Rio Grande do Sul Giro de Notícias : vacinação, ‘Rachadinha’ do Danrlei, Sebastião Melo flexibiliza, bolsa de estudos na Escola Sesc e Negócios em Pauta na Fecomércio-RS

Sortimentos.com Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Sortimentos.com Rio Grande do Sul Giro de Notícias (20.05.21) : vacinação, ‘Rachadinha’ do Danrlei, Sebastião Melo flexibiliza, bolsa de estudos na Escola Sesc e Negócios em Pauta na Fecomércio-RS

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

  • – –

Futebol Gaúcho 2021

:: Gauchão 2021 : jogos, resultados e classificação do Campeonato Gaúcho de futebol
:: Grêmio na Copa Sul Americana 2021 : jogos e resultados
:: Inter na Copa Libertadores 2021 : jogos e resultados

Vacina, sim!

Prossegue a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais que tenham comorbidades. O atendimento ocorre em 33 unidades de saúde, 19 farmácias e nos pontos de drive-thru na PUCRS, Barra Shopping e no Big Sertório. Já a faixa etária para quem precisa da segunda dose de CoronaVac foi ampliada e chegam a quem tem a partir de 60 anos.

Prefeituras contradizem SES e alegam falta de CoronaVac para segunda dose

Enquanto o Piratini garantiu que haveria doses suficientes para completar o ciclo vacinal de CoronaVac no Estado, prefeitos da Região Metropolitana alegam que necessitariam de mais que o dobro enviado na remessa mais recente para totalizar a aplicação da segunda dose. Segundo eles, o volume necessário é de de 162.090 doses – número superior às 79.890 recebidas pelos 19 municípios associados. A falta de CoronaVac também é relatada por cidades de outras regiões, como Erechim, Passo Fundo, Pelotas e Bento Gonçalves. Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde afirma que “matematicamente” foram distribuídas vacinas suficientes para concluir a imunização. A pasta informou que avalia o que pode ter ocorrido nos municípios e ficou de emitir um posicionamento hoje.

Governo pede mediação ao STF para vacinar professores

A Procuradoria-Geral do Estado ingressou no Supremo Tribunal Federal solicitando que a Corte faça a mediação entre o Executivo estadual e o Ministério da Saúde para solucionar o impasse sobre a vacinação dos professores. A expectativa é de que, assim como o que ocorreu com as forças de segurança, profissionais de educação possam passar na frente da fila de imunização contra a Covid-19. A falta de vacinas é um dos motivos para a greve dos professores em Porto Alegre. Após declarar a greve ilegal, o TJ dobrou a multa diária pelo descumprimento da decisão, passando de 50 mil para 100 mil reais.

Quebra de sigilo bancário de assessoras de Danrlei aponta indícios de ‘rachadinha’

O Ministério Público Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigam o recolhimento e o destino irregular de parte de salários de assessores no gabinete do deputado federal Danrlei de Deus (PSD), atual secretário de Esporte e Lazer do governo de Eduardo Leite (PSDB). A prática é conhecida como ‘rachadinha’ e pode ser enquadrada como crime de peculato, com pena máxima de 12 anos.

Ex-goleiro e multicampeão com o Grêmio, na década de 1990, Danrlei se licenciou da Câmara dos Deputados para assumir o novo cargo no governo do Estado em 4 de maio, o que pode levar a investigação para outra instância da Justiça, iniciando um longo caminho de tramitações.

O Matinal teve acesso exclusivo a trechos de relatórios de investigação produzidos pela PGR e pelo MPF do Rio Grande do Sul a partir de depoimentos de ex-assessores, movimentações bancárias de duas servidoras e documentos entregues às autoridades pela Câmara de Deputados. A apuração revela indícios de que detentores de cargos de confiança podem não ter exercido suas funções (pelo menos uma pessoa confirmou essa versão) e que seus salários eram sacados ou transferidos imediatamente após o depósito para serem utilizados pelo próprio Danrlei na aquisição de carros, em festas e outros usos ainda não esclarecidos. O esquema teria funcionado no gabinete de Danrlei entre 2011 e 2015.

Sebastião Melo flexibiliza enquanto especialistas advertem sobre risco

Realizando uma série de flexibilizações, a Prefeitura de Porto Alegre publicou ontem o decreto com o qual define seus protocolos de gestão da pandemia. O texto afeta diversos setores, liberando funcionamento de bares e restaurantes em qualquer horário – inclusive com autorização para música ao vivo –, cinemas, teatros, entre outros. Beneficiado, o setor de eventos celebrou as flexibilizações do novo decreto. Com as novas medidas, todas as modalidades do segmento passaram a ser permitidas. As regras foram definidas em acordo com os demais municípios que integram a região R10: Cachoeirinha, Gravataí, Viamão, Alvorada e Glorinha. As liberações ocorrem em momento em que especialistas voltam a alertar sobre a tendência de piora nos indicadores da Covid-19 em nível estadual. Os dados reforçam essa advertência.

