Rio Grande do Sul Notícias : eventos extremos, injúria racial, Covid-19 em Caibaté e o fracasso das ciclovias
Sortimento Notícias Rio Grande do Sul – Na quinta-feira (14/03/24) destaque para o RS como o estado brasileiro mais afetado por eventos extremos em 2023, o alto número de ocorrências de injúria racial e o fracasso da expansão cicloviária na capital gaúcha.
Previsão do tempo: Mais calor. Sim, hoje teremos o dia mais quente de uma semana tórrida. No estado, as temperaturas podem chegar aos 39ºC. Na capital, os termômetros irão variar entre 22ºC e 36ºC. Ainda não chove, mas a nebulosidade aumenta à medida que a instabilidade avança vinda do sul.
Publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Com 2.758 eventos extremos, RS foi o estado que mais recorreu a decretos de emergência e calamidade em 2023
Ciclones, fortes temporais, chuvas intensas e enchentes marcaram o ano passado para os gaúchos. Uma reportagem do jornal O Globo traz dados que dão a dimensão da crise climática vivida pelo estado: foram 2.758 eventos extremos em 2023, o maior número entre os estados brasileiros; logo depois está a Bahia, com 2.381. Das 12 cidades mais afetadas, sete estão localizadas na Bahia e duas no Rio Grande do Sul. O ano foi castigante para todo o país, e se tornou o maior em número de decretos de emergência e calamidade em uma década.
A diminuição de áreas preservadas com a expansão da agropecuária no estado gaúcho é apontada por Heverton Lacerda, presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), como uma das explicações para a maior incidência de eventos extremos. O desmatamento de vegetação nativa está diretamente ligado à atual condição de crise, que pode se agravar com o Projeto de Lei recém aprovado na Assembleia Legislativa gaúcha.
De autoria do deputado Delegado Zucco (Republicanos), o texto transforma em interesse público obras para barragens, sistema de irrigação e açudes, reduzindo as restrições de construção em APPs (Área de Preservação Ambiental). Com a aprovação, a Agapan voltou a criticar o projeto: “É diante deste cenário de crise ambiental intensificada pelas mudanças climáticas que essa lei antiecológica surge em nosso estado, irresponsavelmente”, diz a nota.
No texto, a entidade explica ainda que a criação de reservatórios dentro de APPs impacta na diminuição da biodiversidade, entre outros prejuízos: “Se o objetivo for estocar água das chuvas, é preciso que se garanta todas as condições necessárias para que as chuvas aconteçam. As APPs têm grande papel nesse processo. É pouco inteligente, e até perverso, recorrer a essa sistemática proposta pelo projeto aprovado na Assembleia Legislativa do RS”.
Museu Joaquim Felizardo apresenta projeto de restauração
Foi anunciado ontem ao público o Projeto de Restauração e Revitalização do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, em um evento realizado no pátio do solar histórico. Na primeira fase da restauração será realizado o levantamento de todas as patologias do imóvel e a elaboração dos projetos arquitetônicos e complementares. Saiba mais sobre o projeto.
RS registra um caso de injúria racial a cada 7 horas
Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgados a pedido de GZH revelam que o estado registrou, entre março de 2023 e fevereiro de 2024, 1.241 casos de injúria racial motivados pela cor da pele – o que equivale a uma ocorrência a cada sete horas. O número é 21% maior ao ser comparado com mesmo período de 2022/2023, quando a Polícia Civil compilou 1.026 ocorrências da mesma natureza.
Segundo a delegada titular da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância de Porto Alegre, Tatiana Bastos, o aumento não significa necessariamente uma expansão da violência, e sim uma maior conscientização da população a respeito desse tipo de crime. Ainda assim, estima-se que só 10% de quem sofre injúria racial procure as autoridades.
Ciclovias da capital gaúcha não chegam a 20% da meta de 2009
Enquanto o novo Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre não fica pronto, as ciclovias da cidade ainda são planejadas com base no documento de 2009. O texto estabelece uma meta de 496 km de malha, da qual existem apenas 86 km hoje. Para 2024, espera-se que a gestão de Sebastião Melo (MDB) cumpra a promessa de lançar o edital para contratação do novo estudo – previsto para o primeiro semestre –, além de atingir a meta de 100 km de vias exclusivas para bicicletas.
