Luis Castro fracassa novamente e Grêmio cede empate ao Juventude em casa e se complica na semi do Gauchão
Grêmio e Juventude empataram em 1 a 1 no domingo (15/02), na Arena do Grêmio, pela partida de ida da semifinal do Gauchão 2026. Atuando em casa, o Imortal saiu na frente do placar e levou o empate no segundo tempo. O time da Serra gaúcha terminou com 10 jogadores após a expulsão de Índio em cotovelada no jogador Arthur do Grêmio.
Com dificuldades diante de uma defesa postada, o Grêmio ameaçou o Juventude com chutes de fora da área e bolas alçadas. O gol, aos 39 minutos do primeiro tempo, saiu em jogada pelo alto. Willian cruzou e Tetê desviou para o fundo da rede em falha do goleiro Jandrei.
Mesmo como visitante, o Juventude buscou e encontrou o empate. O time serrano percebeu que o Grêmio é um time sem jogadas ensaiadas, com esquema tático confuso e que o técnico Luis Castro está com inúmeras dificuldades em fazer o time apresentar um futebol competitivo. Assim, o time Jaconero que entrou para não levar gols, cresceu e foi para cima do Grêmio. Gabriel Pinheiro no meio de campo deu um passe na entrada da área para Patryck, que correu pelo lado esquerdo, sem marcação em direção ao gol. O meio-campista conduziu a bola e chutou firme e Weverton aceitou.
No final do segundo tempo, o Juventude teve uma baixa e um desfalque para a partida de volta. Índio foi expulso após a análise do VAR decretar conduta violenta do jogador contra o adversário.
O Grêmio chegou ao segundo empate consecutivo contra o Juventude e agora terá que buscar a classificação na Serra Gaúcha. A última visita gremista ao Alfredo Jaconi, no Brasileirão 2025, foi de triunfo por 2 a 0. O Tricolor defende a escrita de ter ido as último oito finais de Gauchão, com sete títulos e um vice.
O bom resultado conquistado em Porto Alegre anima o Juventude, que ainda não perdeu em 2026. Caso segure o Grêmio em casa, o Papo tem assegurado ao menos a disputa por pênaltis para definir a vaga na final. O Alviverde conquistou o Estadual pela última e única vez em 1998.
Os dois times folgam durante a semana e só voltam a atuar no duelo de volta da semi do Gauchão. A segunda partida será no domingo (22/02), às 18h, em Caxias do Sul. Quem passar enfrentará Ypiranga ou Internacional na decisão.

Internacional atropela Ypiranga em Erechim e fica muito perto da final do Gauchão
O Internacional venceu o Ypiranga por 3 a 0 no domingo (15/2), pela partida de ida da semifinal do Gauchão 2026, no Colosso da Lagoa, em Erechim. Melhor time da 1ª fase, o Colorado mostrou sua força e bateu os donos da casa com muita tranquilidade.
A grande atuação colorada começou logo no segundo minuto, quando Braian Aguirre abriu o placar. Dono do jogo, o Internacional ampliou antes do intervalo e em grande estilo. Thiago Maia recebeu na entrada da área e acertou um belo chute de canhota. Por fim, no segundo tempo, o goleiro do Ypiranga, Zé Carlos, fez contra e fechou o placar.
O resultado coloca o Internacional muito próximo da final do Gauchão 2026. Para avançar, o Colorado pode até perder por dois gols de diferença e ainda assim vai à decisão em busca do bicampeonato. O retrospecto ainda favorece o time de Porto Alegre, que venceu os últimos cinco confrontos entre eles no Beira-Rio.
O Ypiranga só venceu uma vez fora de casa nesta temporada, contra o Caxias, na Serra Gaúcha. Os dois times folgam durante a semana e só voltam a atuar no duelo de volta da semi do Gauchão. A segunda partida será no sábado (21/02), às 18h30, no Beira-Rio. Quem passar enfrentará Grêmio ou Juventude na decisão.
