Rio Grande do Sul giro de notícias : vacinação, Leite mentiu sobre Corsan, prefeitura financia concessionários, UPAS superlotadas e fracasso do EAD na Capital gaúcha

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul – Sortimentos.com

Sortimentos.com Rio Grande do Sul giro de notícias : vacinação, Leite mentiu sobre Corsan, prefeitura financia concessionários, UPAS superlotadas e fracasso do EAD na Capital gaúcha

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

  • – –

Vacina, sim!

Mais uma faixa etária começa a ser contemplada pela vacinação contra a Covid-19 a partir de hoje, em Porto Alegre: idosos com 74 anos ou mais. A imunização ocorrerá em 21 unidades de saúde, entre 8h e 17h, além de três pontos de drive-thru, das 9h às 17h. No fim de semana, para o mesmo público, a vacinação ocorrerá apenas nos drive-thrus.

Proposta

Responsabilizar criminalmente prefeitos e secretários que por meio de decretos flexíveis para atividades econômicas e circulação de pessoas ocasionou a MORTE por Covid-19 de trabalhador formal através da falta de atendimento e estrutura hospital, com agravante na pena, para casos de falta de leito de UTI. Será que os gestores públicos irão manter discursos mediante devida contrapartida de ação / efeito ?

UPAs com superlotação em Porto Alegre e Santas Casas perto do colapso

Perto do colapso total. Essa é a expressão usada por representantes das Santas Casas do Rio Grande do Sul diante do cenário provocado pela pandemia do novo coronavírus. Durante reunião virtual promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, os relatos alertaram para falta de medicamentos, de oxigênio e de EPIs para uso dos profissionais. O diretor-geral da Santa Casa de Porto Alegre, Júlio Dornelles de Matos, fez um apelo aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e mencionou que os hospitais estão sem créditos e a “situação é insustentável”.

Na Capital, aliás, as Unidades de Pronto Atendimento, que estão dando suporte às UTIs já lotadas, já começam a operar bem acima da sua capacidade. Na Bom Jesus, a ocupação atingiu 528,57% e o tempo de espera para atendimento passou de uma hora e 50 minutos. No Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul, a superlotação superou os 483% e os pacientes foram obrigados a esperar três horas para receber ajuda médica.

Eduardo Leite mentiu na Campanha Eleitoral = Piratini quer privatizar a Corsan

Quebrando uma promessa de campanha, sem Procon Eleitoral para proteger o cidadão do engodo de políticos, o governador Eduardo Leite (PSDB) tornou pública a intenção de vender a Corsan. O plano de privatização envolve a abertura de capital na bolsa de valores de São Paulo.

A estimativa do Palácio Piratini é levantar cerca de 1 bilhão de reais com a oferta pública inicial de ações, prevista para ocorrer até outubro. No plano, a ideia é manter cerca de 30% dos papéis da companhia. O governador justificou a proposta como uma medida em razão da aprovação do marco legal do saneamento, que exige a universalização do serviço até 2033 – algo que, segundo ele, o Estado não consegue fazer. Para dar cabo à operação, no entanto, o Executivo ainda busca derrubar na Assembleia a exigência de um plebiscito para a privatização, um caminho que já está traçado, a partir de uma PEC de autoria do deputado Sergio Turra (PP). Leite defendeu que a população não precisa ser consultada para autorizar ou não a venda de estatais: “Fazer plebiscito leva tempo, é difícil, custa recursos e ainda leva a uma discussão ampla com a sociedade muito mais centrada em discursos ideológicos do que efetivamente técnica”, afirmou.

Assinado o acordo que congela tarifa do transporte público em Porto Alegre

A prefeitura e a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) assinaram um acordo que prevê o subsídio do transporte coletivo de Porto Alegre por parte da administração municipal. O acerto ainda garantiu o congelamento da tarifa em 4,55 reais até o começo do mês de maio. Conforme as negociações, o Executivo da Capital irá aportar quase 16 milhões de reais com a intenção de cobrir parte do déficit gerado pela queda da demanda nos ônibus referente a um período de 90 dias, contando a partir de fevereiro. As tratativas estabeleceram que os recursos serão repassados ao longo de oito meses para as empresas.

Um ano de escolas fechadas: relatos de mães revelam fracasso do EAD na Capital

“O único que conseguiu acessar a plataforma foi o meu filho mais velho, de 15 anos. Nunca foi fácil, cheguei a pedir dinheiro emprestado para botar crédito no celular para ele acessar. Mas ele não entendia as matérias, e os professores não conseguiam explicar de longe. No fim ele disse que se sentia fraco, que não aprendia e queria desistir”. O relato é da diarista Genesi Flores, do Quilombo da Família Flores, em Porto Alegre. Como ela, milhares de famílias cujas crianças estão matriculadas na rede pública foram desafiadas um ano atrás a lidar com os filhos fora da escola. Nas periferias da Capital, somam-se ainda problemas mais urgentes, como a falta de alimentação e condições básicas de higiene – nessa realidade, acesso à internet é luxo.

A repórter Patrícia Lima ouviu Genesi e outras mães que sofrem com essa sobrecarga e a falta de perspectiva. No Quilombo dos Machado, há depoimentos de medo pela perda de benefícios sociais, atrelados à assiduidade nas aulas, que na pandemia passou a ser medida pela entrega das atividades. Acionado pelas escolas, o Conselho Tutelar viu sua demanda aumentar e constatou, nas visitas, a aflição das famílias frente às inseguranças do ensino online. Em alguns lares o desespero foi tão grande que desistiram da escola. A Prefeitura de Porto Alegre, no entanto, garante que não houve cortes no Bolsa Família por essa razão.

A intolerância com a sobrecarga materna, agravada pelo ensino remoto na pandemia, é um problema que atravessa diferentes classes sociais. A repórter conta também o caso de uma mãe de classe média que foi denunciada pela escola dos filhos ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público. A instituição particular acusou Cristina Machado de ser a responsável pelo mau desempenho do filho, de 12 anos, nas atividades online.

Rio Grande do Sul Flash News

Porto Alegre recebeu mais 55 leitos de retaguarda para pacientes com Covid-19. As acomodações foram viabilizadas por meio de parceria entre a Prefeitura da Capital e o Hospital Conceição.

Funerárias do RS foram orientadas a suspender férias de funcionários e adequarem estoques em razão do aumento de óbitos no Estado.

Lucia Pellanda, reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, seguirá à frente da instituição pelos próximos quatro anos. A permanência dela foi confirmada pela nomeação assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Governador Eduardo Leite foi alvo de mais um protesto. A principal motivação do ato foi o questionamento sobre o repasse de recursos federais para a compra de equipamentos de saúde.

Senador Lasier Martins (Podemos) recebeu alta hospitalar após passar 13 dias internado por conta da Covid-19. Ele estava no Hospital São Lucas, da PUCRS, e agora fará o restante do tratamento em casa.

Novo edital de concessão do Parque Zoológico, de Sapucaia do Sul, deve ser lançado até o final de abril. Conforme o governo do Rio Grande do Sul, o modelo para o local foi pensado para atrair investimento privado.

Patrono da última edição da Feira do Livro da Capital, Jeferson Tenório denunciou à polícia que vem recebendo mensagens de ódio, ofensas e intimidações por artigos com referências a Paulo Freire e ao ex-presidente Lula.

TRF4 aumentou a indenização de uma viúva de um anistiado político da ditadura militar. A decisão do tribunal modificou a reparação de danos morais de 30 mil reais para 100 mil reais. Ainda o TRF4, em decisão na quarta-feira, manteve a condenação do vereador de Porto Alegre Mauro Zacher (PDT) por dispensa de licitação para uso dos recursos do ProJovem. A pena fixada foi de quatro anos e oito meses de prisão, em regime semiaberto.