. Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 30 de novembro de 2023
Câmara de Porto Alegre volta a ser notícia nacional. Dessa vez, como a primeira no Brasil a aprovar uma lei redigida por inteligência artificial. O vereador Ramiro Rosário (PSDB) pediu uma ajudinha ao ChatGPT para criar um projeto, que passou sem ajustes pela Câmara e foi sancionado pelo prefeito Sebastião Melo. Da Câmara Federal, chega uma notícia que há anos é esperada pelo movimento negro gaúcho: o Dia da Consciência Negra vai virar feriado nacional. Idealizada em Porto Alegre, a data não é feriado na cidade.
Câmara de Porto Alegre aprova lei redigida por inteligência artificial
Uma lei que isenta a população de pagar por um novo medidor de consumo de água em caso de furto foi aprovada por unanimidade no legislativo municipal e sancionada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) no último dia 23. Até aí, tudo bem. O detalhe é que o texto foi redigido por uma inteligência artificial. A única coisa que o vereador Ramiro Rosário (PSDB), autor da proposta, fez foi dar uma instrução de 289 caracteres ao ChatGPT. A ferramenta retornou um projeto de lei com oito artigos e a justificativa, que na primeira redação estava incompleta por uma limitação de caracteres – mas o vereador não percebeu até ser alertado pela Seção de Redação Legislativa da Câmara e pedir novo socorro ao ChatGPT.
Uma das sugestões do robô que agradou o vereador foi isentar o proprietário do imóvel de pagar a conta de água enquanto não houver a reposição do aparelho. “Achei uma boa ideia e mantive, embora não tenha sido minha”, disse. O tucano só anunciou que havia usado uma IA depois da sanção do executivo – segundo ele, com o objetivo de suscitar o debate sobre o tema. Para o parlamentar, a inteligência artificial pode ajudar legisladores de cidades menores a criarem leis melhores, economizando recursos. Embora não existam impedimentos jurídicos para barrar leis redigidas por IA, para o presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier (PTB), a iniciativa de Rosário abre um “precedente perigoso”.
Criado em Porto Alegre, Dia da Consciência Negra será feriado nacional
Há 52 anos, no Centro Histórico de Porto Alegre, sob as ameaças da ditadura militar, nascia um contraponto para o 13 de maio, proclamado o dia da abolição da escravatura em 1888. Idealizado nos anos 1970 pelo grupo Palmares, o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, foi aprovado ontem na Câmara Federal como feriado nacional. Hoje, a data já é feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1.200 cidades – Porto Alegre não está entre elas. Com 286 votos a favor e 121 contrários, o Projeto de Lei 3268/21 já havia sido aprovado pelo Senado e segue agora para sanção presidencial. Leia mais no site da Matinal.
RS seleciona empresa que vai monitorar meteorologia em Porto Alegre
O governo do estado escolheu a empresa paulista Southern como a responsável por monitorar o clima em Porto Alegre e região metropolitana. A Defesa Civil afirma que o novo serviço vai possibilitar acesso a dados mais precisos, pois prevê a instalação de um radar meteorológico exclusivo. Hoje, o estado conta com os dados obtidos de radares das Forças Armadas, instalados bem distantes da capital. Dois estão em Canguçu e Santiago, no RS, e outro em Urubici, em Santa Catarina – e todos são destinados ao controle de tráfego aéreo. Depois de finalizado o processo licitatório, a empresa terá 60 dias para definir o local de instalação do novo aparelho.
O novo serviço chega depois de o estado ter passado por pelo menos três eventos climáticos de grandes proporções e que deixaram mortos e milhares de pessoas desalojadas, situações que tendem a se repetir. Em setembro, após a tragédia no Vale do Taquari, o governador Eduardo Leite se mostrou surpreso apesar dos alertas feitos à época. Aliás, a previsão para os próximos meses é de chuvas acima da média no RS.
BM inicia novo teste com câmeras corporais
A Brigada Militar está testando câmeras que registram em áudio e vídeo tudo o que acontece ao redor do policial no seu turno de trabalho. Durante uma ocorrência, o agente pode aumentar a qualidade da gravação ou, se necessário, pode fazer uma transmissão ao vivo – mas não pode desligá-la. Com os testes, a Brigada quer verificar a duração da bateria, além de submeter o equipamento a situações de estresse. Se as câmeras forem aprovadas, a Motorola – vencedora da licitação – vai poder fornecer ao estado 1,1 mil equipamentos, que serão usados por brigadianos e policiais civis.
Em 2021 e 2022, a Brigada e a Polícia Civil realizaram dois experimentos com esse tipo de aparelho, primeiro na capital, depois em Osório e Capão da Canoa. Câmeras corporais são usadas nas polícias de ao menos sete outros estados. Em São Paulo, mais da metade do efetivo da polícia militar usa o equipamento, com resultados promissores. Um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou uma redução de 76,2% na letalidade dos policiais em serviço entre 2019 e 2022, nos batalhões que incorporaram a tecnologia.
Após pedido de pix para servidor, Melo apresenta notas fiscais
O prefeito Sebastião Melo encaminhou à Câmara Municipal notas fiscais que, conforme ele, são a prestação de contas de uma vaquinha que definiu como “ação de solidariedade entre amigos, gestores no âmbito do município”. Melo se referia ao pedido que ele próprio fez a um grupo de servidores para que fizessem doações em pix a um assessor para auxiliar a comunidade das Ilhas, gravemente afetada pelas chuvas deste mês. O caso foi publicado pela Matinal.
