
Rio Grande do Sul giro de notícias : vacinação, volta às aulas na rede estadual, Parada Gay, Mercado Público, aumento de secretarias e UFPel
Previsão do tempo: A sexta-feira (08.01) será quente, com máxima de 35°C em Porto Alegre.
RS traça estratégias para começar vacinação ainda em janeiro
Na expectativa do início da vacinação contra o coronavírus – que, conforme o Ministério da Saúde, pode até iniciar em 20 de janeiro – o Rio Grande do Sul já definiu os dois grupos prioritários que irão ser imunizados primeiramente: profissionais de saúde, em especial os que atuam na linha de frente contra a Covid-19, e idosos que vivem em instituições de longa permanência – locais que registraram 406 surtos desde o início da pandemia.
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, garantiu que o RS dispõe de seringas e condições logísticas para distribuição e armazenamento das doses. Os imunizantes a serem aplicados neste primeiro momento provavelmente serão os que estão sendo importados pela Fiocruz, produzidos pelo laboratório AstraZeneca. O Brasil receberá 2 milhões de doses, que serão distribuídas de maneira proporcional aos estados, o que representaria aproximadamente 100 mil para o RS. O mesmo critério será adotado pelo Piratini com relação às cidades gaúchas. Conforme a secretária, seriam necessárias 1 milhão apenas para atender os dois públicos prioritários em todo RS.
O processo de vacinação no RS deve começar imediatamente após a chegada da remessa, esperada para este mês. Arita acredita que, de janeiro a março, meses iniciais de implementação do processo, o Brasil deverá vacinar 20 milhões de pessoas. A secretária ainda explicou que Estado e prefeituras terão um plano para acompanhar eventuais reações adversas da nova vacina.
A corrida pela vacinação se intensifica em um momento que o país atingiu uma triste marca. Ontem, o total de óbitos por Covid-19 passou dos 200 mil no Brasil. Dentre essas vítimas estão ao menos 9.293 moradores do Rio Grande do Sul.
Volta às aulas na rede estadual
Professores e servidores da rede estadual terão de apresentar laudo médico para conseguirem dispensa das atividades presenciais no início do ano letivo de 2021, que ocorrerá a partir de 8 de março. “Quem tem doenças que o coloquem em um risco maior estará dispensado”, assegurou o secretário de Educação, Faisal Karam, à Rádio Gaúcha. Seguindo protocolos, como aulas presenciais alternadas por grupo, ele frisou a meta da volta às escolas – algo que não ocorreu em 267 municípios gaúchos nos últimos meses, por conta de decretos locais: “Nós não temos como ficar mais sem aula presencial. Sabemos que os dias que estamos vivendo não são os melhores. Mas temos outras questões, sejam de conteúdo, de redes de violência, que não podem mais ficar para trás”, afirmou.
Permissionários do Mercado Público querem a gestão do espaço
Com Sebastião Melo (MDB) no Paço Municipal, os permissionários do Mercado Público buscam a volta do diálogo, nas palavras da presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), Adriana Kauer. O grupo manifestou ao prefeito o desejo de gerir o espaço, que, se dependesse da gestão Marchezan, teria sido concedido à iniciativa privada. Kauer afirmou que as negociações ainda são incipientes, mas já está acertado que um novo modelo será estudado para viabilizar a recuperação e a gestão do centro de compras.
O processo de concessão do local, que previa recursos para investimento e operação, está paralisado pela Justiça desde julho do ano passado. Na terça-feira, passou a vigorar o decreto municipal que retirou o limite máximo de clientes no Mercado, decisão comemorada pelos trabalhadores do tradicional ponto da Capital.
Vereadores aprovam aumento de secretarias na Capital
Em uma sessão marcada por longos embates, os vereadores de Porto Alegre aprovaram a reforma administrativa proposta por Sebastião Melo. A prefeitura passa de 15 para 19 secretarias, além de oito estruturas indiretas e duas secretarias extraordinárias – uma já foi implementada, a de Enfrentamento ao Coronavírus.
UFPel não acata escolha de Bolsonaro e define dupla de reitores
Pela primeira vez na sua história, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será chefiada por uma dupla de reitores. A partir de hoje, a instituição será administrada por um projeto coletivo, o “Uma UFPel Diversa”, que representa uma continuação da gestão de Pedro Hallal. A dupla de reitores é composta por Isabela Andrade, nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro, e Paulo Ferreira Jr., eleito no pleito interno.