Jovens gaúchos têm até 26 de maio para se inscrever para bolsa de estudos na Escola Sesc de Ensino Médio

Estão abertas até 26 de maio as inscrições para a seleção de ingresso na Escola Sesc de Ensino Médio, localizada no Rio de Janeiro. São duas vagas para estudantes gaúchos, com bolsa de estudos que inclui despesas relativas à instrução, livros didáticos, alimentação e hospedagem durante os três anos do Ensino Médio. Podem participar jovens que estão cursando ou concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental, nascidos entre 01/01/2006 e 31/12/2008. O cadastro para participar do processo é gratuito e pode ser feito no site https://escolasesc.net/processos-admissionais/admissao-esem, onde também está disponível o edital da seleção.

Estudantes que atendam a três critérios preferenciais acumulam mais pontuação no processo seletivo: renda familiar bruta igual ou inferior a três salários mínimos nacionais; dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo; ser aluno de escola de ensino da rede Sesc ou ter estudado dois terços (seis anos) do Ensino Fundamental em escola pública ou ter estudado dois terços (seis anos) do Ensino Fundamental com bolsa integral em escola privada. A primeira fase do processo é a confirmação da inscrição, que ocorrerá de 31 de maio a 13 de junho, período no qual o candidato deverá preencher um questionário sociocultural e enviar seus documentos de identificação.

As outras etapas são compostas por um sorteio público, em 14 de agosto, envio dos documentos que comprovem os critérios preferenciais, de 20 a 30 de agosto, e entrevista e análise do histórico escolar, de 18 a 29 de outubro. Devido à pandemia, pelo segundo ano consecutivo não haverá provas objetivas nem de redação, e as entrevistas poderão ser realizadas de forma virtual. A relação final dos candidatos selecionados será divulgada no dia 8 de dezembro, a partir das 18h do horário de Brasília, no site da Escola Sesc.

Negócios em Pauta: Fecomércio-RS discute perspectivas para expansão de negócios internacionais

As perspectivas para a expansão de negócios para empresários gaúchos além das fronteiras do Brasil serão discutidas em um evento on-line promovido pela Fecomércio-RS e co-realizado pela Câmara Empresarial Argentino Brasileira do Rio Grande do Sul (CEAB-RS). Na quinta-feira, 27 de maio, às 19h, a Secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, abordará as iniciativas de expansão do comércio exterior e outras ações do Governo Gaúcho na área no evento Negócios em Pauta: Perspectivas internacionais para o RS. 

Com vocação exportadora por questões econômicas e geográficas, o Rio Grande do Sul tem as fronteiras com maior fluxo de comércio com o Mercosul. O evento propõe focar nas alternativas para explorar melhor o potencial de negócios com países vizinhos e com outros continentes. Ana Amélia Lemos atuou como jornalista até 2010, ano em que foi eleita senadora. No mandato, Ana Amélia apresentou 114 projetos e PECs, dos quais cinco estão em vigor e contemplam saúde, agricultura e municípios. A palestra será transmitida no canal da Fecomércio-RS no Youtube.

Rio Grande do Sul Giro de Notícias

Começa experimento de câmeras corporais em policiais do RS

Citadas por Eduardo Leite como fator de preocupação, países e estados próximos do RS tiveram aumento de até 52% de novos casos de Covid-19 em pouco tempo, aponta GZH.

Em nota, a Air Liquide, responsável pelo fornecimento de oxigênio no Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, alegou que ofereceu suporte à casa de saúde para ativar o sistema de backup de ar para os pacientes.

Votação em 2º turno da PEC do Plebiscito na Assembleia Legislativa ficou, a princípio, para a próxima terça. A oposição ainda tenta barrar a apreciação ao questionar o resultado do 1º turno.

O atendimento em urgência e emergência será reforçado com a inauguração do Novo Hospital Unimed Vale do Sinos. Orçado em 250 milhões de reais, o complexo terá 204 leitos e sete salas para cirurgia.

Sortimentos.com : eventos e feiras no Rio Grande do Sul

Ocorreu um erro. A causa provável é o feed estar offline. Tente mais tarde.