Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 2 de outubro de 2023
Destaque para a submissão aos concessionários e entrega sem pudor das concessões e patrimônio público no setor de transporte coletivo por ônibus na Capital gaúcha através da gestão do prefeito Sebastião Melo (PMDB) em conivência da maioria dos Vereadores de Porto Alegre
. Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Em greve, Carris opera parcialmente no dia em que deve ser privatizada
Privatização da Carris : uma entrega do patrimônio público para a iniciativa privada. Após intermediação judicial, os rodoviários definiram que a Carris irá operar com 60% de sua frota nesta segunda-feira, primeiro dia de greve. Das 21 linhas da companhia, 11 não vão circular, duas terão tabela parcial e oito não serão afetadas. A mobilização é um protesto contra a privatização da estatal, que tem mais de 150 anos de história. A abertura dos envelopes do leilão ocorrerá no início da tarde de hoje e o lance mínimo é de 109 milhões de reais, incluindo a venda de ações e bens, como ônibus e terrenos, e a concessão por 20 anos com a operação de 20 linhas da Carris. O modelo de privatização adotado por Sebastião Melo (MDB) é criticado pelo coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Instituto de Defesa do Consumidor, Rafael Calabria. “O empresário vai estar estável na situação, muito pouco risco de sair, não tem nenhuma possibilidade de perder e não tem nenhum estímulo para melhorar o serviço, pra respeitar os critérios de qualidade, frequência, etc. Então, gera um ambiente de desrespeito às regras de qualidade por falta de controle público”, argumentou em entrevista ao Sul21.
Estudantes sofrem para se manter no ensino médio após Melo cortar isenções na passagem de ônibus
Jéssica Gabriely Maciel Prates, 18 anos, não conseguiu vaga na escola de ensino médio próxima à casa onde mora com a avó, na Cruzeiro, zona sul de Porto Alegre. Para ir ao Julinho de ônibus, distante 2,5 quilômetros, pede dinheiro à avó, que nem sempre tem o suficiente para dar à neta. Jéssica, então, pega emprestado o vale-transporte da tia, Lucimara, que vai a pé para o trabalho para ceder a passagem à sobrinha. Mas isso nem sempre dá certo. Em dias de chuva, Jéssica não consegue ir à aula e foi desligada de um estágio por estar infrequente.
Victor Juan Mendes de Aguiar, 16 anos, morador do bairro São José, contíguo ao Morro da Cruz, caminha 10 quilômetros para ir à escola porque não conseguiu o TRI Escolar mesmo cumprindo todos os requisitos para ter 75% de desconto na passagem. Proposto pela gestão de Sebastião Melo (MDB) e aprovado em 2021, o corte da gratuidade e as mudanças na isenção a uma série de categorias, entre elas a de estudante, tornaram a ida à escola um fardo para os jovens das periferias da capital que moram distantes das escolas, concentradas nas áreas centrais.
A concentração é parte de uma compreensão de que era necessário oferecer as vagas próximas aos locais de trabalho, explica a professora da UFRGS Patrícia Marchand. Também havia o entendimento da importância de dar acesso ao centro a estudantes que vivem em bairros periféricos. “Para o estudante ter essa chance de conhecer a cidade onde vive, ele precisa do direito à mobilidade urbana, precisa ter a passagem garantida. A passagem é a base dessa cidadania”, completa a professora Paola Cavalcante Ribeiro, vice-diretora do Colégio Estadual Júlio de Castilhos.
Cresce a participação popular na votação para o Conselho Tutelar da capital
O número de votantes na eleição do Conselho Tutelar de Porto Alegre neste ano chegou a 43.908 e já superou o de participantes do pleito de 2019, que encerrou com 43.754 votantes. O total de eleitores ainda vai crescer com a realização da disputa na região das ilhas, que foi adiada em razão dos transtornos provocados pelas chuvas recentes. A nova data ainda não foi divulgada. Neste domingo, nas outras nove microrregiões da cidade, 45 novos conselheiros tutelares e 90 suplentes foram eleitos em uma eleição que transcorreu sem passe livre, ao contrário dos anos anteriores. A confirmação oficial da nominata para o Conselho Tutelar ocorrerá até 25 de dezembro, após a Comissão Eleitoral e o Ministério Público analisarem os pedidos ou denúncias referentes ao pleito. A posse irá ocorrer em 10 de janeiro de 2024. Leia mais no site da Matinal.
