Rio Grande do Sul Alerta : notícias do ciclone no litoral norte e Serra Gaúcha

Rio Grande do Sul Alerta .

Rio Grande do Sul Alerta : notícias dos estragos da passagem do ciclone extratropical no litoral norte e Serra gaúcha

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para a Região Metropolitana de Porto Alegre e parte da Serra e litoral norte gaúcho, com previsão de temporais e ventos intensos. O aviso vai das 15h de quinta-feira (15/6/23) até às 15h de sexta-feira (16/6/23), alerta população sobre os riscos causados pelas condições climáticas adversas.

Caso haja emergências ou necessidade de assistência, é indicado acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou contatar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Notícias : manhã de sexta-feira 16/6/23

Imagens de satélite do Inmet, entre 7h e 9h de sexta-feira (16/6/23), mostram nuvens associadas ao ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Chuva na madrugada somou 50 mm a 60 mm em alguns bairros de Porto Alegre. Já na Região metropolitana da Capital gaúcha, no Vale do Sinos, em diversos locais choveu perto ou acima de 100 mm.

Atualizado às 8h34 – Cerca de 1,5 milhão de pessoas em 450 mil unidades estão sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. São clientes na Grande Porto Alegre, Porto Alegre e Litoral Norte.

Prefeitura de Morro Reuter suspendeu as aulas nesta sexta-feira na rede municipal por causa das fortes chuvas na região. Há alagamentos na cidade. Alerta do tempo permanece.

Aulas estão suspensas em São Leopoldo. Os ônibus da Viação Leopoldense não estão circulando. As chuvas ocasionaram o transbordamento do arroios Kruze, João Corrêa, Campina e Cerquinha.

Arroio transborda no bairro Scharlau em São Leopoldo e alagamentos tomam as ruas. Pouco antes das 7h águas continuavam a subir no local.

Notícias : madrugada de sexta-feira 16/6/23

Segundo a previsão do site windy.com, o olho do ciclone extratropical deve tocar a costa do Litoral Norte do Rio Grande do Sul por volta das 3h da madrugada de sexta-feira.

Madrugada com vários locais com alagamentos em Porto Alegre. Entre os pontos estão Loureiro da Silva e Voluntários da Pátria.

Choveu na quinta feira mais de 20.0 mm por hora em Campo Bom, na Grande Porto Alegre. Já é a maior precipitação do ano na cidade Das 9h até a meia noite choveu 112.0 mm, sendo 60.4 mm entre às 21h e meia-noite. A enchente no Vale dos Sinos é provável pois choveu muito na cabeceira.

PRF RS : BR290 Km 06, em Osório, sentido Oeste, com pista bloqueada devido a alagamento. Desvio sendo realizado no Km 05 para a ERS-30 (que sai em Santo Antônio da Patrulha). BR 101 Km 30, em Três Cachoeiras, sentido litoral – capital: continua com a Pista 1 (da esquerda) liberada. O fluxo de veículos está baixo e não há congestionamento.

Defesa civil de Sapiranga orientou a população de áreas de risco a abandonar as suas casas e procurar lugar seguro.

00h50 Moradores de Tramandaí e Imbé relatam que o vento e a chuva pararam e está um ‘ar quente’

00h41 Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha S/A (CSG) informa : ERS 446 entre Carlos Barbosa e São Vedelino será bloqueada devido a risco de novos deslizamentos de barreiras, na parte da manhã de sexta-feira (16/6/23) técnicos vão analisar a possibilidade de liberação da via. Rodovia RS446 entre os KMs 0 e 14, encontra-se totalmente interditada devido a deslizamento de encosta. Siga pela RS122 ligação entre São Vendelino e Farroupilha, para deslocamentos entre Serra e capital gaúcha. Emergências ligue: 0800 122 0240.

PFR RS : Em Carlos Barbosa/RS, bloqueio no entroncamento da ERS-446 Km 14 com a BR-470 Km 231, devido à queda de barreiras na ERS-446. Desvio sendo realizado pelo Km 232 da BR-470, sentido Barão/RS. No momento, não há previsão de liberação. Se possível, evite trafegar pela região.

“Nossas equipes da @DefesaCivilRS, @cbmrs193 e @brigadamilitar_, estão mobilizadas para dar a assistência e o apoio às comunidades mais afetadas pelas fortes chuvas que incidem especialmente sobre a região nordeste do RS. Acompanho a situação junto a nossas forças de segurança”, escreveu o governador do Estado do RS, Eduardo Leite, em rede social, às 23h47 de 15 de junho de 2023.

Forte temporal que cai desde a noite de quinta-feira (15/6/23) no litoral norte gaúcho motivou prefeituras e Estado a suspender as aulas na sexta-feira (16/6/23). Há grande possibilidade de corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e transtornos no transporte rodoviário.

Mais de 60 mil clientes estão sem luz no Rio Grande do Sul

Ponte que liga Três Cachoeiras a Morrinhos do Sul através da ERS-494 teve uma cabeceira destruída pela correnteza. Bombeiros precisam ir até Santa Catarina para acessar o município de Morrinhos do Sul.

A cidade de Osório no litoral norte gaúcho também está sendo castigada pelo forte temporal provocado pela passagem do ciclone extratropical. Diversos pontos da cidade estão completamente alagados.


Rio Grande do Sul Alerta – 15 de Junho de 2023

23h57 : Na região central do município de Santo Antônio da Patrulha a água invade lojas e causa estragos na cidade.

23h40 : Alagamento no Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa. A unidade está em restrição total. Pacientes estão sendo transferidos para outra unidade hospitalar.

23h30 : Vento de 102 km/h em Tramandaí no litoral norte gaúcho

23h27 : Prefeito de Maquiné, no Litoral Norte gaúcho, faz apelo à população para que saia de casa e procure lugares altos devido à inundação.

23h24 : Chuva extrema na nascente do Rio dos Sinos no município de Caraá, Litoral Norte gaúcho, em consequência do ciclone.

23h20 : Chuva extrema no Litoral Norte gaúcho e a previsão da METSUL é seguir chovendo com até 400 mm ou 500 mm na encosta da Serra e Litoral. População em cidades da encosta deve IMEDIATAMENTE buscar terreno alto. É situação de EXTREMO PERIGO à vida.