Rio Grande do Sul giro de notícias : vacinação, cogestão, hospital de campanha, TJ e a falta de leitos e Procempa

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul – Sortimentos.com

Rio Grande do Sul giro de notícias : vacinação, cogestão, hospital de campanha, TJ e a falta de leitos e Procempa

Sortimentos.com Notícias

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Vacina, sim!

Porto Alegre hoje amplia a vacinação contra a Covid-19 para mais uma faixa etária e idosos de 77 anos ou mais podem iniciar sua imunização. Hoje, além dos 21 postos de saúde, haverá quatro drive-thrus para a aplicação das doses.

Proposta

Responsabilizar criminalmente prefeitos e secretários que por meio de decretos flexíveis para atividades econômicas e circulação de pessoas ocasionou a MORTE por Covid-19 de trabalhador formal através da falta de atendimento e estrutura hospital, com agravante na pena, para casos de falta de leito de UTI. Será que os gestores públicos irão manter discursos mediante devida contrapartida de ação / efeito ?

Atrito entre Leite e prefeitos deixa futuro da cogestão em xeque

O provável retorno do sistema de cogestão do plano do distanciamento controlado no dia 22 não arrefecerá o atrito criado entre o governador Eduardo Leite (PSDB) e alguns prefeitos, entre eles o da Capital, Sebastião Melo (MDB). Melo encabeça um grupo de gestores descontentes com o que consideram uma política de “morde e assopra” do Piratini com relação a restrições e fechamentos. “Aderi à cogestão no entusiasmo de dividir responsabilidades. Mas adiar em uma semana e suspender na outra não é cogestão”, criticou o emedebista.

Para ele e outros prefeitos, a redução das transmissões do coronavírus passa mais pela conscientização da população do que pelo fechamento do comércio. Ainda assim, Melo admitiu a falta de capacidade de fiscalizar, por exemplo, o mau uso de máscaras nas ruas. Em paralelo às rusgas com os gestores municipais, integrantes do próprio governo veem a cogestão “em uma encruzilhada”, dado o aceno de Leite à manutenção da bandeira preta até o fim do mês, uma data posterior à volta da divisão de responsabilidades. Tal situação intrigou um integrante do Gabinete de Crise: “Qual seria a justificativa para retomar a cogestão sem que já tivesse se iniciado uma redução consistente nos números?”, questionou.

Em meio ao embate político, a pandemia mostra dados arrasadores: mais de 10% do total de vítimas da Covid-19 no RS morreram nos primeiros 11 dias de março.

  • Sugestão : responsabilizar criminalmente por mortes da COvid-19 todos os prefeitos que flexibilizarem sem capacidade de atendimento hospitalar

Hospital de Campanha começa a ser erguido em Porto Alegre

Um Hospital de Campanha começou a ser erguido na Zona Sul de Porto Alegre. A estrutura, que serviu para atender pacientes em Manaus nos últimos meses, chegou do Amazonas desmontada e será novamente levantada em um pátio anexo ao Hospital da Restinga. O local servirá para dar um desafogo ao já colapsado sistema de saúde da Capital. O Hospital de Campanha terá inicialmente quatro leitos de UTI e 16 de enfermaria. A prefeitura, porém, tem o desejo de ampliar o espaço para tratamento intensivo. As três barracas que formam a unidade contarão ainda com quatro respiradores, 20 monitores, gerador de energia e sistema de ar-condicionado, mas ainda não há uma data para o início das operações, ainda que a montagem deva ser acelerada. O cenário da pandemia na Capital chegou a ser citado na imprensa internacional, com o chefe do setor de Infectologia do Hospital Moinhos de Vento, Alexandre Zavascki, comentando que colegas têm parado o trabalho para chorar. “Esta não é a medicina que estamos acostumados a fazer diariamente”, disse à AP News.

