. Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Previsão do tempo: sexta-feira de calorão em todo o estado. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 20ºC e 32ºC.
Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 1º de dezembro de 2023
A crise na Smed, que completa quase um ano, está às vésperas de encerrar um capítulo importante. Em entrevista ao repórter Tiago Medina, a presidente de uma das CPIs da Educação, vereadora Mari Pimentel, comenta os trabalhos da comissão, que está em sua fase final. Questionada se houve fraude nas compras de kits didáticos pela pasta, a parlamentar responde: “As compras foram direcionadas”.
Presidente da CPI da Educação diz que compras foram direcionadas
Em entrevista à Matinal, a vereadora Mari Pimentel (Novo), presidente de uma das CPIs da Educação na Câmara, afirmou que houve fraude em compras da Secretaria Municipal da Educação (Smed). As primeiras suspeitas foram reveladas pela Matinal em dezembro do ano passado. A prefeitura, segundo a parlamentar, agiu para atrapalhar os trabalhos da CPI, ao não disponibilizar documentos solicitados.
“O prefeito prefere correr o risco de sofrer uma ação de impeachment do que mandar (os documentos) e ter transparência e cumprir a Lei Orgânica do município”, disse. A vereadora organizou um relatório da presidência para auxiliar investigações de Ministério Público, Ministério Público de Contas e Polícia Civil. Na próxima segunda-feira, as duas CPIs da casa devem entregar os seus relatórios oficiais e submetê-los à votação. Ambos serão apresentados pelo relator, vereador Mauro Pinheiro (PL), que integra a base de Melo na Câmara.
RS continua líder em mortes por HIV
O Rio Grande do Sul é o estado do Brasil com a maior mortalidade por aids. A mesma liderança se repete em Porto Alegre, entre as capitais. Para marcar este 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Ministério da Saúde apresentou o boletim epidemiológico sobre HIV/aids 2023. No período entre 2012 e 2022, houve queda de 25,5% na mortalidade pela doença no país: de 5,5, o número caiu para 4,1 óbitos a cada 100 mil habitantes.
As mortes, contudo, diminuíram entre a população branca; entre pretos e pardos, a proporção de óbitos manteve-se estável. O Rio Grande do Sul, que se destaca nas estatísticas sobre HIV desde a década de 1990, continua a ser o estado onde mais se morre por HIV como causa básica: são 7,3 mortes a cada 100 mil habitantes.
O coeficiente de Porto Alegre também é o maior entre as capitais – chega a 23,8, superando em quase seis vezes o nacional. Em 2022, o ministério registrou 10.994 mortes, 8,5% a menos do que em 2012, mas o estigma ainda dificulta o acolhimento e tratamento – atualmente, 200 mil brasileiros têm o diagnóstico de HIV, mas não se tratam.
TJRS testa inteligência artificial para acelerar tramitação de documentos
O judiciário gaúcho iniciou ontem o teste de uma ferramenta de IA com o objetivo de agilizar a distribuição das ações e sua tramitação ao economizar tempo de transcrição e resumo de documentos. Na medida em que é usado, o sistema aprende a gerar dados originais e aprimora sua linguagem. O TJRS destaca que espera do robô “a correção gramatical de excelência, o que facilita a revisão de minutas”.
Especialistas ouvidos por GZH chamam a atenção para a necessidade de transparência e outros cuidados ao recorrer à tecnologia, especialmente no judiciário. O professor da Unisinos, Manoel Gustavo Neubarth Trindad, menciona o projeto de lei 2338/2023 do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tramita no Congresso e estabelece regras para o uso de IA, como o respeito aos direitos humanos e aos valores democráticos.
Aliança Francesa Porto Alegre e Ministério da Cultura apresentam “Flûte Transcriptions”, novo álbum de Marie-Josèphe Jude e Raquele Magalhães
Musicista de câmara e principal flauta na Orquestra Filarmônica de Xangai na China entre 2005-2007, Raquele Magalhães já havia feito uma primeira gravação com piano, dedicada às obras originais do século XX, compartilhada com a sérvia Sanja Bizjak. Na companhia de Marie-Josèphe Jude, Raquele opta por dar destaque às transcrições, às páginas de primeira importância que podem ser transpostas para
a flauta ou para o piano.
Ajude a fortalecer a redação da Matinal doando para Crowdfunding Matinal 2024, campanha da única empresa jornalística sem fins lucrativos de Porto Alegre.
Giro de Notícias
- O Hospital Conceição afastou os 10 médicos investigados pela PF por fraudar o ponto. Caso foi revelado nesta semana.
- Porto Alegre viveu seu novembro mais chuvoso em cem anos: o volume acumulado chegou a 325,1 mm, triplo da média para o período.
- O estado ainda sofre com consequências de outros desastres. Ontem, o governo estadual deu início à operação que deve retirar mais de 7,9 mil toneladas de entulho acumulado desde setembro no Vale do Taquari.
