Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 27 de novembro de 2023

.  Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.

Previsão do tempo: a chuva volta a todas as regiões do estado nesta segunda. Em Porto Alegre, a mínima prevista é de 17ºC e a máxima, de 32ºC.


Justiça suspende leilão do prédio da Smov

O prédio onde funcionou a antiga Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), na Avenida Borges de Medeiros, teve seu leilão suspenso por determinação da Justiça. A juíza Juliana Neves Capiotti atendeu, no domingo, a pedido do MPRS, que detalhou em ação cautelar a preocupação do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) com o interesse da prefeitura em alienar um imóvel com valor histórico e cultural. O leilão deveria ocorrer hoje, às 10h, em sessão pública no Portal de Compras Públicas, com lance mínimo de 48,1 milhões de reais. Os recursos da venda seriam utilizados pela prefeitura para a construção de Habitação de Interesse Social no bairro Humaitá. Em nota divulgada logo após a decisão, a Procuradoria-Geral do Município informou que recorrerá junto ao Plantão do Tribunal de Justiça para manter o procedimento.


Assessor indicado por Melo para receber doações via pix já foi condenado por furto de vales

Um homem condenado por furto é a pessoa escolhida pelo prefeito Sebastião Melo para receber, sem fiscalização pública, na chave pix pessoal, doações às vítimas das cheias em Porto Alegre. Na sexta-feira, a Matinal revelou que a prefeitura enviara a secretários e subordinados uma mensagem pedindo doações em uma conta pessoal, procedimento considerado irregular por especialistas em direito público.

No fim de semana, o vereador Roberto Robaina disse que José Francisco Vieira de Moura, o assessor que Melo designou para receber o dinheiro, foi condenado a dois anos de prisão e pagamento de multa pelo furto de vale-refeição do Banrisul ainda quando era estagiário do banco. Posteriormente, a pena foi revertida para prestação de serviços à comunidade. No final de semana, após a repercussão negativa do caso, Melo gravou um vídeo alegando que seus críticos tentavam deturpar uma ação de solidariedade. Diante das manifestações, entretanto, prometeu divulgar os números das doações aos órgãos de controle.


Prefeitura de Porto Alegre muda projeto do trecho 2 da orla após enchente

Por sugestão do DMAE, a prefeitura vai incluir a previsão de elevação do terreno no projeto de revitalização do trecho 2 da orla do Guaíba, que vai da Rótula das Cuias até o Arroio Dilúvio. A alteração prevê uma cota de inundação de 3,30 metros, em vez da atual de 3 metros. Segundo a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, o objetivo é deixar o local mais seguro, depois que o Guaíba atingiu nível recorde nas enchentes da semana passada.

O projeto, orçado em 400 milhões de reais, prevê a construção de um centro de eventos, um anfiteatro, uma marina pública e um farol-mirante. A prefeitura também descobriu uma linha de transmissão de alta tensão passando pela região, e por isso o espaço de área construída também vai passar por readequação. Pellini não acredita que os alagamentos recentes vão afetar o interesse dos investidores. A prefeitura quer lançar o edital no começo do segundo semestre de 2024.


Animais são encontrados mortos entre Rio Grande e Chuí

Mais de cem animais marinhos foram encontrados mortos ao longo do litoral do Rio Grande e do Chuí no fim de semana. Técnicos municipais da Defesa Civil localizaram os corpos durante a vistoria de 157 quilômetros entre as duas cidades. Em apenas um dia, foram descobertos 68 toninhas – uma espécie de golfinho –, 38 tartarugas, 12 leões-marinhos, três baleias, 14 aves e centenas de peixes.

No caso das baleias e dos peixes, suspeita-se de morte natural: é comum que a ressaca do mar atire os animais na faixa de areia, impossibilitando-os de retornar à água. Já os leões-marinhos, tartarugas e toninhas podem ter morrido em decorrência do surto de gripe aviária que assola a costa gaúcha. A Defesa Civil recomenda aos banhistas que, caso encontrem animais na praia, evitem contato físico devido ao risco de contágio.


Diagnóstico Brasileiro Marinho-Costeiro sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos

O Brasil tem 10 mil quilômetros de litoral, mas sem a atenção devida para o ecossistema costeiro, sua preservação é negligenciada. Para mudar essa realidade, foi lançado o 1º Diagnóstico Brasileiro Marinho-Costeiro sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, o mais completo levantamento já realizado sobre a biodiversidade marinha-costeira do Brasil. Elaborado por acadêmicos, jovens pesquisadores e representantes de povos indígenas e populações tradicionais, a publicação reúne dados sobre o papel do ecossistema costeiro para bem-estar humano e para a geração de riqueza. Os números são superlativos. Só para ter uma ideia, o litoral brasileiro é a casa de 1.359 espécies de peixes e de 1.717 espécies de crustáceos, entre outros animais. Além disso, possui uma grande diversidade cultural. Treze capitais brasileiras estão na costa, além de 61 terras indígenas e 111 territórios quilombolas.


“G.E. Renner – O Cometa Eterno”, a história de uma paixão que atravessa os tempos

A obra “G. E. Renner – O cometa eterno” (Libretos, 2023) será lançada na Livraria Paralelo 30, dia 29 de novembro às 19h, com bate-papo entre Luis Carlos Macchi e Pedro Haase. Logo após, haverá sessão de autógrafos. Preço sugerido do livro: R$75,00. A Livraria fica na Vieira de Castro, 48, próxima à Redenção.


Giro de Notícias

  • Moradores das ilhas de Porto Alegre retornam para casa e tentam retomar a rotina após inundações. Mais de 2,1 mil pessoas foram resgatadas pela Defesa Civil na região, e 167 ainda estavam em abrigos até ontem.
  • A prefeitura de Gramado decretou estado de calamidade, enquanto moradores relatam rachaduras em casas e ruas na região onde um prédio desabou. Aliás, o Ministério Público do Rio Grande deve solicitar à Justiça uma audiência sobre o caso.
  • Canoas decretou situação de emergência por conta dos danos causados pela chuva e pelas cheias dos rios dos Sinos e Gravataí.
  • O Pérola Negra, embarcação-restaurante atracada na orla de Ipanema desde 2022, foi retirado pela prefeitura na sexta-feira. Defesa Civil pediu a remoção por risco de danos ao calçadão durante as cheias do Guaíba.
  • Justiça determina reintegração de posse do imóvel onde funciona a ocupação Mirabal. O local acolhe vítimas de violência doméstica, mas é objeto de disputa pela prefeitura, que acusa a entidade de não ter “condições básicas” para o acolhimento.
  • Estão abertos até dia 30 os editais para as eleições do Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre de representantes e de entidades. A votação será online. A convocação foi uma ordem judicial que considerou irregular a prorrogação dos mandatos.
  • Os ingressos para o Carnaval 2024 de Porto Alegre já estão à venda. Os desfiles vão acontecer no Porto Seco nos dias 23 e 24 de fevereiro.
  • Faltando pouco para a formatura, os últimos alunos do Centro Universitário Metodista – IPA relatam dificuldades com os trabalhos de conclusão de curso e temem liberação do diploma.

Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também! Quero apoiar a Matinal


Adolescentes da ONG Renascer participam de curso de pizzaiolo no Porto Cara de Mau

12 adolescentes integrantes do grupo Pupilos, da ONG Renascer da Esperança da Restinga, participaram de uma tarde especial no Porto Cara de Mau, no Boulevard Laçador, em Porto Alegre. O grupo foi a primeira turma do “Projeto Pizzaiolo Mirim” realizada na capital gaúcha.

Durante uma tarde, o gerente de processos e chef pizzaiolo Bruno Delfino compartilhou conhecimentos com os jovens, ensinando sobre produção de massa clássica de pizza, manipulação e fermentação, montagem, apresentação e funcionamento dos equipamentos. Além da prática, os alunos puderam conhecer como é feito a parte artística do Porto Cara de Mau, reconhecido pela ambientação cenográfica e pelos shows com temática de piratas.

