Sortimento Futebol
Cidades-sede da Copa do Mundo de 2026 reveladas: 11 sedes nos EUA, 3 no México e 2 no Canadá
A FIFA revelou na quarta-feira (15.06.22) quais são as cidades da América do Norte que irão sediar a Copa do Mundo de 2026. Ao todo, 11 sedes foram selecionadas nos Estados Unidos, 3 no México e 2 no Canadá.
A Copa do Mundo de 2026 será a primeira competição sediada pelos três países. Além disso, também será o primeiro a expandir para 48 equipes participantes.
Processo de escolha das cidades
Os candidatos iniciais vieram de 44 cidades e 49 estádios na América do Norte, e o processo de seleção do local começou em 2017. Os potenciais candidatos devem apresentar uma candidatura que inclua infraestruturas de transporte urbano, experiência anterior na realização de grandes eventos desportivos e culturais, alojamento disponível, iniciativas ambientais, etc.
Em março de 2018, faltavam apenas alguns meses para a FIFA conceder oficialmente o direito de concorrer à Copa do Mundo de 2026. Mesmo assim, a lista de candidatos dos EUA foi reduzida pela metade. Áreas como Chicago, Minneapolis e Arizona não estão mais na lista porque autoridades municipais dizem que têm problemas com as necessidades financeiras da FIFA.
A FIFA enviou uma delegação para visitar e avaliar todas as cidades que se candidataram a sediar a final. Liderados pelo presidente da CONCACAF e vice-presidente da FIFA, Victor Montagliani, a delegação compareceu às cidades no final de 2021 e tomou sua escolha, ainda não revelada ao público.
O Rose Bowl não foi escolhido dessa vez. Isso significa que nenhum dos estádios da última edição da Copa do Mundo nos EUA sediarão a edição de 2026. Por sua vez, o Estádio Asteca da Cidade do México, que sediou as finais da Copa do Mundo de 1970 e 1986, será o primeiro estádio a sediar três Copas do Mundo masculinas. O México também se tornará o primeiro país a sediar ou co-sediar três Copas do Mundo masculinas.
Estádios Escolhidos
Os estádios dos EUA oficialmente selecionados para sediar a Copa do Mundo:
- MetLife Stadium (Nova York/Nova Jersey)
- SoFi (Los Angeles);
- AT&T (Dallas);
- Levi’s (Área da Baía de São Francisco);
- Hard Rock (Miami);
- Mercedes-Benz (Atlanta);
- Campo Lúmen (Seattle); NRG (Houston);
- Lincoln Financial Field (Filadélfia);
- Arrowhead (Kansas City); e
- Gillette (Boston).
As cidades oficialmente selecionadas para sediar jogos da Copa do Mundo no México e Canadá são: Guadalajara (Estadio Akron), Monterrey (Estadio BBVA Bancomer), Cidade do México (Estadio Azteca), Toronto (BMO Field) e Vancouver (BC Place).
Da oferta original “United 2026” das três nações, 60 jogos estão programados para serem disputados nos Estados Unidos. Por sua vez, México e Canadá sediarão 10 partidas cada, apenas durante a fase de grupos. Uma vez que a competição chegar nas fases eliminatórias, todas as partidas serão disputadas nos Estados Unidos.
De olho no Qatar e pensando na United 2026: Equipes se preparam para 2022
Apesar de estar distante ainda, a United 2026 será certamente um evento importante para as diversas seleções mundiais. E com a aproximação da competição na edição 2022, as equipes estão cada vez mais animadas.
O Brasil espera conseguir o Hexa em dezembro no Qatar, mas várias seleções estão mostrando potencial atualmente. Portugal busca dar a Cristiano Ronaldo seu primeiro título de campeão mundial, após ter se classificado na repescagem. Portanto, para os apostadores, estas são opções excelentes de apostas desportivas portugal.
A Copa do Mundo é, certamente, o maior evento de futebol do planeta e movimenta o público a todos os momentos.