TJ nega pedido liminar de paciente por internação no RS

A situação da pandemia no Rio Grande do Sul levou o Tribunal de Justiça a negar um pedido liminar de um paciente com Covid-19 para conseguir internação. O desembargador do TJ-RS João Barcelos de Souza Júnior admitiu a gravidade do caso, mas mencionou que não há leitos vagos de UTI. Segundo ele, a decisão poderia ser mal interpretada, criando a condição em que um paciente seja preterido por outro. O autor do pedido está internado desde 1º de março por conta da doença e precisa de ventilação mecânica. Ele entrou com o processo contra o Estado e o município de Ivoti.

Cresce o número de gestantes com Covid na Capital – O aumento do número de grávidas que chegam aos hospitais da cidade contaminadas pelo coronavírus tem provocado mais cesáreas. A situação foi observada ao menos nos hospitais Conceição e Clínicas, onde inclusive já foram registradas mortes das mães. Os médicos informam que os casos mais graves estão associados a comorbidades, e a mais prevalente para a mortalidade materna é a obesidade. O professor do serviço de ginecologia e coordenador do grupo de ensino do Hospital de Clínicas, José Geraldo Lopes Ramos, explica que a transmissão materno-fetal é rara, sendo mais frequente no pós-parto. Ramos ressalta ainda que o leite materno não transmite o vírus para o bebê.

Procempa contesta persistência de falha de segurança

Em nota enviada ontem à redação, a Procempa reitera que a falha de segurança verificada no sistema e-SIC – e revelada em reportagem do Matinal – foi corrigida rapidamente após ser comunicada por nossa reportagem. Em relação ao fato de os repórteres Pedro Papini e Naira Hofmeister terem conseguido ler pedidos de LAI que deveriam estar ocultos mesmo após a data em que a empresa informou ter corrigido a falha, a Procempa sugere que tenha ocorrido “algum tipo de consulta em cache ou duplicata de acesso anterior que persistiu de alguma forma no navegador usado”. A companhia pública de dados também agradeceu ao Matinal “pela notificação responsável, sem divulgação ao grande público de como usar a falha, oferecendo à Procempa a oportunidade de corrigir o sistema e esclarecer o incidente”. Leia a íntegra da nota enviada à redação.

Rio Grande do Sul Flash News

A emergência do Conceição reabriu para casos graves após um dia fechada. Mas vale lembrar que a orientação é buscar atendimento nas unidades de saúde – algumas funcionam até as 22h.

O deputado Henrique Fontana (PT) denunciou juízes por uma tentativa de tentar furar a fila na vacinação. O parlamentar informou que vai ingressar com representação junto ao CNJ e à AGU.

A Prefeitura e a ATP devem assinar hoje o acordo que manterá o preço atual da tarifa dos ônibus na Capital pelos próximos 90 dias. Para isso, haverá um subsídio por parte do Executivo de até 16 milhões de reais.

No que depender do consórcio vencedor da gestão do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Monumento ao Laçador será levado para o local. O interesse da GAM 3 Parks já foi revelado à prefeitura de Porto Alegre.

A Prefeitura da Capital ampliou prazo para adesão ao pagamento parcelado do IPTU até o dia 31 de março.

O grupo Zaffari recebeu a licença para construir empreendimento na área onde ficava a revenda Gaúcha Cross. O terreno, na esquina da Protásio com a Ary Tarragô, receberá um hipermercado com lojas, além de um centro comercial.

A Assembleia recebeu um pedido de impeachment contra Eduardo Leite. O documento, assinado por quatro moradores de Venâncio Aires, alega que o governador teria cometido crimes de responsabilidade, improbidade administrativa e rupturas de processos constitucionais.

A indústria do Rio Grande do Sul apresentou alta nas exportações pelo terceiro mês consecutivo. Segundo o levantamento da Fiergs, em fevereiro houve crescimento de 12,1% em relação ao mesmo mês de 2020.

A Organização Mundial de Saúde Animal reconheceu o RS como área livre da febre aftosa. O parecer autorizará empresas exportadoras a ingressarem em cerca de 70% de mercados fechados no Estado.
Apesar dos protestos, a Prefeitura de Pelotas confirmou que a cidade terá novas restrições para conter o avanço da pandemia. O município terá mais um fim de semana de fechamento das atividades não essenciais.