Sortimentos.com Giro de notícias Rio Grande do Sul 28.06.21
Internações estáveis por Covid-19, Porto Alegre teve recorde de alvarás fechados em 2020 e Capital gaúcha deve ter novo preço da tarifa de ônibus no início de julho
Destaque do Matinal Jornalismo
Porto Alegre teve recorde de alvarás fechados em 2020
Vídeo publicado nas redes sociais do Pop Center, popularmente conhecido como “camelódromo”, mostra todas as bancas fechadas em função das restrições sanitárias vigentes na metade de março. Enquanto caminha pelos corredores escuros do local, a autora anônima do vídeo desabafa: “800 famílias vivem daqui, tiram seu sustento daqui. Sinceramente, nem quando os ex-camelôs lutavam pelo direito de ficar na rua eu senti tanto medo quanto agora”.
Embora esse fechamento fosse apenas temporário e, dois meses depois, o Pop Center reabrisse as portas, cerca de 65 alvarás de funcionamento de comerciantes populares foram baixados pela prefeitura só em março de 2021. Nos registros da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smedt), o motivo citado é quase sempre o mesmo: “revogado pelo artigo 15º do decreto 20.476/2020” – uma lei sancionada em 21 de fevereiro de 2020 que determina o fechamento dos alvarás de comerciantes populares caso fiquem ausentes, sem justificativa, por cinco dias úteis no mês. Além disso, os comerciantes populares tiveram 161 alvarás baixados ao longo de 2020 – a maioria por falta de renovação.
Nossa reportagem conversou com lojistas ainda em atividade no local e confirmou que dezenas de bancas seguem fechadas.
Internações por Covid-19 se mantêm estáveis no RS
A ocupação de leitos de UTI por pacientes com Covid-19 manteve a estabilidade pelo sexto dia consecutivo. Nesse domingo, eram 1.640 pacientes com a doença em hospitais gaúchos, o menor número desde 21 de maio. Ao fim da noite, a ocupação geral dos leitos era de 81,6% no RS. No entanto, as macrorregiões Norte e Vales encontravam-se com ocupação crítica, próxima de 100%. Outras três áreas tinham índice superior a 90% neste quesito. Nesse fim de semana, o RS chegou a 31.117 mortes relacionadas ao coronavírus ao longo da pandemia. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, metade da população vacinável já recebeu ao menos uma dose de algum imunizante anticovid.
Porto Alegre deve ter novo preço da tarifa de ônibus até quarta
O prefeito Sebastião Melo encaminha à Câmara Municipal pacote de projetos relativos ao transporte público em Porto Alegre. Entre as propostas que chegarão ao Legislativo estão a de revisão nas isenções e gratuidades – medidas que devem abranger inclusive estudantes cuja renda per capita seja superior a um salário mínimo. Repetindo a gestão anterior, Melo também tentará estabelecer o fim gradual da função dos cobradores nos coletivos. Ontem, o prefeito informou que decidirá sobre o novo preço da passagem dos ônibus até quarta-feira. O estudo técnico da tarifa encaminhado para ele foi de 5,20 reais, mas o custo final deverá ficar abaixo dos 5 reais.
Mudança no IR deve atingir classe média em cheio
O pacote de mudanças no imposto de renda entregue pelo ministro Paulo Guedes na ao Congresso Nacional pode gerar um efeito contrário ao esperado pelo presidente Jair Bolsonaro. Isso porque, apesar de mexer na tabela de valores das alíquotas, não cumpre a promessa de campanha de aumentar a isenção para até 5,5 mil mensais. O teto, pela proposta, seria de 2,5 mil reais por mês. Mas o que deve pesar mais é a restrição da dedução simplificada de 20%, que passa a valer apenas para quem ganha até 3 mil reais.
A colunista de GZH Marta Sfredo conversou com o professor Pedro Fonseca, da faculdade de Economia da UFRGS, que avalia que haverá um “enorme” aumento no imposto de renda para quem ganha entre 3 mil e 12 mil reais. De acordo com pesquisa recente do Ipec, que mostrou um forte aumento da rejeição do presidente, este grupo é um dos que mais aprova o presidente.
Flash news Rio Grande do Sul
Usuários da Trensurb que estiverem com temperatura corporal acima dos 37,5°C serão convidados a realizar o teste para Covid-19 na Estação Mercado.
Decisão da Justiça Federal incluiu indígenas não aldeados no plano de vacinação contra a Covid-19 no RS.
Porto Alegre recebeu o selo internacional de destino seguro durante a pandemia. O reconhecimento atesta a adoção de protocolos globais de saúde e higiene contra o coronavírus.
Pela terceira vez em três meses, a entrega da obra do corredor de ônibus da João Pessoa foi adiada. Agora, a previsão de entrega da obra é para 28 de agosto. A reformulação do local era promessa para a Copa – a de 2014.
Em entrevista ao JC, o presidente estadual do PSDB no RS, o deputado federal Lucas Redecker indicou que o partido deverá lançar um candidato próprio à sucessão de Eduardo Leite ao Piratini, que afirma que não irá concorrer à reeleição.
A realização da Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, teve a realização em 2021 confirmada pelo governo do Estado RS. O evento, promovido no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, acontecerá entre os dias 4 a 12 de setembro seguindo protocolos sanitários no recebimento do público em sua 44ª edição. Além disso, a versão virtual do evento também será realizada em paralelo.
- .
Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

- – –