Fundadora da ONG Renascer da Esperança, Rozeli da Silva, mencionou a oportunidade dada aos participantes com a realização do curso. “Foi importante para eles aprenderem como começa e como termina a produção de uma pizza. E também foi muito legal ver o sorriso no rosto deles. Hoje, só temos que agradecer”, destacou. Fonte Insider


Supermercadistas projetam vendas no final de ano

O setor supermercadista gaúcho prepara seus estoques e as 6,7 mil lojas no Estado para as festas de final de ano – o presidente da AGAS estima que cerca de 20% dos valores injetados na economia pelo 13º salário deverão ficar nos caixas do segmento.

As festas de Natal e Ano-Novo, tradicionais períodos de boas vendas para o setor, serão comemoradas em um cenário macroeconômico de incertezas para o varejo – além da chegada de concorrentes de outros estados do País, causam dificuldades para o setor o sobrepeso da carga tributária a partir do advento do diferencial de alíquotas no ICMS gaúcho e as novas regras nas legislações trabalhistas, que burocratizaram a possibilidade dos supermercados abrirem em feriados.

“É um retrocesso do ponto de vista da livre iniciativa, uma vez que burocratiza a possibilidade de trabalho em feriados. Sempre defendemos e valorizamos a força de trabalho em feriados, entendendo o trabalho nestes dias como um trabalho extra – por isso, todas as convenções coletivas já preveem bônus aos trabalhadores em feriados. Somos incentivadores e defensores dos sindicatos patronais e laborais, que cumprem papel fundamental no equilíbrio das relações. Hoje, mesmo sem a necessidade de negociar a autorização para abrir aos domingos, as convenções coletivas já preveem bonificações e valorizações dos trabalhos nestes dias.

O consumidor está muito atento as oportunidades e fazendo suas compras com o dinheiro que tem naquele dia, por isso é importante que um setor essencial como o de supermercados tenha a possibilidade de atendê-lo. O supermercado precisa funcionar aos feriados, os trabalhadores precisam ganhar mais por isso”, conclui Antônio Cesa Longo. Fonte: Agas


Rio Grande do Sul confirma 7 casos da doença em macacos em 2023

Recentemente, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou 5 casos de febre amarela em macacos mortos em outubro no Rio Grande do Sul, especificamente em São Borja, Santo Antônio das Missões, Riozinho e Três Coroas. No primeiro semestre de 2023, o estado já havia registrado outras duas infecções em macacos bugios pelo vírus da febre amarela — em Caxias do Sul e em Santo Antônio das Missões.

A bióloga Valeska Lizzi Lagranha, especialista em saúde do Programa de Arboviroses do Cevs, esclarece que, assim como os humanos, os bugios adoecem, mas não transmitem a doença. Eles são infectados pela picada de mosquitos e são importantes em termos de vigilância em saúde.

“Porque quando se encontram macaco bugio doente numa mata, ele é pesquisado, é detectado a infecção com o vírus da febre amarela; ele nos ajuda a entender que naquela região silvestre está tendo a circulação viral que faz com que a gente possa fazer ações de vigilância em saúde, campanhas vacinais nessa região, já que está tendo a circulação do vírus”, explica.

Transmissão

A transmissão da febre amarela, assim como a dengue, zika e chikungunya ocorre através da picada de um mosquito infectado com o vírus. Segundo a especialista, no Brasil a febre amarela se manifesta principalmente em regiões silvestres, ou seja, em ambientes rurais e florestais. Atualmente, não há transmissão em áreas urbanas. 

“A gente pede sempre que a população fique atenta às vigilâncias municipais, para que qualquer animal doente ou morto na área rural dos municípios, que a Vigilância Municipal seja comunicada para que possa fazer a análise e pesquisar a detecção, presença ou não do vírus da febre amarela nesses animais”, avalia.

Sintomas

Lagranha avalia que a febre amarela, sendo uma doença febril aguda imunoprevenível, pode ser prevenida pela vacinação. Ela destaca que a doença tem uma gravidade variável, mas quando atinge formas graves, a letalidade é significativamente alta.

