Início » Rio de Janeiro Notícias : decreto municipal traz flexibilizações e estabelece novo horário limite para comércio, bares e restaurantes

Rio de Janeiro Notícias : decreto municipal traz flexibilizações e estabelece novo horário limite para comércio, bares e restaurantes

Orla do Rio de Janeiro - Foto Tiago Torres / Pexels / Sortimentos.com Orla do Rio de Janeiro - Foto Tiago Torres / Pexels / Sortimentos.com
Orla do Rio de Janeiro - Foto Tiago Torres / Pexels / Sortimentos.com
Orla do Rio de Janeiro – Foto Tiago Torres / Pexels / Sortimentos.com

Rio de Janeiro Notícias : decreto municipal traz flexibilizações e estabelece novo horário limite para comércio, bares e restaurantes


Decreto da prefeitura do Rio de Janeiro, publicado na quinta-feira (11.03), traz restrições ao horário de funcionamento de comércio, serviços, bares e restaurantes entre os dias 12 e 22 de março. Comércio, bares e restaurantes poderão funcionar, com atendimento presencial, até as 21h. Após o horário, bares e restaurantes só poderão funcionar com entrega em domicílio, drive-thru ou retirada no local (mas sem consumo).

O comércio poderá funcionar a partir das 10h30. O decreto também determina horários de funcionamento para os serviços (8h às 17h) e administração pública (9h às 19h). Ambulantes e barracas de venda de produtos poderão trabalhar até as 17h nas praias.

As atividades com atendimento presencial só poderão receber, em seus estabelecimentos, 40% de sua capacidade de clientes. Por exemplo, se o bar só tem lugar para 20 pessoas, só poderá atender a oito por vez, no horário permitido.

O decreto flexibiliza as medidas adotadas no decreto anterior, de 5 de março, que definia fechamento de bares e restaurantes às 17h e do comércio às 20h. Também proibia comércio nas praias.

O novo decreto mantém a proibição de permanência de pessoas em praças e outros locais públicos das 23h às 5h do dia seguinte. Também continuam proibidos festas e eventos em áreas públicas e particulares e o funcionamento de boates e casas de espetáculo.

Covid-19: com aumento de mortes, estados reforçam restrições

No momento em que o Brasil tem sido marcado pelos mais elevados números diários de mortes por covid-19 desde o início da pandemia e pela lotação dos leitos de unidades de terapia intensiva, governos estaduais atualizaram as medidas para tentar diminuir a disseminação do novo coronavírus.

Neste mês março, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe tiveram decretos com medidas mais rígidas de restrições para tentar conter o avanço da doença.

O toque de recolher, que proíbe a circulação de pessoas por áreas públicas em determinados horários, foi determinado em boa parte do país.

Confira as mediadas em cada Estado

Região Norte

Acre

Amapá

Amazonas

Pará

Rondônia

Roraima

Tocantins


Região Nordeste

Alagoas

Bahia

Ceará

Maranhão

Paraíba

Pernambuco

Piauí

Rio Grande do Norte

Sergipe


Região Centro-Oeste

Distrito Federal

Goiás

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul


Região Sudeste

Espírito Santo

Minas Gerais

Rio de Janeiro

São Paulo


Região Sul

Paraná

Rio Grande do Sul

Santa Catarina