Série B do Brasileirão 2023 : Vitória, Juventude, Criciúma e Atlético-GO estão na Série A em 2024

Vitória Campeão da Série B do Brasileirão 2023 - Foto : CBF

. Sortimentos Futebol . Série B do Brasileirão 2023 : Vitória, Juventude, Criciúma e Atlético-GO estão na Série A em 2024 . Vitória Campeão da Série B do Brasileirão 2023 – Foto : CBF

Juventude e Atlético-GO garantiram o acesso para a Série A do Brasileirão 2024 nos jogos de sábado (25/11/23) da última rodada da Série B. Os dois times venceram seus duelos para se juntar a Vitória e Criciúma e carimbar a vaga para a elite do futebol brasileiro.

Os outros times que disputavam com chances de acesso, Novorizontino, Sport e Mirassol venceram seus jogos, mas não tiveram uma combinação de resultados favoráveis para conseguir a vaga no G4. O Vila Nova, que dependia só de si, perdeu para o lanterna ABC e ficará na segunda divisão por mais um ano.

Ceará 1 x 3 Juventude

Um dos dois times que só dependia de si na última rodada, o Juventude foi até o Ceará e conseguiu uma virada épica sobre o Vozão. Os gaúchos saíram atrás com gol de Janderson para o Ceará e empataram no fim do primeiro tempo através de Ruan.

A situação do Juventude piorou muito com a expulsão de Luiz Gustavo, depois de dois cartões amarelos em menos de 10 minutos. O drama aumentou com um pênalti a favor do Ceará anulado pelo VAR. Um minuto depois da decisão, o time de Caxias do Sul-RS fez o segundo com Jadson. Para garantir o acesso de vez, ainda houve tempo de Ruan fazer o segundo dele.

Atlético-GO 3×0 Guarani

Foi com tons épicos que o Atlético-GO conseguiu o acesso após um ano de Série B. Em partida emocionante contra o Guarani, o time goiano jogou quase toda a parte com um a mais em campo, primeiro 11 contra 10 e depois 10 contra 9, após três expulsões no jogo.

O Dragão precisou de apenas 9 minutos no segundo tempo para fazer 2 a 0 e garantir a vaga na Série A 2024. Dodô e Gustavo fizeram os dois primeiros em jogadas pelo alto. Matheus Peixoto completou a festa no fim.

Novorizontino 2×0 Criciúma

O time do interior de São Paulo começou a última rodada em 6º lugar, mas foi a equipe que resolveu sua vida mais rápido. Logo aos 3 minutos de jogo o Novorizontino aproveitou vacilo do Criciúma na saída de bola e marcou com Marlon. Pouco depois, quase ampliou com Aylon.

O já classificado para a Série A Criciúma ainda pressionou em busca de um empate, mas sem sucesso. A vitória foi garantida com um golaço de Rômulo no meio da segunda etapa. Com a vitória do Juventude, o resultado não adiantou para o Novorizontino conseguir o histórico acesso. A equipe termina na incômoda 5ª colocação, um ponto atrás do Atlético-GO.

Sport 4×1 Sampaio Corrêa

Dos times que tinham chance de acesso e ficarão na Série B, o Sport foi o que fez melhor seu papel na última rodada. O Leão construiu a goleada com muita facilidade e já tinha o jogo decidido no início da segunda etapa. Wanderson, Gustavo Henrique (contra), Fabrício Daniel e Fabinho fizeram os gols da vitória.

Um dos favoritos da Série B em 2023, o Sport paga pela péssima reta final de campanha em que venceu 2 dos últimos 9 jogos apenas.

Tombense 0x1 Mirassol

O Mirassol ocupava a 7ª colocação no início da rodada final e por isso já tinha uma missão muito difícil para conseguir o acesso. No entanto, o time paulista buscou a vitória em MG para ao menos fazer a sua parte no último jogo da temporada. Luiz Otávio fez o gol próximo dos acréscimos e deu o triunfo ao Mirassol.

ABC 3×2 Vila Nova

Ao lado do classificado Juventude, o Vila Nova era o outro que só dependia de seu resultado para garantir vaga na Série A em 2024. Porém, ao contrários dos gaúchos, o desfecho foi trágico. O Vila ficou atrás do placar durante todo o jogo e viu o sonho escapar para o lanterna do campeonato. O clube goiano não chega a elite do futebol brasileiro desde a década de 80.


Confira todos os resultados dos jogos da Série B do Brasileirão 2023


Sampaio Corrêa e Tombense são os dois últimos rebaixados da Série B

Sampaio Corrêa e Tombense perderam seus jogos no sábado (25/11/23), para Sport e Mirassol, respectivamente, e farão companhia a Londrina e ABC na Série C 2024.

Ponte Preta e Chapecoense garantiram a permanência. A Ponte se livrou da queda com vitória por 3 a 0 sobre o CRB, no Moisés Lucarelli. A missão da Macaca foi facilitada pela expulsão do zagueiro Fábio Alemão, dos alagoanos, logo aos 13 minutos. Pablo Dyego, duas vezes, e Paul Villero marcaram os gols da permanência.

Na Arena Condá, a Chapecoense virou sobre o campeão Vitória, por 3 a 1, e saiu da zona de rebaixamento. Welder abriu o placar para os rubro-negros, mas Marcinho igualou ainda no primeiro tempo. Kayke e Bruno Nazário garantiram a vitória e a salvação da Chape no segundo tempo.

O Sampaio Corrêa dependia apenas de uma vitória para se salvar, mas foi atropelado pelo Sport. A Bolívia Querida foi para o intervalo perdendo por 3 a 0. O Leão ainda fez mais um no início da segunda etapa, e Ytalo marcou o gol de honra, de pênalti.

O Tombense ficou vivo até o fim de seu jogo contra o Mirassol, mas não evitou o pior. O gol de Luiz Otávio aos 44 minutos do segundo tempo sacramentou o retorno do time mineiro à Série C.

Brasileirão 2023 Série B Classificação Final - sortimento.com.br
Brasileirão 2023 Série B Classificação Final – sortimento.com.br