Rio Grande do Sul giro de notícias : falha no sistema de transparência, cogestão em questão, Sebastião “o passivo” e greve dos servidores da educação

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul – Sortimentos.com

Rio Grande do Sul giro de notícias : falha no sistema de transparência, cogestão em questão, “covideiro” Sebastião e greve dos servidores da educação

Previsão do tempo: A quinta-feira ensolarada terá máxima de 30°C em Porto Alegre.

Ver Post

Sistema de transparência da prefeitura é falho e omite informações ao cidadão

Nomes e CPFs de contribuintes foram repassados pela prefeitura de Porto Alegre ao Matinal Jornalismo como se fossem de devedores do município, quando, na verdade, essas pessoas estão em dia com suas obrigações tributárias. A informação errônea foi enviada através do sistema da Lei de Acesso à Informação (LAI) – um mecanismo que permite a qualquer cidadão solicitar dados ou explicações ao poder público.

Matinal só descobriu que os dados não eram verdadeiros ao solicitar uma entrevista com o secretário da Fazenda para comentar a lista de devedores. A falha foi detectada em 12 de fevereiro e corrigida somente 11 dias depois – e apenas pelo canal da assessoria de imprensa. A resposta enviada via LAI, entretanto, não foi retificada no sistema de atendimento ao cidadão (e-Sic), que foi criado para viabilizar esse tipo de consulta.

Em reportagem produzida por Naira Hofmeister e Pedro Papini, o Matinal expõe falhas de transparência que vêm ocorrendo desde a gestão de Nelson Marchezan Jr. (PSDB). Em sua posse, Sebastião Melo (MDB) prometeu priorizar a área, mas além dos dados errados recebidos pela redação, foram constatadas informações equivocadas em relatórios recentes, que informam solicitações negadas como “atendidas”, mascarando nível de transparência do Município.

Sob pressão, modelo de cogestão pode ser suspenso

O sistema de cogestão do distanciamento controlado poderá ser suspenso, após uma reunião entre Governo do Estado, Famurs e 27 associações de prefeitos. Em face ao aumento alarmante que leva o Rio Grande do Sul ao colapso no seu sistema de saúde, o governador Eduardo Leite (PSDB) publicou um apelo a prefeitos no fim da noite.

No vídeo, ele pediu para que as restrições recomendadas pelo modelo de distanciamento controlado fossem adotadas nos municípios – algo que é opcional no caso da gestão compartilhada. A suspensão do dispositivo é um dos pedidos do Conselho de Especialistas de apoio ao governo, que emitiu uma nota intitulada: “Precisamos agir rápido e de forma efetiva para evitar a maior crise sanitária da história recente do Rio Grande do Sul”. Ontem, além de registrar o maior número de novos infectados pelo coronavírus em 2021, o RS ultrapassou as 12 mil mortes por Covid-19. E isso com praticamente 90% de seus leitos de UTI ocupados.

Prefeitura descarta lockdown mesmo à beira do colapso da saúde

Na noite de de quarta-feira (24.02), Porto Alegre tinha 400 pessoas com Covid-19 lutando pela vida em leitos de UTI. O número, além de recorde, supera em 37% o que havia sido projetado anteriormente como teto do sistema de saúde. Há, pelos números da Secretaria Municipal da Saúde, quase 10 mil casos ativos da doença na cidade – além de 14,2 mil suspeitos. Ainda assim, a Prefeitura descarta medidas mais restritivas. Mas se houver, a depender dos dados analisados nas reuniões com hospitais, o comércio será preservado.

Sem lockdown, o que poderá acontecer é a proibição de acesso a praças, parques e à orla do Guaíba. Por ora, de concreto, houve apenas pedidos de conscientização contra a Covid-19 por parte do Executivo, enquanto o líder do governo na Câmara, Idenir Cecchim (MDB) atacava a diretora-presidente do Hospital de Clínicas, Nadine Clausell durante a sessão dessa quarta.

Assim como a colunista Rosane de Oliveira, o grupo Matinal e Sortimentos.com acreditamos que o vereador Idenir Cecchim (MDB) deve pedido de desculpas à médica, que dirige o local onde estão sendo tratados mais de 20% dos pacientes com quadro grave de Covid-19. Para Sortimentos.com, o legislativo municipal e o Sistema de Garantia de Direito deve atuar para punir por irresponsabilidade com a vida humana em período crítico notório e sabido.

Servidores da educação em Porto Alegre decidem entrar por greve

Em resposta à posição da Prefeitura de Porto Alegre, que optou pela retomada das aulas presenciais na Educação Infantil e no primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental, os servidores municipais da educação decidiram entrar em greve na segunda-feira (1°.03). O Simpa informou que 600 pessoas participaram da assembleia realizada de forma online.

