Rio Grande do Sul giro de notícias : internações em UTI, salas de aula, biblioteca da Smam, subsídio para o transporte e Ruy Irigaray (PSL)

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Sortimentos Rio Grande do Sul giro de notícias

Sortimentos Rio Grande do Sul giro de notícias

Internações em UTI, ocupação em salas de aula, biblioteca da Smam, subsídio para transporte por ônibus e denúncia contra Ruy Irigaray (PSL)

Previsão do tempo: Em Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens na quarta-feira (17.02). A mínima deve ser de 19°C, e a máxima chega aos 30°C.

Porto Alegre tem o maior número de internações em UTI neste ano

Enquanto centenas de pessoas se aglomeravam no litoral ao longo do feriadão de Carnaval, crescia a pressão no sistema de saúde da Capital. Ontem, mais de 92% dos leitos de UTI estavam ocupados, com 312 pacientes com Covid-19 e 36 com suspeita da doença, chegando ao maior número de 2021. No Hospital Moinhos de Vento, sete pessoas em estado grave aguardavam leito.

O aumento nas internações motivou a Secretaria Municipal da Saúde a convocar uma reunião para discutir a possibilidade de se abrir novas vagas de leitos de UTI. A situação é “assustadora”, diz o professor de epidemiologia da UFRGS Paulo Petry. “Estamos caminhando para o colapso. As aglomerações do Carnaval vão repercutir ainda na semana que vem”, alerta. O desrespeito ao distanciamento social torna-se ainda mais preocupante pela possibilidade de nova variante no RS. “Quanto mais tempo o vírus circula, maior probabilidade de ocorrerem mutações. E pode ser que o novo vírus seja imune à vacina, que é feita para um determinado vírus”, explica Petry.

O cenário é preocupante em todo o Rio Grande do Sul, onde 1,9 mil novos casos foram registrados ontem e quase 80% dos leitos de UTI estão ocupados. Desde o início da pandemia, já morreram 11,4 mil pessoas pelo coronavírus no Estado, que está no aguardo de novas doses de vacina. Segundo a colunista de GZH Kelly Matos, o RS deve receber 300 mil imunizantes na próxima semana. Se não for confirmada a chegada das novas remessas aos estados, há risco de interrupção nas campanhas de vacinação em todo o Brasil, situação que já ocorre em cidades da região metropolitana.

E como está a vacinação no Estado? Até terça-feira, o RS havia recebido 704.400 doses e distribuído 697.803 aos municípios. Desse total, apenas 239.391 foram aplicadas. Para Alcides Silva de Miranda, professor de Saúde Coletiva da UFRGS, a lentidão da imunização é responsabilidade do governo federal e sua “omissão criminosa”. Sem o planejamento central, característica das campanhas de vacinação no Brasil, estados e municípios ficaram “cada um por si”.

Em Porto Alegre, a primeira idosa vacinada no Estado recebeu a segunda dose. Também na Capital começaram a ser vacinados idosos de 83 e 84 anos – não sem enfrentar longas esperas. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é evitar o Centro de Saúde Modelo, onde o movimento é intenso. Veja aqui os endereços e horários de funcionamento de todos os pontos de vacinação.

RS retira limite de ocupação em salas de aula

Colégios particulares da Capital que começam a reabrir suas portas hoje têm uma exigência a menos para atender. Um novo decreto publicado pelo governo do Rio Grande do Sul retirou o limite de 50% de ocupação nas salas de aula. Com a decisão, creches, escolas e universidades devem respeitar apenas a exigência de distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as cadeiras.

O Cpers alerta para o risco de aglomeração em horários como a chegada, o intervalo e a saída. A decisão também repercutiu mal no Sindicato dos Professores do Ensino Privado. Ainda sobre o retorno às escolas, o Tribunal de Justiça do Estado negou uma ação popular que pedia a suspensão das atividades presenciais em escolas de Porto Alegre.

A decisão gerou frustração entre alguns pais, preocupados com a situação atual da pandemia no território gaúcho. No sentido oposto ao da determinação do governo de Eduardo Leite (PSDB), a prefeitura de Gramado reforçou as medidas de proteção contra a Covid-19. A gestão local editou decreto que suspende o início do ano letivo, previsto para a próxima segunda-feira.

