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Aviação decola no Sudeste com movimentação de quase 10 milhões de passageiros em abril

O Sudeste do Brasil registrou novo avanço no setor de aviação civil. Em abril de 2025, os principais aeroportos da região movimentaram cerca de 9,9 milhões de passageiros, número que representa um crescimento de 10,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. O dado inclui voos domésticos e internacionais.

Segundo o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foram contabilizados 4,99 milhões de embarques e 4,94 milhões de desembarques. No mercado doméstico, os terminais da região embarcaram 8,1 milhões de turistas, o que corresponde a uma alta de 9,6% na comparação anual.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os números reforçam a importância da região Sudeste para o setor, especialmente por sua contribuição ao desenvolvimento econômico e ao crescimento dos negócios e do turismo no país. “No Sudeste, os aeroportos regionais conectam milhões de brasileiros aos grandes centros e movimentam a economia local, gerando emprego, renda e novas oportunidades. Nosso compromisso é fortalecer cada vez mais essa malha, garantindo infraestrutura de qualidade e mais acessibilidade ao transporte aéreo em todas as regiões”, destaca.

Mercado doméstico

No que diz respeito ao mercado doméstico, o destaque vai para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), que liderou o movimento no mês, com 2,33 milhões de passageiros. O resultado corresponde a 28,7% do total verificado na região. Em seguida aparece o Aeroporto de Congonhas (SP), com 1,8 milhão de passageiros. O Aeroporto de Confins (MG), configura em terceiro no ranking, com movimento total de 986 mil passageiros em abril.

Aeroportos regionais

A malha aeroviária do Sudeste também é fortalecida por meio dos aeroportos regionais, considerados importantes para o desempenho do setor. Entre eles estão os de Campinas (SP), Vitória (ES) e Uberlândia (MG). De acordo com o MPor, apesar de contarem com um fluxo proporcionalmente menor, esses terminais são fundamentais para expandir o acesso ao transporte aéreo e alavancar o desenvolvimento econômico de cidades de porte médio.

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Segundo o coordenador-geral de Gestão e Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Vinícius Lima, a integração dos aeroportos regionais aos grandes terminais do país é um vetor estratégico para promover o desenvolvimento equilibrado do Sudeste.

“Ao ampliar a conectividade de cidades médias com os principais centros econômicos do país, fortalecemos a logística, atraímos investimentos e incentivamos a interiorização do crescimento, de forma planejada e sustentável”, pontua.  

“Na medida que o Brasil passa por um processo de desmetropolização, com desconcentração industrial e com o crescimento gradual das cidades médias, se torna essencial garantir a conectividade dessas localidades com os principais centros econômicos e administrativos do país. Nesse contexto, os aeroportos regionais funcionam como pontos de entrada e de saída que aproximam essas cidades dos grandes centros urbanos, facilitando o deslocamento de pessoas e de mercadorias”, complementa Lima.

Os aeroportos paulistas – Guarulhos (2,33 milhões), Congonhas (1,89 milhão), Campinas (942 mil) e Ribeirão Preto (54 mil) – concentram mais da metade da movimentação aérea de toda a região. Juntos, esses terminais somaram, em abril, 5,23 milhões de passageiros, o que equivale a 64,2% do total registrado no Sudeste.

Infraestrutura estratégica

A malha aérea da região desempenha um papel fundamental no funcionamento de setores econômicos apontados como essenciais. Entre eles estão:

  • Turismo de negócios – com grandes feiras, congressos e eventos nas capitais;
  • Comércio exterior – impulsionado pelos terminais de carga em Guarulhos e Confins;
  • Serviços financeiros e tecnologia – fortemente concentrados em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

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