Giro de notícias Brasil : CPI da Covid-19, Butanvac em humanos, FioCruz garante produção de vacinas, acesso ao crédito e pesquisa emprego e desemprego

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias

Sortimentos.com Giro de notícias Brasil (02.07.21):

CPI da Covid-19, Butanvac em humanos, FioCruz garante produção de vacinas, acesso ao crédito e pesquisa emprego e desemprego

CPI da Covid-19

Francisco Emerson Maximiano, dono da Precisa Medicamentos – empresa que representa no Brasil a vacina indiana Covaxin, entregou à Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia esclarecimentos por escrito nos quais desmente a versão apresentada pelos irmãos Miranda ao colegiado. A CNN teve acesso exclusivo ao documento, registrado em cartório, em Brasília. O empresário decidiu enviar os esclarecimentos por escrito depois de a CPI desmarcar o depoimento dele. A lista conta com 19 pontos onde responde um por um. Em um deles, o empresário afirma que a invoice enviada ao Ministério da Saúde, que teria sido o motivo da conversa do deputado Luis Miranda e seu irmão, Luis Ricardo Miranda, servidor da pasta, com o presidente Jair Bolsonaro, só chegou ao ministério em 22 de março. Ou seja, dois dias depois da conversa com Bolsonaro.

Em entrevista à CNN, o presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que o CEO da Davati Medical Supply, Cristiano Alberto Carvalho, foi “mentor” das denúncias de corrupção apresentadas pelo policial militar Luiz Paulo Dominghetti contra Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde. “Não vejo maldade no Dominghetti, vejo maldade no Cristiano”

Sexta sem CPI da Covid-19

O vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que não haverá sessão nesta sexta. O depoimento seria do policial militar de Minas Gerais Luiz Paulo Dominghetti, mas a oitiva foi antecipada para a quinta-feira (1º). Durante a oitiva, Dominghetti reafirmou aos senadores presentes o que já havia dito ao jornal ‘Folha de S. Paulo’. A confusão, no entanto, teve início quando o policial militar apresentou um áudio atribuído ao deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e enviado ao representante oficial da Davati no Brasil, Cristiano Carvalho, sobre uma suposta negociação por vacinas.

Butanvac em humanos

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou o início dos testes clínicos em humanos da Butanvac, vacina nacional contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan. Esta primeira etapa de testes deve durar cerca de 17 semanas e ocorrerá no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Mais de 93 mil pessoas se inscreveram para os testes, mas serão selecionados 418 voluntários, todos acima de 18 anos. Agora, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve fazer uma autorização final, após solicitar novos documentos ao instituto.

Produção de vacinas

A Fiocruz garantiu a entrega de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para produção de mais 70 milhões de doses da vacina de Oxford no segundo semestre. São dois acordos, um por 50 milhões, já assinado, e outro por 20 milhões. O contrato pelo envio de mais matéria-prima garante que a produção da vacina no Brasil não seja paralisada nos meses de agosto e setembro, já que apenas em outubro a Fiocruz prevê entregar as doses prontas com o IFA 100% nacional. Em entrevista à CNN, o vice-presidente de Produção, Marco Krieger, porém, afirmou que ainda há chances de as vacinas contra a Covid-19 pararem de ser produzidas, porém não pela falta de IFA, “e sim porque temos uma capacidade excedente ao que está contratado”.

Emprego e desemprego

Comemorados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontaram que o país criou quase 281 mil novas vagas de trabalho com carteira assinada em maio. Isso elevou o total de empregados nessa categoria para 40,6 milhões, 0,7% mais que no mês anterior e 6,8% acima de maio do ano passado, no auge da primeira onda de infecções do coronavírus e da recessão que ela causou no Brasil. A tendência contrasta, porém, com a outra grande pesquisa mensal: a Pnad Contínua apontou uma taxa de desemprego que foi a 14,7% na média dos três meses encerrados em abril, o maior nível registrado desde 2012.

Medida que facilita acesso a crédito é sancionada

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na quarta-feira (30.06) a Medida Provisória 1.028/2021, que facilita o empréstimo a clientes de bancos. De acordo com o texto, as instituições financeiras públicas e privadas ficam dispensadas de exigir documentação de regularidade fiscal para aprovar o crédito. A medida vale até 31 de dezembro de 2021.

A MP, de iniciativa do governo federal, foi aprovada pelo Senado no início do mês. O texto original da medida concedeu as facilidades até 30 de junho, mas esse prazo foi prorrogado pelos deputados até o fim de dezembro. Além disso, a proposta original do governo era flexibilizar as regras apenas para bancos públicos, mas a Câmara estendeu também às instituições financeiras privadas, o que foi mantido pelos senadores. A ideia é facilitar o crédito a empresas e pessoas físicas em um período de crise econômica provocado pela pandemia.

2.248 é o total notificado de focos de incêndio na Amazônia durante o mês de junho. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), este é o maior número de queimadas para o mês desde 2007. Leia mais

Flash News Brasil

Eduardo Leite agradece apoio após revelar orientação sexual. Já Bolsonaro ironiza : “está se achando o máximo; bateu no peito: assumi”. Em outra fala presidente diz que decreto contra lockdowns não é mais necessário.

Citado em escândalo, Barros pede ao STF para depor logo à CPI

CPI da Pandemia: “Tem uma turma ali que está doida para prender”, diz Mourão

MPF envia à Justiça ação contra ex-ministro Pazuello por improbidade administrativa

Rosa Weber autoriza inquérito contra Bolsonaro por compra da Covaxin

Cármen Lúcia envia à PGR pedido de impeachment de Paulo Guedes e inquérito sobre Ricardo Salles ao TRF-1

Brasil registra 1.857 mortes por covid e 65.165 novos casos em 24h. RS ultrapassa 31,5 mil mortes por Covid-19

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 27 milhões

45% dos brasileiros pretendem pedir empréstimo até outubro

Indústria volta a crescer após 3 quedas e recupera nível pré-pandemia, aponta IBGE

Fenabrave revisa de 16% para 11,6% previsão de crescimento das vendas de veículos

Prefeito de SP confirma planejamento do Réveillon e do Carnaval de 2022

Reforma tributária: Lira vê chance de aprovar projetos de lei antes do recesso

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimento Giro de Notícias Brasil por Fábio Juchen

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : publicação com informações selecionadas da CNN BrasilBrasil 61 e assessorias de imprensa por Fábio Juchen / editor dos sites da Sortimentos Comunicação e Participações.