Rio Grande do Sul giro de notícias : ATP pede reajuste abusivo na tarifa de ônibus, Melo insiste no Kit Covid e nova licitação da orla do Guaíba

Sortimento Futebol - Sortimento Notícias - Sortimento Finanças e Negócios - sortimento.com.br
Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias

Sortimentos Rio Grande do Sul giro de notícias :

ATP pede reajuste abusivo na tarifa de ônibus, morre por Covid-19 o General de Exército Geraldo Antônio Miotto, Melo insiste no Kit Covid, nova licitação da orla do Guaíba, Amorim Comunicação passa a atender o Instituto da Transformação Digital e Cooperativa Piá aumentou 17% o faturamento em 2020

ATP pede reajuste abusivo na tarifa de ônibus

Cresce a discussão nas ruas de Porto Alegre sobre o novo preço da tarifa de ônibus. A passagem na Capital é uma das mais caras do País. na última licitação, foi repassado ao usuário valor na tarifa que garantisse aos concessionários receita para a renovação de frota – inclusive com ar condicionado. Mas, o dinheiro arrecadado desde 2016 não foi usado na compra de ônibus novos. A exceção é a Carris, que adquiriu em 2020.

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre também ajudou a proteger os interesses dos concessionários ao ampliar a idade da frota, garantindo ao usuário a circulação em ônibus velho, apesar de pagar para uma pseudo renovação. Executivo e legislativo trabalhando para garantir os desejos e necessidades dos concessionários. Vale lembrar que a função de uma concessão e dos gestores e legisladores eleitos democraticamente atender o cidadão.

A gestão de Sebastião Melo (MDB) acabou dando uma mostra pública de que falta consenso sobre as diretrizes do transporte público em Porto Alegre. No dia em que a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) encaminhou o pedido para o novo cálculo tarifário – sem estipular quanto custaria a nova passagem – o chefe do executivo municipal desautorizou o secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, Záchia chegou a defender a taxação do transporte por aplicativo para auxiliar o sistema de ônibus, uma proposta já aventada no governo Marchezan. Segundo ele, o transporte coletivo em Porto Alegre estaria próximo do “caos”. Após a entrevista, o prefeito Sebastião Melo manifestou-se através de mensagem e rechaçou a fala do secretário, garantindo que não está na pauta da administração taxar os motoristas de aplicativos. Conforme Melo, a intenção inicial é renegociar o vínculo com os concessionários.

Na tentativa de repactuar o contrato com as empresas de ônibus da Capital, Melo revelou que quer criar novas regras para manter o serviço atrativo para as companhias e funcional para os usuários – um aceno que agrada às empresas que gerenciam o transporte coletivo, em especial se rever gratuidades e a obrigatoriedade da presença dos cobradores. Se não houver acordo, o prefeito afirmou que buscará a mediação do Judiciário.

As empresas que sucatearam a prestação do serviço, apesar de aumentos tarifários acima da inflação nos último 20 anos, alegam a drástica redução de passageiros entre os anos de 2019 e 2020. A queda foi de 52% segundo a ATP, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus e pela desqualificação da operação realizadas pelas concessões. O Sindicato dos Rodoviários descartou uma greve, ainda que algumas lideranças tenham ficado descontentes na última assembleia por não ter constado o aumento de salário como item aprovado pela categoria. Se a planilha de custos for aplicada, a tarifa ficará próxima dos 6 reais.

Outro dado importante é o aumento da tarifa acima da inflação por anos.

A prefeitura avaliar os direitos dos usuários citados na licitação nem pensar. Mas, para agradar os concessionários, aumentaram a idade da frota, diminuíram linhas e horários, cortaram imposto e prometeram repassar milhões à ATP. Cadê o dinheiro pago por usuários desde 2016 para a renovação da frota ? O direitos estabelecidos na licitação valem somente para os concessionários ? Quando a prefeitura irá atender as necessidades dos usuários ? Aumentar e criar impostos para atender os desejos e pedidos dos concessionários é um absurdo, pois é o Estado atuando em prol do privado em prejuízo ao cidadão. A concessão visa atender o interesse público e não privado. É uma concessão, não um favor!

Porto Alegre nega gasto com “kit Covid” e mantém disponibilização dos medicamentos

A afirmação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que não existe tratamento precoce contra o coronavírus, a mudança de discurso do Ministério da Saúde e a investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) sobre a compra de medicamentos sem eficácia contra a Covid-19 em cidades gaúchas não foram suficientes para a prefeitura de Porto Alegre deixar de oferecer o “kit Covid” em farmácias distritais e Unidades Básicas de Saúde.

O entendimento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que, como os remédios foram enviados pelo ministério e não provocaram custos para a administração, a apuração do TCE não mira a gestão da Capital. O secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, afirmou no começo de janeiro que a intenção da prefeitura é disponibilizar os remédios a “todos que quiserem”, mediante indicação médica. Ainda que a Capital não esteja no escopo do TCE, a investigação sobre a compra de cloroquina, ivermectina, azitromicina seguirá em outras prefeituras do RS. O argumento do tribunal é que os gestores precisam de embasamento técnico para definir a obtenção dessas substâncias.

