Início » Rio Grande do Sul giro de notícias : bandeiras esfarrapadas na cogestão, PTB gaúcho e privatização da CEEE-D

Rio Grande do Sul giro de notícias : bandeiras esfarrapadas na cogestão, PTB gaúcho e privatização da CEEE-D

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com

Rio Grande do Sul giro de notícias 16 de março de 2021

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

A crise sanitária não dá sinais de arrefecimento, mas, ainda assim, o Governo do Estado deve voltar com a cogestão a partir da semana que vem. Na prática, prefeituras poderão adotar critérios mais brandos de fechamento. Para evitar um relaxamento demasiado, o Piratini deve endurecer os critérios da bandeira vermelha, como a gente explica no texto de abertura da news de hoje. Também por aqui: o racha no PTB gaúcho, a suspensão do leilão da CEEE, entre outras pautas.

Proposta

Responsabilizar criminalmente prefeitos e secretários que por meio de decretos flexíveis para atividades econômicas e circulação de pessoas ocasionou a MORTE por Covid-19 de trabalhador formal através da falta de atendimento e estrutura hospital, com agravante na pena, para casos de falta de leito de UTI. Será que os gestores públicos irão manter discursos mediante devida contrapartida de ação / efeito ?

Vacina, sim!

A vacinação em Porto Alegre prossegue para o público a partir dos 76 anos. A imunização pode ser realizada em 21 Unidades Básicas de Saúde e nos drive-thrus no Big Sertório e no Big Barra Shopping.

Governo deve recrudescer bandeira vermelha

A uma semana do provável retorno da cogestão ao modelo de distanciamento controlado, o Governo do Estado estuda formas de endurecer os protocolos da bandeira vermelha, para evitar com que prefeituras flexibilizem demais, intensificando a pressão sobre o sistema de saúde. Isso porque é consenso que o Estado seguirá em bandeira preta ao menos até meados de abril. Ontem, o RS passou da marca de 15 mil vítimas da Covid-19.

A possível permissão para que prefeitos reduzam as restrições se dá quase em medida de socorro aos negócios não essenciais, cujo funcionamento está vetado desde o fim de fevereiro. “Significa termos, na semana que vem, uma possível retomada de atividades, mas com restrições bastante fortes”, explicou o governador Eduardo Leite (PSDB). Ainda não foi batido o martelo sobre o que vai mudar. A avaliação por enquanto é de que não ocorram mudanças nos protocolos da bandeira vermelha para a indústria, para a construção civil ou para os serviços domésticos.

A contrapartida indicada pelo Piratini será a colaboração: “Se não houver engajamento e processo de fiscalização para garantir que medidas restritivas sejam cumpridas, a suspensão da cogestão pode ser exigida a qualquer momento”, afirmou o governador. “O modelo será mais rigoroso nos protocolos da bandeira vermelha e vamos precisar de muita colaboração dos prefeitos”, complementou o titular da nova Secretaria de Desenvolvimento Regional, Luiz Carlos Busato (PTB).

Especialistas advertem que se a transmissão do vírus chegar a aumentar a partir do atual padrão, a situação de colapso no sistema de saúde seguirá por um longo período ainda: “Já com a taxa atual, o sistema de saúde conviverá com sobrecarga até o final de maio, porque a desocupação de leitos é muito lenta. Porém, se a transmissão aumentar, isto vai perdurar por ainda mais tempo”, alertou a professora do Departamento de Estatística e do PPG em Epidemiologia da UFRGS, Suzi Camey.

Ataques de Roberto Jefferson podem levar à debandada de deputados do PTB gaúcho

O vice-governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), começou o dia de ontem repudiando os ataques feitos pelo presidente nacional do seu partido, Roberto Jefferson, que classificou como “repressora” a condução do Palácio Piratini no combate à pandemia. Apoiador de Bolsonaro, Jefferson reagiu ameaçando colocar para fora do PTB o vice-governador gaúcho. Os petebistas gaúchos, então, divulgaram nota em apoio a Ranolfo e afirmaram que Jefferson teria que fazer o mesmo com os deputados estaduais e federais do partido. A relação com a direção nacional seguiu azedando ao longo da tarde, quando Jefferson publicou no Twitter que dissolveria o diretório regional da sigla, o que de fato aconteceu, com Edir Oliveira sendo anunciado como novo presidente da legenda no RS. O então presidente regional do PTB, Luis Augusto Lara, respondeu que o grupo não aceitaria canetaço nenhum: “Com PTB ou sem PTB, estamos todos unidos”. À Rádio Guaíba, Ranolfo afirmou que os ataques a ele e a Eduardo Leite (PSDB) começaram quando o governador lançou-se como possível candidato ao Planalto.

Suspenso o leilão de privatização da CEEE-D

O processo de privatização da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) foi suspenso pela Justiça do Rio Grande do Sul. A decisão liminar é resultado de uma ação movida por integrantes da União Gaúcha em Defesa da Previdência Pública. Num primeiro momento, o pedido havia sido negado, mas a desembargadora Laura Louzada Jaccottet concedeu efeito suspensivo ao recurso. Dessa forma, o leilão, inicialmente marcado para 31 de março, não poderá ocorrer até o julgamento do mérito. A Procuradoria-Geral do Estado irá recorrer da decisão. Um dos autores da ação alegou que o edital traz graves violações à Lei de Responsabilidade Fiscal. Ainda é mencionada a quantia a ser renunciada pelo Rio Grande do Sul, que corresponde à dívida de ICMS: cerca de 2,8 milhões de reais. Dentro da empresa, a meta é acelerar as demissões, um tema que volta a ser discutido hoje no Tribunal Regional do Trabalho.

Flash News Rio Grande do Sul

Para ajudar a aliviar a pressão de hospitais e postos, o Conselho Estadual de Educação deve autorizar que alunos de cursos técnicos na área de saúde se formem antes do prazo no RS. Somente em Porto Alegre, serão mais de 500 servidores.

Prevista abertura do hospital de campanha em Porto Alegre foi adiada. A unidade terá capacidade de atender 12 pacientes em leitos clínicos e oito em tratamento intensivo. Decepcionante a capacidade de atendimento. A fila de espera é 10x maior.

O Centro Estadual de Vigilância, em conjunto com o Conselho Regional de Educação Física, publicou uma nota de esclarecimento sobre as restrições referentes às academias, centro de treinamento e similares no RS.

Com superlotação, o único hospital de Gravataí decidiu atender somente pacientes em estado grave. A medida foi determinada para desafogar os leitos de Covid-19, área que diariamente atinge 140% da capacidade.

O agravamento da pandemia fez o número de enterros aumentar em 20% na Capital. O crescimento foi registrado em janeiro e fevereiro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

O Consórcio dos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e a Famurs assinaram o termo de ajuste operacional para a aquisição de vacinas. O documento teve a adesão de 450 prefeituras.

Prioridade do governo Melo, a reforma da previdência municipal passa a trancar a pauta da Câmara a partir de sexta, mas ainda não tem data para ser votada.

O Ibama renovou por 10 anos a licença de Operação da Rota do Sol. A autorização determina as regras ambientais a serem seguidas durante a utilização da rodovia, válida até 2031.

A atividade agrícola e a presença de múltiplos metais no solo estão afetando a qualidade da água em áreas de drenagem da região do Alto Uruguai, no Norte gaúcho.