Coronavirus no Rio Grande do Sul: novo decreto do governador e atualização de casos

Coronavirus no Rio Grande do Sul: novo decreto do governador e atualização de casos

Coronavirus no Rio Grande do Sul: novo decreto do governador e atualização de casos

Em decreto publicado na quinta-feira (09.04.20), o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o indeciso entre vida x economia, determinou que hospitais das redes pública e privada são obrigados a registrar taxa de ocupação e o número de respiradores e de pacientes internados com suspeita ou confirmação de coronavírus.

“Precisamos da precisão desses dados para que, somados a outras informações que estamos apurando, possamos traçar políticas públicas adequadas à evolução da doença no RS”, escreveu Leite na rede social.

Também fica determinado que funcionários que atendam ao público utilizem equipamentos de proteção individual, de modo a protegerem a si mesmos e aos demais.

O Estado passa a considerar, como atividade essencial, a atuação do Corpo de Bombeiros Militar, inclusive na emissão e renovação de alvarás de Prevenção Contra Incêndio. Estabelecimentos podem abrir para vistoria e perícia.

Lojas de chocolate, lancherias, restaurantes e estabelecimentos que prestam serviços de higiene pessoal (cabeleireiros, barbeiros) podem abrir desde que possuam expressa autorização municipal. Regras de higiene e de atendimento ao público seguem obrigatórias.

Com isolamento são 14 mortes oficiais

14h28 – 14º óbito confirmado no Rio Grande do Sul
Homem, residente em São Leopoldo, 66 anos, diabético e usuário de insulina. Internado dia 30/03 na cidade do Vale do Sinos e transferido para hospital em Porto Alegre, no dia 04/04.

13h10 – 13º óbito confirmado no Rio Grande do Sul
Segundo caso de óbito por coronavirus registrado na cidade de Passo Fundo na quinta-feira. Um idoso de 89 anos. A vítima residente na cidade estava internado desde o dia 27/03 e apresentava doenças respiratória e neurológica crônicas.

11h30 – Confirmados mais 37 casos de coronavirus no RS.
Total passa para 618 casos. Novos casos contabilizados são em: Porto Alegre (25 novos), Arroio dos Ratos (2), Caxias do Sul, Cidreira, Esteio, Marau (2), Montenegro, Santo Antônio da Patrulha, Serafina Corrêa (2) e Uruguaiana.