Ex-comandante do CMS morre de Covid-19

A Covid-19 vitimou na tarde de quarta-feira (21.01) o General de Exército Geraldo Antônio Miotto, que até abril do ano passado era o comandante do Comando Militar do Sul, sediado em Porto Alegre. Ele tinha 65 anos e estava internado desde 1º de dezembro do ano passado. A pandemia segue em patamares altos no Rio Grande do Sul. Ontem, a Secretaria Estadual da Saúde reportou mais 72 óbitos, elevando o total de vítimas da Covid-19 para 10.123 em dez meses no Estado. Quanto à vacinação, apenas 18 municípios ainda não haviam retirado as suas doses nas respectivas Coordenadorias Regionais de Saúde até o fim da tarde de ontem. O estoque entregue é suficiente para atender 3,6% da população prioritária no RS.

Prefeitura estenderá prazo para não realizar nova licitação da orla

Como forma de não retardar ainda mais o processo de concessão do trecho 1 da Orla do Guaíba, a Prefeitura de Porto Alegre ampliará prazo para assinatura do contrato – que vence originalmente amanhã. Isso ocorre para que o consórcio vencedor do processo, GAM 3 Parks, tenha mais tempo para entregar os documentos faltantes. Com a medida, o Executivo também ganharia mais prazo para analisar a papelada. Não houve uma segunda colocada no certame, e a licitação, na primeira vez que foi realizada, terminou deserta. A concessionária que administrar o trecho deverá investir cerca de 281 milhões de reais em um período de 35 anos – 31 milhões exclusivamente no Parque Harmonia.

Amorim Comunicação passa a atender o Instituto da Transformação Digital

Empresa com quase 25 anos no mercado, a Amorim Comunicação agora passa a atender o Instituto da Transformação Digital (ITD), entidade sem fins lucrativos que busca mobilizar, sensibilizar e promover iniciativas que contribuam para que a sociedade compreenda como a Inovação pode estimular o desenvolvimento social, econômico e sustentável dos negócios. 

Entre seus projetos, o ITD desenvolve estudos de Maturidade Digital para as empresas, a partir de uma metodologia inédita e exclusiva, com o objetivo de proporcionar informações que possam implementar de forma mais eficiente a Transformação Digital necessária para alavancar suas marcas. Atualmente, o Instituto é composto por um time de especialistas experientes e atende empresas no Brasil, México e Espanha.

O coordenador de jornalismo da Amorim Comunicação, João Pedro Zettermann, destaca a importância da nova parceria. “Estamos muito contentes em poder fazer parte do grande trabalho realizado pelo ITD. É um enorme desafio comunicar para a sociedade sobre um tema que pode alavancar milhares de negócios, mas estamos preparados”, afirmou. 

A Amorim Comunicação atualmente atende clientes como o Grupo Cisne Branco, o Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, o Outback Steakhouse e o Caminho dos Faróis. 

Cooperativa Piá aumentou 17% o faturamento em 2020

Tradicional fabricante gaúcho de produtos lácteos, a Cooperativa Piá aumentou seu faturamento de 2020 em 17%, na comparação com 2019. Neste mesmo período, o volume de leite captado dos produtores aumentou 5%, enquanto a compra de frutas cresceu 10%.

O anúncio foi feito pelo presidente da Piá, Jeferson Smaniotto, que estima um crescimento ainda maior em 2021. Uma das apostas da Cooperativa é o início da produção própria de queijos em fevereiro, que deverá aumentar a captação de leite em dois milhões de litros.

A outra é o lançamento de pequenas embalagens para o mercado varejista, que deve ocorrer em junho. “São dois produtos de alto valor agregado, o que deve ampliar o resultado da cooperativa”, afirma Smaniotto.

Rio Grande do Sul Flash News

A Prefeitura de Porto Alegre vai lançar o “vacinômetro”, com dados da imunização contra a Covid-19. Até quarta-feira (20.01.21) , 2,3 mil pessoas haviam recebido as doses da CoronaVac na Capital.

A falta de luz provocou a suspensão de sessões extraordinárias na Câmara de Vereadores da Capital gaúcha. A queda da energia elétrica ocorreu por conta de um incêndio próximo ao Tribunal de Justiça do Estado.

A procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes foi suspensa por conta da pandemia. É a primeira vez que o evento não irá acontecer em Porto Alegre.

O Instituto Fome Zero e a UFRGS se uniram em prol da segurança alimentar e nutricional. A parceria servirá como estratégia de política pública contra os desafios da atual crise de saúde.

A prefeitura decidiu mudar a estratégia para a recuperação do viaduto dos Açorianos, em Porto Alegre. A gestão local estima um gasto de até 1,47 milhão de reais para a obra.

A partir de fevereiro, deverá ser possível pagar a conta de luz com PIX. O método de pagamento já funciona em cinco estados do país.

A PRF publicou edital de concurso com 1,5 mil vagas e salário de mais de 10 mil reais. As inscrições começam na última semana de janeiro/21.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.

Temporada Verão 2021 : noticias dos municípios do litoral gaúcho, catarinense, paranaense, paulista, fluminense e capixaba