MJDH pede abertura de inquérito contra secretário por transferência de biblioteca da Smam

O Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) protocolou, na sexta-feira (12.02), representações pedindo que autoridades investiguem a conduta do secretário municipal de Meio Ambiente, Germano Bremm, no caso da transferência da biblioteca da Smam.

Segundo os representantes da entidade – famosa por sua atuação em defesa dos direitos civis durante a ditadura militar – Bremm agiu em desacordo com os princípios básicos da administração pública ao determinar a mudança de endereço do acervo para o Parque Germânia – um local distante do corpo técnico que o consulta para tomadas de decisões.

A notícia da transferência da biblioteca foi revelada pelo Matinal no dia 5 e vem gerando mobilizações em defesa do espaço. Leia aqui a reportagem completa sobre o pedido do MJDH.

Prefeitura deve subsidiar transporte por 90 dias

Ganha força a alternativa de subsídio de 12 milhões de reais da prefeitura de Porto Alegre para manter a tarifa de ônibus no patamar atual, de 4,55 reais ou no máximo em 4,70. De acordo com a colunista do Correio do Povo Taline Oppitz, o aporte duraria três meses. A gestão de Sebastião Melo (MDB) e a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) já se reuniram três vezes, sob mediação do Judiciário, sem chegar a um acordo.

Uma nova reunião deve ocorrer na sexta ou segunda-feira. Se o subsídio for efetivado, há expectativas de aumento do número de usuários, hoje em 50% do habitual. Com a retomada das aulas nas redes pública e privada e o reaquecimento do comércio – e se a vacinação evoluir –, a estimativa da ATP é de que, após o período de três meses, o índice de usuários chegue a 70%, viabilizando nova rodada de negociações. O prazo também servirá para o governo Melo levar à Câmara de Vereadores projetos como a revisão das isenções e retomar a discussão sobre o papel dos cobradores.

Denúncia contra Ruy Irigaray deve ser encaminhada à Comissão de Ética da AL

A investigação sobre irregularidades do deputado Ruy Irigaray (PSL) começam a gerar repercussões importantes dentro da Assembleia Legislativa. O parlamentar é suspeito de utilizar servidores, pagos com dinheiro público, para fins pessoais, de fazer a prática de rachadinha e de manter um “gabinete do ódio” para atacar colegas. O presidente da AL, Gabriel Souza (MDB), afirmou ontem que vai encaminhar a denúncia para a apuração da Comissão de Ética. Na análise de Souza, a reportagem exibida no Fantástico mostra indícios de “procedimentos equivocados”. A Comissão de Ética deve avaliar o caso somente na próxima semana. Segundo uma ex-assessora de Irigaray, o deputado teria utilizado assessores para reformar a casa da sogra dele. Os funcionários ainda teriam feito atividades de babá e empregada doméstica. A servidora ainda gravou um vídeo em que um outro colega admite a prática de rachadinha, mas o parlamentar nega as irregularidades e diz que, nas imagens, o assessor foi induzido a falar.

Rio Grande do Sul Flash News

Autor de recurso que derrubou candidatura de Fortunati ganhou cargo no governo Melo. O publicitário Luiz Armando Silva de Oliveira exercerá a função de diretor-geral na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

A licitação das paradas de ônibus de Porto Alegre sofreu um novo revés. Uma das empresas concorrentes entrou com uma ação da Justiça e decidiu questionar a Prefeitura sobre a condução do processo.

A passagem do catamarã subiu para 12,80 reais. A Catsul oferece o preço antigo (12,50 reais) aos usuários do Cartão TEU e para quem comprar até 19 passagens pela internet.

RS teve desempenho positivo ao longo de janeiro nos principais indicadores econômico-fiscais. A indústria, por exemplo, apresentou o oitavo mês consecutivo de variações positivas. Contudo, há setores sofrendo com a alta do aço.

O Cozinheiros do Bem quebrou pedras colocadas sob um viaduto da Conceição. O grupo atua há cinco anos e já distribuiu mais de 1,3 milhão de marmitas a pessoas em situação de rua. A ação foi um protesto contra a arquitetura hostil da cidade.

Porto Alegre passará a ter painéis eletrônicos com publicidade nas suas esquinas. Os equipamentos ficarão em cima das placas de rua.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.

Temporada Verão 2021 

Noticias dos municípios do litoral gaúcho, catarinense, paranaense, paulista, fluminense e capixaba