O sindicato alegou falta de segurança sanitária por conta do avanço do coronavírus na Capital. Enquanto a greve não começa, escolas da rede municipal de ensino voltaram a receber alunos de forma presencial. No primeiro momento, as instituições pretendem adaptar os estudantes aos cuidados com a Covid-19. Quinze das 33 escolas monitoradas pelo Centro Integrado de Monitoramento (Ceic) funcionaram normalmente.

Rio Grande do Sul Flash News

O RS recebeu na quarta-feira (24.02) 219,2 mil vacinas anticovid. Do total, 84,2 mil são CoronaVac e serão utilizadas para a aplicação segunda dose do imunizante. As demais 135 mil, da AstraZeneca, irão ampliar a vacinação em idosos.

O avanço da pandemia adiou o Liquida Porto Alegre para julho, conforme decisão da CDL.

O governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa projeto sobre as taxas de licenciamento do Detran. A proposta sugere a redução do preço para 66 reais para veículos com menos de 15 anos.

Evento de tecnologia que esperava receber 4 mil pessoas em Gramado foi adiado para maio.

Com a suspensão de atividades no período noturno, a Trensurb passou a fechar as estações às 22h. A operação normalmente vai até às 23h20min, mas o horário foi reduzido diante da decisão do governo estadual.

O ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati deixou o PTB e ingressou no PROS. O político pula-pula de partido na ânsia por poder , assumiu a presidência estadual da sigla por onde pretende correr a deputado federal em 2022.

O percentual de empresas gaúchas que realizaram investimentos em 2020 chegou a 63,8%, marca inferior ao previsto para o período. Antes da pandemia, a expectativa era superior a 78%, segundo a Fiergs.

Sem insumos para manter a rotina das linhas de produção, a GM dará férias coletivas em Gravataí a partir de março. A empresa ainda deverá colocar cerca de 1 mil trabalhadores em sistema de lay-off.

O governo do Rio Grande do Sul abriu editais para contratações emergenciais em duas secretarias. São 85 vagas na de Obras e Habitação e outras oito na de Planejamento, Governança e Gestão.

Audiência pública virtual sobre a privatização do saneamento básico na Capital. No início do mês, o Grupo Matinal publicou uma reportagem sobre como o ex-prefeito Marchezan Jr (PSDB) sucateou o Dmae para vendê-lo e outra sobre as irregularidades no contrato com o BNDES, que atuou no desenho da concessão.

Reforçamos a posição

Publicamos mensagem do Grupo Matinal intitulada “Credibilidade não é mercadoria”, que representa a posição de Sortimentos.com

Viemos aqui falar sobre um assunto que nos é muito caro no Grupo Matinal Jornalismo: a credibilidade. Sabemos que essa confiança que o público deposita no jornalismo profissional, fundamental para o pleno funcionamento da democracia, vem sendo abalada por ataques que vêm de todos os lados.

O Matinal Jornalismo publicou uma reportagem sobre os erros e os problemas enfrentados por cidadãos comuns – e também pela imprensa – para obter dados que deveriam ser públicos e acessíveis sobre a administração da nossa cidade. A falta de transparência e organização, que ficaram evidentes no curso da produção dessa reportagem, dificultam a fiscalização do poder público por parte do cidadão e da imprensa.

Mas também entendemos que alguns episódios, como o do anúncio publicado recentemente em grandes jornais impressos com informações falsas sobre o suposto tratamento precoce contra o coronavírus, também não ajudam a melhorar esse cenário e estremecem ainda mais essa relação. Quando fazemos o serviço de curadoria de notícias, muitas vezes recomendamos links desses mesmos jornais. Acreditamos no trabalho de repórteres e editores dos grandes veículos. Entretanto, queremos reiterar que indicamos essas reportagens, mas não endossamos posturas empresariais como essa.

Queremos reafirmar o nosso compromisso com a ciência, com você e com a sociedade. A credibilidade do Matinal Jornalismo não é mercadoria. Aqui, você não encontrará informações falsas – nem no noticiário, nem nos espaços publicitários. Acima de patrocinadores, buscamos parceiros que partilhem dos nossos valores, da nossa crença de que é obrigação do jornalismo zelar pela qualidade da informação que circula na esfera pública.

Sabemos que questões como o sucateamento do DMAE, a realocação da biblioteca da SMAM, o racismo e a truculência praticados nos supermercados, presentes em reportagens publicadas pelo Matinal , são importantes para você e é ao seu lado que nos colocamos para fazer um jornalismo independente e parceiro da democracia, que busque melhorar nossa cidade e nosso Estado.