteio, Estrela, Estrela Velha, Faxinal do Soturno, Feliz, Fontoura Xavier, General Câmara, Gravataí, Guaíba, Horizontina, Ibarama, Igrejinha, Ijuí, Iraí, Itaara, Jaguari, Lagoão, Maçambará, Montenegro, Muitos Capões, Nova Palma, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Palmares do Sul, Paraíso do Sul, Parobé, Passo do Sobrado, Pelotas, Pinhal Grande, Porto Alegre, Quevedos, Restinga Seca, Rio Grande, Rio Pardo, Roca Sales, Rolante, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel,
São Jerônimo, São José do Norte, São Leopoldo, São Martinho da Serra, São Nicolau, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Segredo, Tabaí, Taquara, Três Coroas, Três Forquilhas, Triunfo, Uruguaiana,
Vale Verde, Vera Cruz, Veranópolis, Viamão e Vila Nova do Sul.