Projetos contra calotes em trabalhadores terceirizados avançam na Assembleia
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 324/2019 na terça-feira passada. De autoria do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), o texto prevê a criação de um mecanismo que controle as provisões de encargos trabalhistas que devem ser pagos aos trabalhadores de terceirizadas contratadas pelo estado. Um dia antes da aprovação, reportagem da Matinal mostrou como funciona um esquema liderado por três empresários, acusados de aplicar calotes no poder público há 15 anos. Usando os nomes de trabalhadores como laranjas para fazer os contratos com a prefeitura e o estado, o trio embolsa os valores de encargos trabalhistas futuros – pagos pelos órgãos públicos de forma adiantada – e somem. Outro PL semelhante também tramita na ALRS. A proposta de Luciana Genro (PSOL) também foi aprovada por unanimidade na CCJ, no dia 19, e agora está na Comissão de Segurança e Serviços Públicos.
Igreja da Nossa Senhora do Rosário, temporalidade negra
Outro marco referencial da história negra da cidade, a igreja foi construída em 1817 e mantida pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, uma confraria de negros livres e escravizados. A primeira igreja foi demolida, surgindo em seu lugar a atual, com características que se distanciaram dos propósitos iniciais. Também o entorno mudou, desaparecendo o Beco do Rosário. Contudo, foi sempre um espaço de sincretismo religioso.
A Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal
Giro de Notícias Rio Grande do Sul
- Após uma nova subida do Guaíba no sábado, três comportas do sistema de proteção contra cheias da cidade chegaram a ser fechadas. Ontem, duas foram reabertas.
- Mesmo após o recuo, o nível do Guaíba mantém as autoridades em alerta. Outubro deve ser mais um mês com chuvas acima da média e com chance de temporal já amanhã em diferentes regiões do estado.
- O presidente da Câmara, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), receberá estudo para embasar o fim das sessões híbridas com o objetivo de reduzir a ausência de vereadores no plenário, segundo a jornalista Taline Oppitz.
- O Parque da Redenção comemorou 88 anos ontem com evento que contou com quiosques de artesãos e empreendedores e atrações culturais.
- Ex-alunos e professores da UFRGS criaram um fundo de doações para reformar o Salão Nobre da Faculdade de Direito. Os investimentos são mantidos por instituições privadas.
- A propósito, a precariedade na infraestrutura de alguns prédios da universidade foram notícia na semana passada após as fortes chuvas que atingiram a capital, conforme destacou reportagem da Matinal.
- O Rio Grande do Sul atingiu o maior índice de inadimplência para o mês de agosto em contas de luz, água e telefonia em cinco anos.
- Outubro Rosa: estudo do Ipec mostra que ainda há grande desconhecimento sobre o câncer de mama. No Brasil, a doença tem incidência maior nas regiões sul e sudeste.
- O estado tem mais de 1,2 mil vagas disponíveis para concursos públicos, em 19 editais. Há vagas para todos os níveis de escolaridade e em instituições municipais, estaduais e federais.
Rio Grande do Sul eventos e feiras
. Sortimentos Eventos e Feiras – Geronto Fair – A Merkator Feiras e Eventos realiza no dia 10 de outubro de 2023, às 19h, na Fábrica do Futuro ( Rua Câncio Gomes, 609 – Bairro Floresta ), em Porto Alegre / RS, evento de lançamento da Geronto Fair.
O evento da Merkator é a oportunidade para os diálogos sobre um setor que cada vez tem mais destaque : o mercado Sênior. A feira chega como um ambiente propício para a geração de negócios.
Mais … O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa apresenta a mostra Tição: Existência e Resistência, que conta a história do periódico Tição, lançado em 1978, com foco na afirmação e resistência da população negra.
A 4ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea do Sul exibe vídeos de artistas latino-americanos, de segunda a sexta-feira, com sessões às 16h e 19h, na Sala Redenção.