- Após decisão judicial que determinou o afastamento de Eduardo Leite da presidência do PSDB nacional, Marconi Perillo assume o comando do partido.
- A Fiergs prevê que o crescimento do PIB gaúcho deve superar o brasileiro em 2024, com projeção de 4,7% impulsionada pela expectativa de recuperação da safra agrícola.
- O governo federal anunciou aporte de 15,3 milhões de reais ao Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, para resolver problemas emergenciais.
- Leandro Boldrini, condenado a 31 anos pela morte do filho, Bernardo, foi absolvido em processo interno do Cremers e recuperou o direito de exercer a medicina.
- Pela primeira vez, dois livros – Júpiter Marte Saturno, de Irka Barrios, e Lápis preto na linha d’água, de Adriana Maschmann – dividiram o prêmio máximo da Associação Gaúcha de Escritores. Veja todos os premiados.
- Julia Dantas venceu na categoria Narrativa Longa, com Ela se chama Rodolfo. Relembre a entrevista com a escritora.
- A UFRGS divulgou os gabaritos definitivos do vestibular 2024; houve anulação de questões após revisão das provas de Matemática, Espanhol e Química.
A Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal
Espaço Sortimento
Prefeitura de Porto Alegre vai pavimentar área do Anfiteatro Pôr-do-Sol visando arrecadar com a locação para shows
Depois de quatro anos sem receber eventos, o Anfiteatro Pôr-do-Sol voltou a abrigar atividades culturais. O Festival Turá reuniu 20 mil pessoas nos dias 18 e 19 de novembro, mas a prefeitura argumenta que o local não é atrativo para locação. Ao menos não da maneira como está, e nem na época em que a concha acústica ainda não estava em ruínas. Os planos do município envolvem uma ampla área pavimentada para receber megaeventos — e não de gramado, como é hoje.
O parque Harmonia, do outro lado da avenida Edvaldo Pereira Paiva, vai ter um destino parecido. Agora, entidades ambientais pedem a preservação da concepção original do anfiteatro, evitando que se repita no local o que ocorreu no parque vizinho, onde foram derrubadas 400 árvores. Para o grupo, é importante que as atividades culturais estejam “em harmonia com gramados, arborização atual e mata ciliar”, valorizando a integração entre a paisagem natural e a população de Porto Alegre.
A prefeitura de Porto Alegre no desespero para aumentar a arrecadação e beneficiar um grupo de empresários está entregando áreas públicas e devastando o meio ambiente em prol de interesses econômicos. A sustentabilidade não está na pauta da atual gestão do emedebista Sebastião Melo. É só dinheiro e privilégios para determinados grupos.
MP notifica GAM 3 para apurar novos danos no Parque Harmonia
A GAM3 Parks, consórcio responsável pelas obras no Parque Harmonia, foi notificada mais uma vez sobre possíveis danos ambientais ao local. O MPRS busca esclarecimentos sobre “novas supressões de vegetação” documentadas pelo Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá). No inquérito, o representante do instituto, professor Paulo Brack, pede especial atenção às más condições da vegetação no entorno da área verde conhecida como Reservinha.
Brita e entulho ferem a base de diversas árvores, o que não só danifica a vegetação como destrói o habitat da fauna do local. Não é a primeira vez que a situação é denunciada às autoridades: em julho, as obras chegaram a ser suspensas, mas foram retomadas pouco depois. O Ingá pede ao Ministério Público que as obras prejudiciais à vegetação do local sejam suspensas e que a concessionária seja responsabilizada pela ausência de licenciamento ambiental. Procurada por GZH, a GAM3 informou que mantém uma equipe focada na manutenção e preservação dos arredores da Reservinha.
Sortimento Eleições 2024 em Porto Alegre
- Para lembrar antes de votar nas eleições 2024 : preocupado com a reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.
- Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
- A gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) em acordo com os vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir a Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já, garantir o lucro do empresários numa concessão pública, é fundamental. Pense antes em quem votar e para quem os políticos vão governar e legislar. Se será para você e população ou para um seleto e pequeno grupo de privilegiados.
- Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.
Prefeitura de Porto Alegre : mais uma ‘entrega’ de patrimônio público
Após ‘entregar’ parte do Parque Harmonia, espaço público e meio ambiente localizado no Centro da Capital gaúcha, para exploração comercial e devastação da vegetação por parte da GAM3, a Prefeitura de Porto Alegre, através do Prefeito Sebastião Melo (PMDB), faz mais uma gentileza à uma elite, ao privatizar a Carris por valor abaixo de mercado e repassar a concessão de linhas por 20 anos ao preço simbólico de R$1,00. Enquanto isso, o cidadão é penalizado com aumento do IPTU. Pense nisso, na próxima eleição.
LEIA : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada