Início » Giro de Notícias Brasil : Jair Bolsonaro ameaça realização de eleição, inflação dá folego para teto de gasto, prisão na CPI da Covid-19, campanha de André Mendonça para o STF e vacina Butanvac

Giro de Notícias Brasil : Jair Bolsonaro ameaça realização de eleição, inflação dá folego para teto de gasto, prisão na CPI da Covid-19, campanha de André Mendonça para o STF e vacina Butanvac

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil - política, economia e fatos

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil (08.07.21)

‘Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições’, diz Bolsonaro em nova ameaça; inflação em alta vai dar fôlego para o teto de gastos do governo federal em ano de eleição presidencial; presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), mandou prender o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, durante a sessão de quarta-feira; campanha de André Mendonça para o STF junto aos senadores; e, Anvisa autoriza início da vacinação de voluntários do estudo clínico da vacina Butanvac

‘Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições’, diz Bolsonaro em nova ameaça

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez na quinta-feira (08.07) novas ameaças em relação as eleições 2022, quando disputará a reeleição.

“Eleições no ano que vem serão limpas. Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições”, declarou a apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada. A fala foi transmitida por um site bolsonarista.

Bolsonaro tem feito recorrentes afirmações falsas sobre as eleições no Brasil, com acusações infundadas de que pleitos passados foram fraudados e que ele só será derrotado em sua tentativa de reeleição caso haja irregularidade semelhante. A principal estratégia do presidente é questionar a segurança das urnas eletrônicas, sistema usado desde 1996 e considerado eficiente e confiável por autoridades e especialistas no país.

O próprio Bolsonaro foi eleito para o Legislativo usando o sistema em diferentes ocasiões, assim como venceu o pleito pelo Palácio do Planalto da mesma forma.

O mandatário defende a adoção do voto impresso -segundo ele, auditável. Tramita no Congresso uma proposta nesse sentido, mas a ideia conta com oposição de uma coalizão de partidos, alguns deles da base de Bolsonaro.

Na quarta (07.08), ao defender o voto impresso nas eleições de 2022, ele disse que, sem o artifício, um dos lados da disputa eleitoral questionaria o resultado e que, “obviamente”, este seria o lado dele.

“Eles vão arranjar problemas para o ano que vem. Se este método continuar aí, sem, inclusive, a contagem pública, eles vão ter problemas. Porque algum lado pode não aceitar o resultado. Este algum lado, obviamente, é o nosso lado, pode não aceitar o resultado”, disse Bolsonaro em entrevista à Rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul.

A declaração de Bolsonaro de quarta provocou reação do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, que soltou nota para rebater o chefe do Executivo.

Na mesma entrevista, Bolsonaro fez nova defesa do voto impresso, reafirmou que apresentaria provas de que houve fraudes nas eleições de 2014 e 2018 e afirmou falsamente que, na disputa entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), foi o tucano quem venceu o pleito.

“O nosso levantamento aqui, né, o nosso levantamento, feito por gente que entende do assunto, que esteve presente lá dentro, acompanhou toda a votação, ele garante que sim [Aécio foi eleito].”

“E o que eu vi, eu não sou técnico em informática, mas o que eu vi, está comprovado, no meu entender, a fraude em 2014. O Aécio foi eleito em 2014”, disse o presidente, sem apresentar nenhuma evidência -sobre o resultado das eleições que Dilma Rousseff (PT) foi reeleita com 52% dos votos, ante 48% do tucano Aécio, com vantagem de cerca de 3,5 milhões de votos. Então, será que na eleição de Bolsonaro não houve fraude ?

Prisão na CPI da Covid-19

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), mandou prender o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, durante a sessão de quarta-feira (07.07). De acordo com Aziz, o ex-servidor estava se esquivando das perguntas formuladas pelos senadores, entre as quais questionamentos sobre áudios revelados pela CNN e que colocam em xeque a versão de encontro acidental entre Luiz Paulo Dominghetti e Dias. A ordem foi dada após áudios do celular de Luiz Paulo Dominghetti serem revelados pela CNN e colocarem em xeque a versão de Roberto Dias, de que foi acidental o encontro em que Dominghetti afirma ter recebido um pedido de propina. Dias prestou depoimento por mais de cinco horas na delegacia do Senado e foi liberado após pagar fiança no valor de R$ 1.100. Ele responderá ao processo em liberdade.