À Câmara, o prefeito explicou que houve 83 doações e que os recursos somaram pouco mais de 11 mil reais, dos quais 10,7 mil já haviam sido utilizados em itens, tais como ferramentas, talheres de plástico, alimentos não perecíveis e frutas, além de aluguéis de banheiros químicos.
Ajude a fortalecer a redação da Matinal doando para Crowdfunding Matinal 2024, campanha da única empresa jornalística sem fins lucrativos de Porto Alegre.
Giro de Notícias
- A Justiça negou recurso da prefeitura e o leilão do prédio onde funcionava a Smov não tem nova data para acontecer.
- A União prometeu mais 50 milhões de reais para 64 municípios afetados por enchentes no RS.
- A propósito, moradores de Estrela reclamam de lixo acumulado desde a passagem do ciclone de setembro. Prefeituras da região afirmam não ter recursos para destinar corretamente os resíduos.
- Em Brasília, Melo pediu apoio do governo federal para áreas de risco habitadas por cerca de 82 mil pessoas. O prefeito também busca doação de imóveis para centros de saúde.
- Cremers vai apurar conduta de médicos suspeitos de fraudar o ponto no Hospital Conceição.
- Termina na quinta-feira (30/11) a consulta pública sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre.
- As vendas de apartamentos de até 90 metros quadrados cresceram 9,9% na capital. Cidade Baixa, Sarandi e Rubem Berta são os bairros mais procurados.
- Câmara de Vereadores de Porto Alegre recebeu a doação de terreno para construção de novo prédio. O objetivo é ampliar a infraestrutura e o atendimento à comunidade. Será que na nova casa a população poderá ter acesso às galerias nas votações polêmicas e contra seus interesses ? Ou está sobrando dinheiro ou precisam gastar ?
- Mais de 70% da malha rodoviária do RS apresenta algum tipo de problema, apontou a Confederação Nacional de Transportes.
A Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal
Espaço Sortimento
Prefeitura de Porto Alegre vai pavimentar área do Anfiteatro Pôr-do-Sol visando arrecadar com a locação para shows
Depois de quatro anos sem receber eventos, o Anfiteatro Pôr-do-Sol voltou a abrigar atividades culturais. O Festival Turá reuniu 20 mil pessoas nos dias 18 e 19 de novembro, mas a prefeitura argumenta que o local não é atrativo para locação. Ao menos não da maneira como está, e nem na época em que a concha acústica ainda não estava em ruínas. Os planos do município envolvem uma ampla área pavimentada para receber megaeventos — e não de gramado, como é hoje.
O parque Harmonia, do outro lado da avenida Edvaldo Pereira Paiva, vai ter um destino parecido. Agora, entidades ambientais pedem a preservação da concepção original do anfiteatro, evitando que se repita no local o que ocorreu no parque vizinho, onde foram derrubadas 400 árvores. Para o grupo, é importante que as atividades culturais estejam “em harmonia com gramados, arborização atual e mata ciliar”, valorizando a integração entre a paisagem natural e a população de Porto Alegre.
A prefeitura de Porto Alegre no desespero para aumentar a arrecadação e beneficiar um grupo de empresários está entregando áreas públicas e devastando o meio ambiente em prol de interesses econômicos. A sustentabilidade não está na pauta da atual gestão do emedebista Sebastião Melo. É só dinheiro e privilégios para determinados grupos.
MP notifica GAM 3 para apurar novos danos no Parque Harmonia
A GAM3 Parks, consórcio responsável pelas obras no Parque Harmonia, foi notificada mais uma vez sobre possíveis danos ambientais ao local. O MPRS busca esclarecimentos sobre “novas supressões de vegetação” documentadas pelo Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá). No inquérito, o representante do instituto, professor Paulo Brack, pede especial atenção às más condições da vegetação no entorno da área verde conhecida como Reservinha.
Brita e entulho ferem a base de diversas árvores, o que não só danifica a vegetação como destrói o habitat da fauna do local. Não é a primeira vez que a situação é denunciada às autoridades: em julho, as obras chegaram a ser suspensas, mas foram retomadas pouco depois. O Ingá pede ao Ministério Público que as obras prejudiciais à vegetação do local sejam suspensas e que a concessionária seja responsabilizada pela ausência de licenciamento ambiental. Procurada por GZH, a GAM3 informou que mantém uma equipe focada na manutenção e preservação dos arredores da Reservinha.
Sortimento Eleições 2024 em Porto Alegre
- Para lembrar antes de votar nas eleições 2024 : preocupado com a reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.
- Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
- A gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) em acordo com os vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir a Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já, garantir o lucro do empresários numa concessão pública, é fundamental. Pense antes em quem votar e para quem os políticos vão governar e legislar. Se será para você e população ou para um seleto e pequeno grupo de privilegiados.
- Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.
Prefeitura de Porto Alegre : mais uma ‘entrega’ de patrimônio público
Após ‘entregar’ parte do Parque Harmonia, espaço público e meio ambiente localizado no Centro da Capital gaúcha, para exploração comercial e devastação da vegetação por parte da GAM3, a Prefeitura de Porto Alegre, através do Prefeito Sebastião Melo (PMDB), faz mais uma gentileza à uma elite, ao privatizar a Carris por valor abaixo de mercado e repassar a concessão de linhas por 20 anos ao preço simbólico de R$1,00. Enquanto isso, o cidadão é penalizado com aumento do IPTU. Pense nisso, na próxima eleição.
LEIA : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada