Rio Grande do Sul Giro de Notícias : vacinação, aumento da passagem dos ônibus, terrorismo por Reforma da Previdência e desligamentos da UFRGS

Sortimentos.com Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul Giro de Notícias (08.06.21)

RS precisa aumentar ritmo de vacinação para cumprir meta, Porto Alegre tem casos de mistura de doses da vacina, nova tarifa dos ônibus da Capital deve sair ainda em junho, ameaças e desespero do prefeito Sebastião Melo por Reforma da Previdência e desligamentos da UFRGS geram protesto e entrega de documento com reivindicações

RS precisa aumentar ritmo de vacinação para cumprir meta

Mesmo apontada internamente como conservadora, a meta de vacinar todos os adultos do Rio Grande do Sul com ao menos uma dose até o fim de setembro se apresenta como desafio. Com base em dados da Secretaria Estadual da Saúde, GZH estimou que será necessário ampliar o ritmo de aplicações em 85% para se cumprir o prazo. E nisso passarão fatores como disponibilidade de vacina e comparecimento da população. A média de doses administradas em maio – mês que ficou marcado por atraso na entrega nas remessas tanto do Butantan quanto da Fiocruz – ficou em 26,4 mil. Para cumprir o objetivo traçado para o fim de setembro, esse número precisa saltar para 48,8 mil. Ainda assim, diferentes entrevistados mantêm o otimismo com a estimativa.

Porto Alegre tem casos de mistura de doses da vacina

Em meio à pressa para se vacinar mais, é necessário atenção. Ao menos 39 residentes em Porto Alegre receberam doses de fabricantes diferentes da vacina contra a Covid-19. São pessoas que, segundo o Ministério da Saúde, tiveram administrada primeiramente o imunizante AstraZeneca/Oxford e, depois, a CoronaVac – algo não recomendado nem por fabricantes nem pela Anvisa. Quem passou por esta situação terá que esperar por nova orientação do ministério. Coordenador da Vigilância em Saúde da Capital, Fernando Ritter, afirmou que não há até o momento registro de adversidades causadas por essa situação, mas recomendou que se preste atenção no momento da segunda dose. “Como queremos vacinar a todos o quanto antes, às vezes, a equipe pode se passar”, admitiu, ao Correio do Povo. Apesar de ser considerado hoje um erro, a mescla de diferentes vacinas é tema de estudos mundo afora. Resultados preliminares indicam que há segurança e eficácia.

Ameaças e desespero do prefeito Sebastião Melo por Reforma da Previdência

Mais uma vez, nenhum projeto foi votado na Câmara Municipal, em razão da Reforma da Previdência, que tranca a pauta. A gestão do emedebista e bolsonarista segue pressionando com terrorismo para aprovar o texto. Entre as ameaças e desespero do prefeito Sebastião Melo por receita fácil, está aumentar as alíquotas. O Paço leva vantagem numa Câmara de Vereadores que tem maioria governista e submissa ao Executivo. Lamentável, perceber que o Legislativo prioriza tanto as demandas do Executivo, em troca de cargos e nomeações. Mas, o eleitor é o culpado. Pois é ele que vota e elege. Quem sabe em 2022, o eleitor escolha para votar em políticos que estão focados em buscar soluções criativas que não sejam aquelas baseadas clássicas em aumentar a receita através da elevação de contribuições e impostos. É fácil aumentar a receita retirando dinheiro dos outros. Já aumentar os recebimentos por outros meios é difícil, complicado e exige trabalho, criatividade e inovação. Isso, ao que tudo indica, não existe.

Nova tarifa dos ônibus da Capital deve sair ainda em junho

Ainda neste mês a tarifa de Porto Alegre deverá ser reajustada. Ontem, a Prefeitura encaminhou ao Comitê Municipal de Serviços Urbanos (Comtu) a tarifa técnica de 5,20 reais. Isso não significa necessariamente que este será o custo da passagem – aliás, normalmente fica abaixo. O preço final será anunciado pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) em cerca de 15 dias, conforme a jornalista Taline Oppitz. Atualmente a passagem custa 4,55 reais, e vale lembrar que ela não aumenta desde 2019 e ainda caiu em novembro do ano passado. As discussões sobre a tarifa, neste ano, tiveram mediação do Judiciário em um acordo que envolveu também aportes por parte do Município. A Associação dos Transportadores de Passageiros informou ao jornal Zero Hora que vai aguardar a posição do Comtu para se manifestar. O colegiado tem reunião marcada para 15 de junho.

