São Paulo Eleição 2020 : Bruno Covas (PSDB) é reeleito e fala em conciliação

Eleições TSE - Eleições no Brasil
Eleições Municipais 2020 - TSE - Eleição no Brasil
Eleições Municipais 2020 – TSE – Eleição no Brasil

São Paulo Eleição 2020 :

:: Bruno Covas (PSDB) 59,38%
:: Guilherme Boulos (PSol) 40,62%
:: Urnas apuradas: 22.399 de 22.399
:: Votos validos: 5.337.230 (59.39%)
:: Brancos: 273.216 (3.04%)
:: Nulos: 607.062 (6.76%)
:: Abstenções: 2.769.179 (30.81%)

São Paulo Eleição 2020 : Bruno Covas (PSDB) é reeleito e fala em conciliação

Em discurso após o fim das apurações na noite de domingo (29,11), o vencedor das eleições municipais da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), falou em tom de conciliação. O gestor público destacou que as urnas da cidade de São Paulo manifestaram que os paulistanos não querem confrontos e divisões. Em uma alusão aos locais da cidade onde venceu ou perdeu, Covas ressaltou que não existe “distrito azul ou vermelho, existe cidade de São Paulo.”

“São Paulo falou. São Paulo não quer divisões, São Paulo não quer o confronto. Meu avô dizia que é possível conciliar política e ética, política e honra, política e mudança. Eu agora acrescento: é possível fazer política sem ódio, é possível fazer política falando a verdade”, disse.

“As eleições terminam hoje, não há espaços para divisões, não há espaço em São Paulo para o grupo A, para o grupo B, São Paulo é para todos. Esse foi o nosso lema de campanha, e esse será o nosso jeito de governar”, acrescentou.

O prefeito disse que seu governo irá se focar na promoção da saúde e da educação e no combate às desigualdades. Covas disse também que sua gestão irá combater a pandemia da Covid-19.

“Temos que investir em saúde e educação e temos que fazer da nossa gestão um mantra na busca de emprego e oportunidade, em especial para os nossos jovens de periferia que sofreram ainda mais as consequências dessa crise econômica e social”.

O candidato derrotado, Guilherme Boulos (PSOL), agradeceu os votos recebidos e disse que sua participação no segundo turno mostra que São Paulo deseja mudança. “Eu quero cumprimentar o Bruno Covas [prefeito eleito] e desejar que ele tenha sorte nos próximos quatro anos e que, acima de tudo, governe a cidade sabendo que uma imensa parcela da sociedade quer mudança, quer que a periferia seja tirada do abandono, tenha vez e voz”, disse. “Hoje não é fim de uma caminhada, é o começo da vitória da solidariedade sobre a indiferença, de uma política feita com amor”, afirmou.

Resultado oficial da apuração :

Eleitores de todo o país puderam acompanhar divulgação dos resultados das eleições municipais de 2020. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou à disposição o DiviWeb (mais completo) e o Resultados, dois sites com a finalidade de ampliar o acesso dos cidadãos aos números da apuração do pleito.

Nota oficial do TSE  sobre atraso da apuração no 1º turno
Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.

Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.

O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.

Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.