Rio Grande do Sul Giro de Notícias : vacinação, kit covid, piscina liberada, reforma administrativa, Delegacia da Mulher e reitoria da UFPel
Previsão do tempo: Se o noticiário já está quente, o tempo também. Porto Alegre terá até 33°C hoje. Hidrate-se!
Sem data para vacinação nacional, RS cogita próprias doses
Uma semana de janeiro já se passou e o Ministério da Saúde ainda não definiu uma data para o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Ontem, em pronunciamento, o ministro Eduardo Pazuello evitou projetar uma data, mas afirmou que a imunização deve iniciar ainda neste mês e que o país tem garantido para este ano 354 milhões de doses, além de seringas, para iniciar o processo.
A chegada das doses a estados e municípios, conforme ele, se dará “de forma simultânea, igualitária e proporcional à sua população”. Horas antes, o governador Eduardo Leite (PSDB) disse a prefeitos da Região Metropolitana que aguardava para os próximos dias uma definição do plano federal. Caso contrário, ele voltou a indicar como plano B a possibilidade de o RS comprar suas próprias doses.
Porto Alegre deve ter “kit Covid” neste mês
Porto Alegre está em vias de se tornar a primeira cidade gaúcha a disponibilizar o “kit Covid”, um conjunto de remédios sem qualquer eficácia comprovada contra o coronavírus.
O tema da “imunização precoce” contra a Covid-19 voltou à pauta nesta semana, quando o prefeito Sebastião Melo (MDB) afirmou que trabalharia em prol da medida – que não é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde e sequer tem respaldo científico. Dentre as justificativas apresentadas por Melo, constou o fato de “diversos municípios” já usam.
Entretanto, segundo o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, não é o caso de nenhum município no Estado. “Nas prefeituras gaúchas, não ocorreu a adoção dessa medida”, disse em entrevista ao Correio do Povo. Porto Alegre deve disponibilizar um “kit Covid” ainda em janeiro. Os medicamentos deverão estar disponibilizados nas dez farmácias distritais da Capital. Entre os remédios estará a cloroquina e a ivermectina, que não tem eficácia reconhecida contra o coronavírus.
Após anunciar Kit Covid, prefeitura de Porto Alegre libera uso de máscara no transporte público
A gestão Sebastião Melo (MDB), na Prefeitura de Porto Alegre, começou desafiando a ciência, o bom senso e a responsabilidade de um gestor público precisa os cidadãos. Anunciou o Kit Covid, Volta as Aulas e altera a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte coletivo da Capital para passageiros com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou outras deficiências que as impeçam de fazer o uso de máscara. A isenção do uso de máscara deve ser apresentada mediante declaração médica, conforme descrito na íntegra Decreto nº 20.890, de 5 de janeiro de 2021. A regra se aplica ainda a crianças com menos de 3 anos de idade e já existe na legislação federal e estadual. A obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte coletivo continua para os demais usuários, mas quem vai cobrar ? Não há fiscalização, nem cumprimento de horários e lotação.
Câmara Municipal de Porto Alegre discute reforma administrativa
Câmara Municipal de Porto Alegre realiza na quinta-feira (07.01.21), às 14 horas, e na sexta-feira (08.01.21), às 10 horas, sessão virtual extraordinária para discutir dois projetos do Executivo que tratam da reforma administrativa da Prefeitura. As sessões serão transmitidas pela TV Câmara, canal 16 da NET, pelo canal digital 11.3 e pelo Youtube.
Serão apreciados os projetos PLCE 01/21 e PLE 01/21. Com as mudanças, a estrutura do governo ficará com 19 secretarias, oito estruturas indiretas e duas secretarias extraordinárias, uma delas já implantada – a Extraordinária de Enfrentamento do Coronavírus.
A reforma prevê a extinção de um cargo de secretário extraordinário e de 11 vagas de CC5. O enxugamento viabiliza a criação de quatro vagas de secretários, com respectivos adjuntos, e de mais dois adjuntos (Educação e Governança). Haverá duas separações de secretarias: Planejamento e Administração; Obras e Mobilidade; e será criada a pasta de Regularização Fundiária e Habitação, responsável pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab), e recriada a de Esporte e Lazer.
Aberta a Temporada de Piscinas do Sesc Protásio Alves
O Parque Aquático na Capital gaúcha opera com com cerca de 20% da capacidade, segue o Decreto Municipal vigente na Capital que autoriza a abertura de parques aquáticos mediante o cumprimento de diversas medidas protetivas contra à Covid-19. O funcionamento é de terças a sextas-feiras, das 12h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Neste ano, haverá restrição das áreas de lazer da Unidade como churrasqueiras, brinquedos, praças e piscina olímpica que estarão fechadas. Já o restaurante do Hotel Sesc Protásio Alves estará atendendo apenas hóspedes. Os ingressos variam entre R$ 15 e R$ 50 e já estão à venda no SAC do Sesc Protásio Alves (Av. Protásio Alves, 6220 – Porto Alegre) e nas demais Unidades Sesc de Porto Alegre, Canoas, Viamão, Gravataí e São Leopoldo.