Reportagem da Matinal de dezembro/23 revelou o ritmo lento das novas ciclovias: no ano passado, foram instaladas apenas 2,9 km. Reportagem do Sul21 mostra que quem pedala pela cidade enfrenta problemas de estrutura ou mal planejamento, como acontece nos percursos da avenida Ipiranga, interditado após as fortes chuvas de 2023, e na ciclofaixa da avenida Tronco, pintada sobre a calçada irregular, enquanto a pista para carros exibe o asfalto novo.
Município gaúcho proíbe aglomerações para conter Covid-19
Parece notícia de 2020, mas é de terça-feira (13/04/24): Caibaté, município de 4,7 mil habitantes no noroeste gaúcho, decretou a suspensão de eventos com aglomeração nos próximos 15 dias. O prazo pode ser estendido se os casos da doença seguirem em alta. A cidade registra 80 casos de Covid-19 e não tem mais testes para monitorar o avanço do vírus – escassez registrada em todo o RS.
Segundo o prefeito Amauri Pires da Silva (PP), a proibição vale para eventos públicos e oficiais, festas e reuniões familiares estão liberadas. A onda de covid no estado se intensificou no início de março. Já são 7.687 novos diagnósticos positivos, sendo 1.303 registros apenas no início desta semana, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A alta de casos, contudo, não reflete em aumento de internações no Sistema Único de Saúde (SUS).
Giro de Notícias
UFRGS, UFCSPA e IFRS manterão aulas durante greve de servidores.
Indígena de 39 anos que estava grávida é a 21ª vítima de dengue no RS, em 2024. Ela tinha doença pré-existente e residia em Tenente Portela, município com o maior número de óbitos no estado.
Com a alta de casos, o Piratini avalia a criação de um plano de ação para solicitar ajuda federal ao combate à dengue.
O quadro pode se agravar com as altas temperaturas e chuva previstas para os próximos dias, combinação perfeita para a proliferação do Aedes aegypti.
Lula deve visitar Porto Alegre na manhã de sexta. À tarde, o presidente irá a Lajeado. Em ambas as cidades, apresentará investimentos federais no RS.
Alagamentos dificultam a vida no bairro Sarandi, na zona norte da capital. Canalização irregular pode ser uma das causas do problema, segundo o Dmae.
Sede do Conselho Tutelar da Microrregião 4, localizada no Partenon, é interditada pela Defesa Civil por risco de desabamento.
Em reunião com empresários, Eduardo Leite sinaliza compensações aos decretos que reduzem benefícios fiscais.
Estudo do TCE diz que 21% das internações hospitalares no RS poderiam ser evitadas. “O Estado não tem falta de leitos, mas uma má gestão.”
A Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal
Sortimento Eleições 2024 em Porto Alegre
Lembrete para as eleições 2024 : Antes de definir o voto em Sebastião Melo e nos seus aliados no Executivo e na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, reflita : transporte, ecologia e educação não são prioridades dos governistas do Executivo e Legislativo municipal de Porto Alegre.
Lembre : caso de desvio na Secretaria de Educação, a aplicação no SUS de metade do proposto pela Secretaria Municipal da Saúde, as falhas e omissões no Portal da Transparência e o desrespeito lei por elevar salário de CCs que estão lotados em uma secretaria mas trabalham em outras. Você concorda, aprova ?
Preocupado com a reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.
Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
Relembre: em entrevista à Matinal, a secretária de Parcerias da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini, admitiu que a transação da CARRIS – companhia pública de transporte foi um mau negócio para a prefeitura.
A gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) em acordo com os vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir à Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já, garantir o lucro dos empresários numa concessão pública, é fundamental.
Menos educação : Em 2021, sob a gestão de Audino, a Smed não havia aplicado o mínimo obrigatório em educação. A ex-secretária da Educação de Sebastião Melo, Sônia da Rosa, foi presa na operação Capa Dura da Polícia Civil do RS, que apurou problemas na compra de produtos. O TCE sugere responsabilização do prefeito Sebastião Melo (MDB).
Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.
Pense antes em quem votar, para quem os políticos vão governar e legislar. Se será para você e para a população ou para seleto e pequeno grupo de privilegiados.