Início » Samsung avança na circularidade com um novo processo de reciclagem de cobalto para o Galaxy S25

Samsung avança na circularidade com um novo processo de reciclagem de cobalto para o Galaxy S25

Samsung circularidade - processo de reciclagem de cobalto para o Galaxy S25

Samsung avança na circularidade com um novo processo de reciclagem de cobalto para o Galaxy S25

. Sortimento tecnologia . A Samsung Electronics reforça o compromisso de fazer mais usando menos recursos naturais do planeta, dando continuidade ao uso de materiais reciclados nos dispositivos Galaxy – incluindo o cobalto, um material essencial para baterias.

Em 2024, a linha Galaxy S24 foi a primeira a utilizar cobalto reciclado. Agora, a Samsung dá um passo adiante, utilizando o cobalto dos dispositivos Galaxy usados e das baterias descartadas durante o processo de fabricação. Para isso, a Samsung criou uma nova Cadeia Circular de Suprimentos de Baterias com parceiros na mesma linha de pensamento sustentável, por meio de um processo de várias fases, para recuperar o cobalto das baterias usadas e dar a elas uma segunda vida para alimentar o novo Galaxy S25.

O processo começa com a coleta de smartphones Galaxy usados, como aqueles obtidos via programas de troca. As baterias são cuidadosamente desmontadas, descarregadas e trituradas para recuperar o cobalto com segurança. Em seguida, os fragmentos triturados são processados, formando uma “massa negra”, uma mistura em pó contendo cobalto e outros metais.

Essa massa é submetida a um processamento adicional para extrair o cobalto, que é usado para produzir material de cátodo – um componente essencial das baterias de smartphones. O cobalto restante é submetido ao estágio final do processo de fabricação da bateria, tornando-se parte integrante das novas baterias do Galaxy S25, uma vez que cada bateria do Galaxy S25 contém 50% de cobalto reciclado2.