SINDILABS Goiás denuncia atraso nos repasses de verbas municipais aos prestadores de serviços de saúde
O Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue no Estado de Goiás (SINDILABS Goiás) vem a público manifestar preocupação em relação aos recorrentes atrasos no repasse de verbas do Ministério da Saúde por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia na gestão do atual prefeito. Desde a gestão do ex-secretário Durval e, agora, sob a administração de Polara, os prestadores de serviço têm enfrentado dificuldades financeiras devido à falta de regularidade no pagamento.
Mesmo com o depósito das verbas federais nas contas do Fundo Municipal de Saúde dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde, os repasses não estão sendo realizados conforme o cronograma contratual, que exige que o valor seja transferido aos prestadores em até cinco dias úteis. Atualmente, a gestão municipal acumula um débito de dois meses com os filiados do SINDILABS, o que prejudica diretamente o funcionamento das atividades dos laboratórios e a oferta de serviços essenciais à população.
A situação tornou-se insustentável, visto que a verba referente à competência 7, que deveria ter sido quitada no mês passado, ainda não foi paga, e a promessa de pagamento da competência 8, agendada para a segunda quinzena, não traz segurança aos laboratórios, uma vez que compromissos anteriores não foram cumpridos.
O SINDILABS Goiás luta por uma solução urgente e efetiva da Secretaria Municipal de Saúde, garantindo que os prestadores de serviços de saúde recebam os valores devidos e que seja restabelecida a regularidade dos repasses, de modo a assegurar a continuidade dos serviços prestados à população.