Setor de eventos quer mais flexibilizações, enquanto Simpa teme volta às aulas na Capital
“Tímido” e “conservador”. Essas foram as palavras usadas pela Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos (Agepes) para definir o decreto elaborado pela administração do prefeito Sebastião Melo em Porto Alegre. O setor convive com perdas há pelo menos dez meses, já que não consegue realizar formaturas, casamentos, aniversários e entrega de prêmios.
O argumento da presidente da Agepes, Cláudia Fattore, é de que muitos desistiram de procurar a organização de eventos por conta da pandemia e, por conta disso, muitos negócios foram encerrados. Ela ainda sustentou que eventos testes realizados em agosto e setembro dão a garantia de que é possível realizar cerimônias e festas com segurança. E segurança é o que o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) mais quer para o retorno das aulas presenciais em Porto Alegre.
A proposta divulgada pela secretária municipal de Educação, Janaina Audino, indica que o calendário escolar de 2021 começa em 22 de fevereiro, mas a entidade sugeriu que até lá a prefeitura faça uma análise focada na segurança sanitária para evitar novos contágios pelo coronavírus. O temor do Simpa está centralizado na possibilidade de que no próximo mês a cidade esteja em uma condição pior do que está hoje no enfrentamento da Covid-19.
Delegacia da Mulher passa a fazer prisões em Porto Alegre
Reinaugurada após dois meses em reforma, a 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (1ª Deam) de Porto Alegre passa a fazer registro das prisões em flagrantes de casos de violência doméstica. O espaço fica localizado no Palácio da Polícia, na Azenha, e funciona 24 horas.
A expectativa da chefe de Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, é de que as detenções aumentem com mais delegados nas equipes de plantonistas. Com a obra, a delegacia passa a oferecer mais acolhimento às vítimas, como salas reservadas para os registros de ocorrências e atendimento psicossocial e rampa de acesso para mulheres com deficiências ou com carrinho de bebê. A cela foi reformada para atender a demanda das prisões.
Para Anflor, a ampliação da delegacia é uma exigência antiga de muitas mulheres: “Que o espaço seja um recomeço, novo ânimo, novo olhar, para salvar muitas vidas”. A 1ª Deam registra cerca de 1 mil ocorrências por mês.
Bolsonaro desrespeita eleição para reitoria da UFPel e escolhe segundo nome
Mais uma vez, Jair Bolsonaro rompe a tradição de respeito à autonomia das universidades ao nomear uma nova reitoria no Rio Grande do Sul. O presidente escolheu Isabela Fernandes Andrade como reitora da UFPel. A sua chapa ficou em segundo na lista tríplice enviada ao Planalto. A professora também fazia parte da chapa eleita na consulta interna realizada na universidade – foi uma decisão do Conselho Universitário enviar a Brasília apenas nomes escolhidos pela comunidade acadêmica justamente porque o grupo já esperava que Bolsonaro pudesse desrespeitar sua escolha. Ainda assim, havia a preferência de que fosse nomeado Paulo Roberto Júnior, que encabeçou a chapa e a lista tríplice.
Agora, a atual gestão e o grupo eleito internamente consideram apelar judicialmente para reverter a nomeação. No ano passado, o presidente nomeou Carlos Bulhões para a reitoria da UFRGS, terceiro nome no pleito interno. Mesma situação ocorreu na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que está sob a gestão de Marcelo Recktenvald, igualmente em terceiro lugar na eleição realizada na instituição. Veja a situação de outras federais no Estado.
Rio Grande do Sul Flash News
As aulas da rede estadual irão voltar a partir de 8 de março. Serão presenciais, com capacidade de 50% das salas, conforme a colunista Rosane de Oliveira.
Idosos e estudantes voltaram a ter cartão TRI bloqueado em horários de pico nos ônibus de Porto Alegre. A regra já constava no decreto publicado pela prefeitura no começo desta semana.
O setor de automóveis registrou queda de 27,58% na comercialização em 2020.
O Governo Federal já liberou mais de 445 mil reais para 21 cidades atingidas pela estiagem no Rio Grande do Sul. Repasse foi autorizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
O IPE Saúde passará a oferecer cobertura para procedimentos no Instituto de Cardiologia, em Porto Alegre. Os pacientes poderão utilizar serviços de regime ambulatorial e internação no complexo hospitalar.
O Estádio Olímpico seguirá emprestado pelo Grêmio nos próximos meses. Durante o período, o presidente Romildo Bolzan seguirá trabalhando para assumir a gestão da Arena.
O auditor Leonardo Busatto assumiu o cargo de novo secretário extraordinário de Parcerias do Rio Grande do Sul. Ele irá substituir Bruno Vanuzzi, que deixou o governo para trabalhar na iniciativa privada.
Entidades rurais contestaram a quantidade de casos de deriva do herbicida 2,4-D levantadas pela Secretaria da Agricultura em 2020. Para elas, houve mais que os 89 registros da pasta.
Unidades da BRF em Lajeado e em Marau abriram seleção para 220 postos de emprego no Rio Grande do Sul. A iniciativa faz parte do Dia D Especial de Contratações para promover a diversidade e inclusão.
Agência de emprego em Porto Alegre tem 315 vagas abertas para trabalho temporário. São 230 oportunidades na região Metropolitana e Serra, além de 85 em Panambi.
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.