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou nas redes sociais, no início da noite da quarta-feira (7), após determinar a prisão de Roberto Ferreira Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, que não aceitará que “a CPI vire chacota”. “Não aceito que a CPI vire chacota”, disse.

Nota oficial das Forças Armadas

O Ministro de Estado da Defesa e os Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira repudiam veementemente as declarações do Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Senador Omar Aziz, no dia 07 de julho de 2021, desrespeitando as Forças Armadas e generalizando esquemas de corrupção.

Essa narrativa, afastada dos fatos, atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e, sobretudo, irresponsável.

A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições pertencentes ao povo brasileiro e que gozam de elevada credibilidade junto à nossa sociedade conquistada ao longo dos séculos.

Por fim, as Forças Armadas do Brasil, ciosas de se constituírem fator essencial da estabilidade do País, pautam-se pela fiel observância da Lei e, acima de tudo, pelo equilíbrio, ponderação e comprometidas, desde o início da pandemia Covid-19, em preservar e salvar vidas.

As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às Instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro.

Após fala de Aziz, Forças Armadas dizem que “não aceitarão ataque leviano”
A carta do Ministério da Defesa, assinada pelo ministro Walter Braga Netto e compartilhada pelo presidente Jair Bolsonaro, diz que “as Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro”. Presidente da CPI da Covid-19, o senador Omar Aziz (PSD-AM) falou durante a sessão desta quarta em “lado podre” das Forças Armadas” ao citar a presença de oficiais em ações suspeitas na Saúde. Ele classificou a nota do ministério como “desproporcional”. Políticos e jornalistas criticam o tom da carta.

Novos áudios

Novos áudios trocados entre representantes da Davati Medical Supply, aos quais a CNN teve acesso, mostram que as negociações com o então diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, ocorriam desde o início de fevereiro. No dia 10 de fevereiro, Dominghetti recebeu áudio de Cristiano Alberto Carvalho, representante oficial da Davati no Brasil, no qual ele fala de negociações em andamento com Roberto Dias. Em depoimento à CPI, Roberto Dias afirmou que o encontro com Luiz Paulo Dominghetti, vendedor da Davati, num shopping em Brasília em 25 de fevereiro foi acidental.

André Mendonça no STF

Antes mesmo de o presidente Jair Bolsonaro sinalizar que pretende indicá-lo para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado-geral da União, André Mendonça, já havia intensificado sua campanha junto aos senadores. Para ser nomeado, ele precisa ser aprovado numa sabatina no Senado. O Senado precisa aprovar nomes para diversos cargos, como ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República, presidente e diretores do Banco Central, procurador-geral da República, e “outros cargos cujas leis determinarem”. Levantamento do Senado obtido pela CNN aponta que, entre 2000 e 2020, foram rejeitadas em plenário apenas 11 das 1.676 indicações.

Teto de gastos

O teto de gastos apertado em 2021 será ganhará folego em 2022, ano de eleições presidenciais: deve sobrar dinheiro para gastar. E isso deve acontecer com ajuda da inflação alta. O teto de gastos é a regra criada em 2016 que proíbe que o total de despesas do governo cresça mais do que a inflação. O reajuste para o teto do ano seguinte deve sempre ser feito pela inflação acumulada em 12 meses até junho do ano anterior, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – e ela está em um dos maiores patamares dos últimos anos.

Butanvac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início da vacinação de voluntários que fazem parte do estudo clínico da vacina Butanvac, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Segundo a agência, a decisão foi tomada após reunião entre a equipe técnica com o instituto, na qual foram apresentados os dados pendentes para o início dos testes. A autorização permite que o Instituto Butantan inicie a aplicação da candidata a vacina em voluntários. A primeira etapa do estudo envolve a participação de 400 pessoas. A previsão é de que as fases clínicas 1 e 2 contarão com seis mil voluntários acima de 18 anos. Mais de 93 mil pessoas se inscreveram para os testes.

