Brasil Giro de Notícias : CPI da Covid-19, veto de Luana Araújo, vacinação não será obrigatória, Tite comenta sobre Rogério Caboclo, Licença-maternidade, situação de emergência e veículos usados

Sortimento Futebol - Sortimento Notícias - Sortimento Finanças e Negócios - sortimento.com.br

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : (08.06.21)

CPI da Covid-19, veto da infectologista Luana Araújo, vacinação não será obrigatória, vacinas em destaque, Tite comenta sobre Rogério Caboclo, Licença-maternidade, Situação de emergência e transações de veículos usados

CPI da Covid-19

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia inicia a semana de trabalhos ouvindo novamente o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A reconvocação do chefe da pasta ocorre após a decisão do Brasil de sediar a Copa América. Entusiasta da nova oitiva, o relator Renan Calheiros (MDB_AL) o chamou de “ministro do silêncio” e disse que ele precisaria retornar para explicar por que se omitiu sobre realizar a Copa América no Brasil. “Esse episódio da Copa América, em que ele se calou como ministro da Saúde e preferiu ser ministro do silêncio, demonstrou, de uma outra forma, que a autonomia realmente não existe”, disse Renan.

“Críticas ao governo”

Um levantamento feito pelo governo nas redes sociais da médica infectologista Luana Araújo foi o motivo pelo qual seu nome foi vetado para o cargo na Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. O veto ao seu nome deverá ser explorado na CPI da Pandemia na terça-feira (08.06), quando o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltará à comissão. Assessores do presidente elaboraram um relatório com posts críticos de Luana ao governo Bolsonaro. O procedimento é chamado internamente de “dados abertos”, pois tem como base dados públicos.

Vacinação não será obrigatória

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que “não se fará esforço” para que os atletas sejam vacinados antes da Copa América no Brasil, afirmando que a imunização dos participantes não será uma imposição. “Se exigir que vacinasse os atletas nesse momento, eles não teriam imunidade até o início da competição (…). Os que estiverem vacinados melhor, mas não se fará um esforço maior para vacinar esses atletas agora, até porque a vacina poderia causar uma reação e poderia comprometer o ritmo dos jogadores”, disse o ministro.

Vacinação em destaque

51% é o índice de redução das chances de infecção por Covid-19 após primeira dose da vacina Pfizer, de acordo com estudo feito em Israel pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Tel Aviv. Leia mais

Apesar da autorização da Anvisa para a importação temporária e excepcional das vacinas Sputnik V, da Rússia, e Covaxin, da Índia, uma série de restrições terão que ser cumpridas por conta da falta de dados nos documentos apresentados. O ex-presidente da Anvisa, o farmacêutico Dirceu Barbano, afirma que se os imunizantes não fossem úteis, a agência reguladora não teria aprovado para uso. “Se houvesse uma impossibilidade de uso dessas vacinas, a Anvisa não teria aprovado”.

São enganosas as publicações nas redes sociais que tiram de contexto e-mails do infectologista Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) dos Estados Unidos no combate à pandemia de Covid-19.

Tite sobre Rogério Caboclo

O técnico da seleção brasileira, Tite, falou em entrevista coletiva sobre o afastamento do presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Rogério Caboclo, e sobre as prioridades da equipe no momento. Ele reconheceu a gravidade das acusações que pesam contra Caboclo, mas disse que a avaliação delas não está sob sua alçada. “Nós sabemos a dimensão que tem, sabemos a gravidade do caso, temos consequência disso, agora, existe um comitê de ética da CBF que toma as devidas providências em relação a isso. Não é da nossa alçada, é do comitê de ética”, disse.

Licença-maternidade

Grávidas ou mães que voltam de licença-maternidade podem ser inseridas no novo Programa de Manutenção do Emprego e da Renda, que permite que as empresas suspendam o contrato de trabalho ou reduzam o salário e a jornada. Nesses casos, porém, há algumas particularidades no que diz respeito à estabilidade: a Constituição já garante à gestante estabilidade a partir do momento da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Ao final desta estabilidade, a mãe incluída no programa criado pela Medida Provisória 1.045 passa a ter direito a mais um período de garantia no emprego.

Situação de emergência

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em três municípios da Região Sul atingidos pela estiagem. São eles: Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, e Águas de Chapecó e São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina.

Ao obter o reconhecimento federal de situação de emergência, os municípios podem solicitar ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, recursos para ações de resposta e reconstrução de estruturas danificadas. Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica como o repasse pode ser utilizado.

“Os municípios que tiveram reconhecimento federal de situação de emergência podem fazer a solicitação de recursos para as ações de resposta, que compreendem socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais e também para as ações de recuperação. Os pedidos devem ser encaminhados via S2iD, que é a principal plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”.

O S2iD é o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br. 

O MDR também reconheceu situação de emergência em oito municípios do Rio Grande do Norte e três da Bahia por causa da estiagem, além de um do Amazonas por conta de inundações.

Transações de veículos usados

Em maio de 2021, as transações de veículos usados, considerando todos os segmentos automotivos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos), totalizaram 1.326.057 unidades, registrando alta de 18,50% sobre as 1.119.047 unidades comercializadas em abril. Os dados foram divulgados pela FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

Na comparação com maio de 2020, quando 440.147 veículos foram transacionados, houve crescimento de 201,28%. No acumulado de janeiro a maio de 2021, foram negociadas 6.032.061 unidades, alta de 60,37% sobre o mesmo período de 2020, que somou 3.761.338 veículos usados comercializados no país. “A diferença significativa sobre o ano passado coincide com a fase mais aguda da pandemia, quando o comércio estava, praticamente, fechado. Além disso, como as vendas de veículos novos estão limitadas à capacidade de produção das montadoras, que ainda enfrentam problemas, o mercado de usados continua aquecido, tanto nas transações em que esses veículos são oferecidos na troca por um zero km, quanto nas negociações entre usados”, explica Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE.

Flash News Brasil

Polêmica : Uniforme da seleção da Ucrânia causa revolta na Rússia antes da Eurocopa

Veículos do futuro : Embraer recebe encomenda de 50 ‘carros voadores’

Ciência : Novo estudo prova origem misteriosa da aurora boreal

Voo inaugural : Jeff Bezos vai ao espaço em foguete projetado por sua empresa Blue Origin

Curiosidade : Depois de perder incontáveis passageiros por causa da pandemia de Covid, um motorista de táxi da Tailândia encontrou uma solução criativa para atrair a clientela com segurança. Ele colocou um sinal luminoso no teto do veículo, em três idiomas, mostrando às pessoas na rua que já tomou a vacina contra a doença.

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : publicação com informações selecionadas da CNN Brasil, Brasil 61 e assessorias de imprensa por Fábio Juchen / editor dos sites da Sortimentos Comunicação e Participações.