PP aposta em Heinze para tentar o governo do RS em 2022

O negacionista e Bolsonarista Luiz Carlos Heinze é o nome que será trabalhado pelo PP para a próxima corrida eleitoral pelo cargo de governador do RS, em 2022. A garantia partiu do novo presidente da sigla em Porto Alegre, Vitinho Alcântara. A candidatura do senador é tratada como prioridade e o objetivo de Alcântara é fazer com que ele ganhe força junto aos eleitores da Capital, já que é visto como um “grande articulador de soluções”. Enquanto a articulação ganha fôlego, Heinze estará mais presente na vista de quem acompanha a CPI da Covid-19. O senador assumiu a vaga de titular na comissão no lugar de Ciro Nogueira (PP-PI), que estará fora do Brasil nesta semana. Heinze já participou de sessões anteriores, quando mentiu e distorceu dados ao defender o ineficaz e perigoso “tratamento precoce”.

Desligamentos da UFRGS geram protesto e entrega de documento com reivindicações

Após a manifestação do DCE, criticando o desligamento de 195 estudantes com matrículas provisórias na UFRGS, um grupo de alunos realizou um protesto em frente à reitoria. Cerca de 100 pessoas estiveram no local e entregaram um documento com reivindicações ao chefe de gabinete da reitoria, Paulo Mayorga. A decisão afeta principalmente estudantes cotistas, que aguardavam o término da avaliação para seguir na instituição. A Comissão Coordenadora de Ingresso em Cursos de Graduação alegou que não houve desligamentos no fim do semestre 2020/1 e, por isso, no período seguinte, alguns vínculos foram descontinuados. Além disso, a universidade explicou que há candidatos que não entregaram a documentação necessária. Por outro lado, os alunos afirmaram que há um problema de comunicação com a UFRGS e que muitos não conseguiram acesso à notificação pedindo a comprovação de dados exigidos pelo edital. As mensagens estariam caindo em caixas de spam do e-mail ou ficam no portal da universidade, junto a outras demandas universitárias.

Flash News Rio Grande do Sul

Unisinos começou a vacinar seus professores e funcionários. Instituições de ensino superior da Capital devem começar a imunização no início da segunda quinzena de junho/21.

Padre da Igreja Matriz de Santa Vitória do Palmar foi multado pela prefeitura em 1,1 mil reais. O motivo foi uma missa realizada no domingo, contrariando o decreto da cidade contra a disseminação da Covid-19.

Hospital Lauro Reus de Campo Bom voltou a registrar uma pane no sistema de distribuição de oxigênio. A nova falha teria durado menos de cinco minutos e não afetou o tratamento de pacientes na UTI.

Hospital desativado em Porto Alegre gerou reclamações de moradores do bairro Rio Branco. No local, até 2020, funcionava a unidade Álvaro Alvim, mas o espaço foi fechado e o Hospital de Clínicas informou que as atividades não seriam retomadas.

Cais Embarcadero será liberado para entrada sem agendamento. No entanto, para ir aos restaurantes ainda será preciso fazer uma reserva por APP.

Governo do RS deu início à segunda etapa do Auxílio Emergencial Gaúcho. Desta vez, serão contempladas empresas cadastradas no Simples Nacional, dedicadas aos setores de alojamento, alimentação e eventos.

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

  • – –

Rio Grande do Sul Entretenimento Feiras e Eventos

Ocorreu um erro. A causa provável é o feed estar offline. Tente mais tarde.

Futebol Gaúcho

:: Grêmio, Internacional e Juventude no Brasileirão 2021

:: Brasil de Pelotas na Série B do Brasileirão 2021

:: Internacional na Libertadores 2021

:: Grêmio na Copa Sul-Americana 2021

:: Jogos e resultados do Campeonato Gaúcho 2021. Grêmio tetra!