Flash News Brasil

Câmara aprova suspensão do mandato de Daniel Silveira por ameaças ao STF

Morador de Viçosa (MG) toma quatro doses de vacina e prefeitura aciona MP

Mega-Sena: ninguém acerta as dezenas e prêmio acumula para R$ 40 milhões

22,1% foi o aumento registrado pelas vendas do comércio da cidade de São Paulo em junho, quando comparadas a maio. A recuperação foi registrada no balanço de vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O país tem quase 17,5 milhões de empresas em funcionamento. Só neste ano foram abertas 1.733.229 e 551.597 encerraram as atividades. Os dados estão no Mapa de Empresas, ferramenta digital do Ministério da Economia. Nas cinco primeiras posições do ranking das atividades desenvolvidas estão comércio de vestuário e acessórios, serviço de beleza, comércio varejista de produtos alimentícios (minimercado, mercearia e armazém), construção civil (obras de alvenaria) e promoção de vendas.

Operação de combate às drogas no país apreende mais de 745 kg de entorpecentes por hora. O combate ao crime organizado resultou na prisão de mais de 12 mil criminosos.

BNDES destinará R$ 5,1 bilhões a pequenos agricultores. Ao todo, serão oferecidos R$ 20,1 bilhões ao setor agropecuário brasileiro.

O setor de supermercados acumula alta real nas vendas de 5,32% (deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) no acumulado de janeiro a maio deste ano, comparado a igual período de 2020, de acordo com o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros, calculado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado na quinta-feira (08.07) pela entidade. Em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 2,88%. Em relação a abril deste ano, a alta foi de 1,98%.

INSS amplia calendário de prova de vida até 2022. Pessoas com mais de 80 anos ou com dificuldade de locomoção podem pedir o serviço domiciliar.

Começa hoje o prazo de adesão de universidades públicas ao SISU. Instituições de educação superior têm até a sexta-feira (09.07) para formalizar a assinatura eletrônica do Termo de Adesão.

Vendas do comércio crescem 1,4% em maio, segundo dados do IBGE. É a segunda alta consecutiva. Resultado foi puxado por sete das oito atividades pesquisadas. Destaque para tecidos, vestuário e calçados.

‘Pitaco’ do Fábio

Alta da inflação vai dar folego ao teto de gastos do governo federal em ano de eleição presidencial. Será que a ‘culpa’ dos aumentos de preços, inflação, é somente do empresário ? Será que os aumentos de preços dos combustíveis, que com amplitude em diversos setores, vai além daquele de agradar investidores e adequar custos ? Será que o aumento da taxa Selic vai além de atender os interesses economicos privados ?

Tudo é possível num país, onde CPI investiga políticos, servidores e até militares sobre negociação de propina para compra de vacina, onde líder nacional investe e divulga medicamentos não comprovados para prevenção de doença, que promove notícias falsas nas redes sociais, que debocha e ofende e que eleito democraticamente diz : “eleições no ano que vem serão limpas. Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições”, em fala para apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada.

“Eles vão arranjar problemas para o ano que vem. Se este método continuar aí, sem, inclusive, a contagem pública, eles vão ter problemas. Porque algum lado pode não aceitar o resultado. Este algum lado, obviamente, é o nosso lado, pode não aceitar o resultado”, disse Bolsonaro em entrevista à Rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul.

“Está comprovado, no meu entender, a fraude em 2014. O Aécio foi eleito em 2014”, disse o presidente, sem apresentar nenhuma evidência -sobre o resultado das eleições que Dilma Rousseff (PT) foi reeleita com 52% dos votos. Então, será que na eleição de Bolsonaro não houve fraude ?

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimento Giro de Notícias Brasil por Fábio Juchen

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : publicação com informações selecionadas da CNN BrasilBrasil 61 e assessorias de imprensa por Fábio Juchen / editor dos sites da Sortimentos Comunicação e Participações.