Vale lembrar que ambos faziam parte da chapa vencedora na consulta à comunidade e tiveram seus nomes enviados ao Planalto, mas o presidente ignorou a preferência do Conselho Universitário e nomeou Isabela, segunda na lista. A decisão serve para “mostrar que o presidente não manda na UFPel”, disse Pedro Hallal à coluna de Rosane Oliveira no seu último dia à frente da universidade, quinta (07.01.21). A colunista explicou que, para que Paulo seja o reitor de fato, Isabela vai nomeá-lo Pró-Reitor de Planejamento. Nesse cargo, ele desempenhará as funções de representação da universidade sem depender da caneta do ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Três edições da Parada Gay serão bancadas com multa do fechamento do Queermuseu
A multa pelo cancelamento do Queermuseu em Porto Alegre, em 2017, ajudará a bancar três edições da principal festa da diversidade: a parada LGBTI+. O montante pago pelo banco Santander servirá para custear os eventos programados para 2021, 2022 e 2023 na capital gaúcha. No ano passado, a parada LGBTI+ não foi realizada por conta do coronavírus.
As entidades responsáveis pela organização já estão mobilizadas para organizar a festa de 2021, embora ela ainda dependa do avanço da vacinação. Segundo o grupo Nuances, a intenção é realizar a parada entre os meses de novembro e dezembro.
No total, a parada LGBTI+ irá receber 150 mil reais e cada edição poderá utilizar o investimento de 50 mil reais. Trata-se de parte da multa de 400 mil reais estabelecida em acordo entre a instituição bancária e o Ministério Público. A exposição Queermuseu foi cancelada um mês depois da sua abertura pelo Santander Cultural. À época, protestos de grupos conservadores consideraram o conteúdo do evento imoral e ofensivo.
Flash News Rio Grande do Sul
Em seu último decreto, a Prefeitura de Porto Alegre flexibilizou o uso de máscara em ônibus para crianças de até três anos e pessoas com autismo.
Trabalhadores da saúde protestaram contra o congelamento de salários em Porto Alegre. Diversas manifestações foram realizadas com o lema “Palmas não bastam! Recomposição salarial para quem salva vidas!”
Projeto que desobriga a presença de cobradores deve ser discutido em 2021. O assunto já foi pautado para apreciação na Câmara.
A revitalização do trecho 3 da orla do Guaíba irá sofrer um novo adiamento – devendo ser entregue apenas em agosto. A obra em Porto Alegre ficou ainda mais cara. Ainda pela orla, o Governo do Estado assinará contrato com o BNDES para estudos que definirão a nova modelagem de revitalização do Cais Mauá.
O dono de um cachorro “com tatuagens” foi autuado pela Prefeitura de Porto Alegre. Uma foto do animal viralizou nas redes sociais. O bichano, contudo, passa bem.
O Rio Grande do Sul registrou no último trimestre de 2020 uma disparada no número de empresas abertas. O índice de novos negócios no Estado cresceu 25%. Muitos trabalhadores foram obrigados à abrir empresa para conseguir colocação no mercado de trabalho. Algumas empresas estão contratando somente quem tem uma MEI.
Um grupo de empresários decidiu viabilizar venda de pacotes de viagens com preços mais acessíveis para Uruguaiana. O roteiro terá a inclusão de free shops, comércios, hotéis, bares e restaurantes.
Repetindo
Aberta a Temporada de Piscinas do Sesc Protásio Alves
O Parque Aquático na Capital gaúcha opera com com cerca de 20% da capacidade, segue o Decreto Municipal vigente na Capital que autoriza a abertura de parques aquáticos mediante o cumprimento de diversas medidas protetivas contra à Covid-19. O funcionamento é de terças a sextas-feiras, das 12h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Neste ano, haverá restrição das áreas de lazer da Unidade como churrasqueiras, brinquedos, praças e piscina olímpica que estarão fechadas. Já o restaurante do Hotel Sesc Protásio Alves estará atendendo apenas hóspedes. Os ingressos variam entre R$ 15 e R$ 50 e já estão à venda no SAC do Sesc Protásio Alves (Av. Protásio Alves, 6220 – Porto Alegre) e nas demais Unidades Sesc de Porto Alegre, Canoas, Viamão, Gravataí e São Leopoldo.
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.