“Os sintomas da febre amarela são principalmente uma febre de início súbito, uma febre alta, cefaléia intensa e duradoura, aquela dor de cabeça que não passa, uma inapetência, náusea, dores musculares, icterícia, então o aspecto da pele e do olho começa a ficar amarelado”, expõe.

A bióloga ressalta que a gravidade da doença se deve, em parte, à possibilidade de o paciente desenvolver problemas hemorrágicos.

Prevenção

De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, a vacinação contra febre amarela é recomendada em todos os 497 municípios do estado e está disponível nos postos de saúde durante todo o ano. 

A primeira dose é indicada aos 9 meses e o reforço aos 4 anos. Pessoas vacinadas após os 5 anos geralmente não precisam de reforço. 

Antes de viajar para áreas de risco, a vacina deve ser tomada pelo menos 10 dias antes. 
Além da vacina, o uso de repelente e roupas que protejam braços, pernas e pés em áreas de mata é aconselhável. Fonte: Brasil 61


Rio Grande do Sul: R$ 152 milhões estão disponíveis pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, conhecida como PNAB, vai repassar recursos para todos os municípios do estado do Rio Grande do Sul investirem na cultura. Neste ano, serão mais de R$ 152 milhões para fortalecer a cultura gaúcha, sendo 67,6 milhões para o governo do estado e 84,3 milhões para o conjunto dos municípios. Por isso, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, convida a todos a participarem da iniciativa!

“Alô, municípios do Rio Grande do Sul! Aqui quem fala é Margareth Menezes, ministra da Cultura. Sabia que a sua cidade também tem o direito de receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc? Essa é a maior iniciativa voltada ao setor cultural do Brasil, e irá repassar, até 2027, 15 bilhões de reais aos estados, municípios e Distrito Federal! É isso mesmo! Não perca a oportunidade para sua cidade, e cadastre o plano de ação na plataforma transferegov. O preenchimento é simples, rápido, e a equipe do Ministério da Cultura está de prontidão para auxiliar todos vocês. Gente, pela primeira vez o recurso poderá ser utilizado para apoiar projetos, premiar artistas e, também, reformar e estruturar equipamentos culturais de sua cidade.”

Sua cidade não pode ficar de fora! A PNAB é a mais abrangente e estruturante política cultural da história do Brasil! Ao todo, serão investidos em todo o país três bilhões por ano, até dois mil e vinte e sete. Mas atenção, falta pouco para encerrar o prazo para que estados e municípios possam se inscrever e garantir o acesso a esses recursos, como afirma a ministra Margareth Menezes.

“O prazo para o envio é até dia 11 de dezembro de 2023. Quanto antes a sua cidade enviar, mais rápido a sua cidade, o seu setor cultural terá o apoio. Todos estão fazendo a adesão! Corra! Fale com seu gestor e faça sua cidade entrar também nesse grande momento da política pública da cultura do Brasil. É a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura chegando para todo o Brasil. Viva a cultura brasileira!” 

Os gestores municipais e estaduais devem enviar os planos de ação, que indicam como vão utilizar esses recursos, para o Ministério da Cultura por meio da plataforma Transferegov. O prazo para inscrição é até dia 11 de dezembro de 2023!

Esta é uma realização do Ministério da Cultura, da Secretaria dos Comitês de Cultura do MinC e da Diretoria de Assistência Técnica para estados, Distrito Federal e municípios. Fonte: Brasil 61


Eventos e Feiras no Rio Grande do Sul


Réveillon no Rio Grande do Sul


Sortimento Eleições 2024 em Porto Alegre

  • Para lembrar antes de votar nas eleições 2024 : preocupado com as reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.
  • Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
  • A atual gestão em conjunto a maioria dos vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir a Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já garantir o lucro do empresários numa concessão pública é fundamental. Pense antes em quem votar e para quem o político vai governar e legislar. Para você e população ou para um seleto e pequeno grupo de privilegiados.
  • Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.

Prefeitura de Porto Alegre : mais uma ‘entrega’ de patrimônio público

LEIA : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada